Acompanhamento para bife à milanesa: Veja o que combina

Carne empanada já é uma delícia sozinha, agora, quando combinamos com aquele acompanhamento para bife à milanesa, fica ainda melhor.

E você tem um leque rico de opções que vão desde molhos cremosos, saladas maravilhosas e preparos extras, como purês. Entretanto, como o cotidiano é correria total, nós travamos na cozinha, mas não hoje!

Afinal de contas, reuni neste conteúdo as melhores ideias de guarnições que enriquecem sua experiência com milanesa. Confira tudo e não perca nenhuma dica!

4 ideias de acompanhamento para bife à milanesa que combinam

acompanhamento para bife à milanesa

Vamos combinar que bife à milanesa é um dos melhores pratos e que vai bem a qualquer momento, né? Não importa se é de frango, carne vermelha ou empanado para churrasqueira, é simplesmente divino.

Entretanto, o bife de frango consegue ser mais versátil para combinar com outras preparações. Talvez porque tenha um sabor mais suave. Nesse caso, prefira receitas que trazem mais sabor, como molhos marcantes e saladas bem temperadas.

Por outro lado, se a sua milanesa for de alcatra ou contrafilé, por exemplo, aí sim compensa ir por um caminho mais moderado. Afinal, a intenção é apreciar cada qualidade destes cortes nobres, concorda? Veja algumas das melhores sugestões!

1. Dá para servir saladas para acompanhar bife à milanesa?

Sim, e digo mais, salada para acompanhar bife à milanesa é quase estratégico, sabe por que? Simplesmente porque a combinação certa de ingredientes é responsável por “quebrar” a fritura e o peso da milanesa.

Falo isso porque normalmente as pessoas pesam a mão ao empanar e fritar, e o bife fica bastante pesado. Então, é a mesma coisa de quando fazemos salada para acompanhar carne assada, ou seja, procuramos suavizar a refeição.

Nesse sentido, nada melhor do que apostar em ingredientes frescos, crocantes e deliciosos, como:

  • 1 cabeça de alface americana ou lisa
  • ½ bandeja de tomate cereja cortado ao meio
  • Suco de 1 limão vinagre
  • 1 cenoura ralada bem fina
  • 1 brócolis de rama cozido no vapor
  • Vinagre balsâmico a gosto
  • Sal, pimenta-do-reino e ervas finas a gosto

Coloque estes ingredientes num bowl decorado e junte os temperos, misture e sirva bem gelada. A potência da fritura casa perfeitamente com a leveza e sabor equilibrado da salada.

DICA EXTRA: você pode substituir o vinagre balsâmico e o suco de limão, por uma mistura de mostarda, azeite, sal e pimenta-do-reino. O segredo é misturar consideravelmente para se tornar uma emulsão aveludada!

2. Veja esse molho para acompanhar bife à milanesa

E por falar em molho para carne, vamos de um preparo que parece ter sido feito para bife à milanesa. Tradicionalmente, a primeira opção que vem à mente é o molho tártaro ou quem sabe de mostarda mesmo.

Só que para deixar as coisas mais diferentes e saborosas, vou te mostrar como fazer um molho rústico. Olha, tem um sabor bem distinto e é ideal para filé de frango temperado à milanesa, anote:

  • 4 tomates
  • 2 cebolas
  • 1 cabeça de alho pequena
  • 1 colher (sopa) de mel
  • Sal, pimenta-do-reino, azeite e páprica doce a gosto
  • Cheiro-verde picado a gosto

Até parece ser um molho como qualquer outro, certo? Mas não é, pois, o objetivo é assar os tomates, cebolas e o alho. Pode ser no forno até dourar tudo, mas se tiver uma churrasqueira, garanto que dá um sabor mais que especial.

Continuando, coloque os tomates numa gamela e amasse com um socador de pilão. Em seguida, acrescente mel para quebrar a acidez do molho, junte também os temperos e o azeite, mexa para incorporar.

Depois disso, amasse o alho assado e pique a cebola assada, juntando à mistura na sequência. Por último, despeje a salsinha picada e está pronto o molho. Você pode servi-lo de duas maneiras: à parte para molhar o bife ou sobre a carne.

DICA EXTRA: se estiver pensando em fazer bife à parmegiana, pode usar essa sugestão de molho que fica um espetáculo de sabor. Veja mais detalhes na receita em vídeo:

3. Já provou repolho agridoce e salada de batata cremosa com bife à milanesa?

A salada de batata é uma ótima pedida de salada para acompanhar frango, no caso, à milanesa. Porém, combina igualmente com bifes de carne bovina. Só que o grande destaque está no repolho agridoce, que é ideal para unir os sabores.

Ingredientes da salada de batata

  • 1kg de batatas cortadas e cozidas por 15 minutos com sal
  • ¾ xícara (chá) de maionese
  • Suco de 1 limão siciliano
  • 8 ramos de salsinha picada
  • Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto

Ingredientes do repolho agridoce

  • 1 repolho roxo fatiado fino
  • 1 maçã Fuji cortada em cubos pequenos
  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • ½ xícara (chá) de água
  • ½ xícara (chá) de vinagre de vinho branco
  • Suco de 1 limão
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 5 cravos-da-índia
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Sem grandes surpresas, para fazer a batata é só cozinhar no ponto, juntar os temperos e ingredientes ainda quentes. Finalize com a maionese para trazer cremosidade e reserve na geladeira para gelar.

Para fazer o repolho, você precisará refogar os ingredientes, adicionando água, vinagre e temperos. O ideal é deixar refogando por 10 minutos até apurar, que é quando o repolho ganha certa transparência. Depois você reserva e serve com o bife, fica muito bom mesmo, veja o vídeo:

4. Acompanhamento simples de arroz com beterraba e salada verão incrível

Se legumes assados e repolho com salada de batata não agradar tanto, tenho uma sugestão que é tiro e queda. Me refiro ao arroz feito com beterraba em cubos e muita salsinha picada.

E para complementar a experiência da refeição, uma salada composta por cenoura, couve-flor, brócolis, tomate cereja, vagem e rúcula fresca. O molho para salada pode ser feito com azeite, suco de limão e um toque de mostarda e mel.

Quanto ao arroz, a beterraba pode ser crua, desde que os cubos estejam pequenos. Dessa forma, ela é cozida diretamente no arroz, ou seja, transfere toda sua cor e sabor.

DICA EXTRA: para aprimorar ainda mais, escolha a melhor carne para fazer à milanesa. Pode ser alcatra, daí você dá um toque adicional de sabor com parmesão fresco ralado na hora de empanar. Servido com este arroz e a salada então, é um arraso!

O acompanhamento para bife à milanesa pode ser simples e saboroso

Você viu como é fácil combinar uma boa guarnição com seu bife empanado? Se olhar bem a nossa lista, nenhuma das opções foge dos acompanhamentos tradicionais, mas ainda assim, são consideravelmente apetitosas, né?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe aprimorá-las a cada oportunidade, colocando temperos e ingredientes únicos em sua culinária. Além disso, compartilhe o conteúdo nas redes sociais para levar mais sabor à mesa das pessoas. Até a próxima!