Bife acebolado: Veja como fazer de forma simples

Entre as misturas mais rápidas e saborosas, o bife acebolado é disparado a melhor alternativa para compor uma refeição completa.

Contudo, você sabia que ainda hoje muitas pessoas deixam de fazer porque não sabem o passo a passo? E isso acaba resultando em carnes duras, cebolas apagadas e uma experiência que poderia ser facilmente mil vezes melhor.

Dessa forma, se você se cansou de errar na receita, as dicas sensacionais de hoje são para você. Aproveite cada uma e inove na maneira de fritar bife!

Como fazer bife acebolado de forma simples

Se tem gente que não sabe fritar ovo, imagina entender como fritar bife corretamente, não é verdade? Não há nada mais prazeroso do que fazer aquele belo pedaço de carne macio e saboroso.

Só que quando trazemos cebola para a jogada, o resultado é indescritível, por mais simples que a combinação possa parecer. Diante disso, fiz questão de pegar todos os truques que conheço, de modo a incrementar seu leque de habilidades.

Ingredientes

  • 2 cebolas médias
  • 2 bifes da sua preferência (alcatra ou contrafilé, patinho ou coxão mole)
  • 3 dentes de alho picados
  • Sal, pimenta-do-reino e pimenta branca a gosto
  • Salsinha picada a gosto
  • Azeite ou manteiga para fritar

Modo de preparo do bife

O bife pode ser aquele da sua preferência, pois o principal ponto sobre a carne, é a espessura. Para fazermos a tradicional receita, prefira bifes mais finos que são rápidos e práticos de fazer. Com isso, veja alguns passos certeiros:

  1. Aqueça bem uma frigideira com um toque de manteiga ou azeite.
  2. Em seguida, tempere a carne com sal e as pimentas, espalhe um pouco de azeite e misture.
  3. Agora, coloque um bife por vez.
  4. Caso esteja fino, deixe em torno de 2 minutos de cada lado, mas em temperatura alta.
  5. Isso porque nós procuramos formar aquela crosta de fritura no fundo da frigideira.
  6. Repita o processo com o segundo bife, adicionando mais gordura se for necessário.

Se você quer saber o que fazer para o bife não ficar duro, a fritura não pode passar do ponto. Prefira comer uma carne mais ao ponto do que passada, pois resseca e endurece.

Claro, a não ser que você esteja preparando carne Angus, aí é conversa muda completamente, pois dificilmente fica dura.

DICA EXTRA: “será que tem como fazer o bife com cebola render mais?”. Sim, basta bater os bifes para “aumentar” seu tamanho, assim como era feito antigamente.

Modo de preparo da cebola

Eu poderia colocar o preparo da cebola antes da carne por um motivo bem simples, a carne pode acabar esfriando. Geralmente, o preparo da cebola vem depois, ou seja, colocamos cebola na frigideira com a “glaçagem” da fritura.

Porém, nesse meio tempo o bife provavelmente acaba esfriando e, como sabemos, carne fria endurece bastante, o que fazer? Uma solução criativa é fazer o seguinte com a cebola:

  1. Corte a cebola ao meio e faça cortes finos em formato de meia-lua, que é para agilizar a fritura.
  2. Depois que picar tudo, leve na frigideira com 100ml de água, mas faça isso antes de fritar a carne.
  3. Deixe cozinhar em água quente entre 2 a 3 minutos, para diminuir sua ardência.
  4. Retire, reserve a cebola e guarde a água para incorporar depois.
  5. Depois que os bifes estiverem fritos, ligue novamente a frigideira e coloque um pouco de manteiga ou azeite.
  6. Adicione a cebola e o alho e frite por 1 minuto, mexendo para desgrudar o fundo da frigideira.
  7. Na sequência, tempere com sal e pimenta-do-reino.
  8. Por último, volte o líquido do cozimento da cebola e frite até apurar.

Depois é só espalhar sobre o bife ainda quentinho e degustar essa deliciosa combinação imbatível. Uma sugestão valiosa é retirar a primeira camada mais verde da cebola. Isso porque é essa parte que costuma ficar rígida na hora de fritar.

Se perdeu em algum ponto? Que tal conferir o vídeo da receita?

DICA EXTRA: truque de mestre para realçar a cor caramelada da cebola

Todo mundo que prepara bife acebolado quer que o resultado fique o mais aproximado dos restaurantes, não é verdade? E aqui estou falando da cebola bem caramelada e característica do processo de “deglaçar” o fundo da frigideira.

No entanto, nem sempre alcançamos isso, especialmente quando o fundo da frigideira não forma crosta.

Nesse caso, temos duas alternativas, onde a primeira seria utilizar temperos naturais para carne. Quando você usa ervas finas, chimichurri, manjericão e açafrão, por exemplo, o fundo da frigideira cria uma camada de sabor.

Inclusive, isso fica mais evidente ao usar manteiga como fonte de gordura, uma vez que deixa resquício na fritura. Em contrapartida, o molho shoyu pode resolver o problema, pois agrega cor e sabor à cebola!

2 sugestões de bife acebolado diferente e mais refinado

Uma coisa é saber fazer o básico, outra inteiramente diferente é surpreender as pessoas que irão provar a comida. Arrisco a dizer que as sugestões a seguir se encaixam até mesmo como acompanhamento para churrasco de Dia dos Pais.

Sugestão 1 – Bife de primeira + cebola flambada no conhaque

Você pode utilizar um belo bife mais grosso de contrafilé e alcatra, mas minha sugestão é um bife ancho. O processo de fritura muda um pouco, pois precisamos deixar a frigideira quente ao máximo e selar todas as laterais. O tempo médio é de 2 minutos para cada lado, assim fica ao ponto.

Em seguida, você entra com a cebola cortada em cubos pequenos, ao invés de tiras. Conforme a cebola desidrata na fritura, ela solta líquidos e aí você mexe com uma espátula para desgrudar o fundo, dando cor e sabor à cebola.

O pulo do gato é adicionar uma dose de conhaque para flambar a cebola. Para finalizar você acrescenta 1 colher de manteiga e o caldo da carne frita. Olha, essa é uma sugestão de tirar o chapéu de tão saborosa. Acompanhe os detalhes:

Sugestão 2 – Bife saboroso ao ponto + mix de legumes e cebola

Nessa sugestão podemos usar o bife de coxão mole, que é maior, macio e funciona bem. A fritura é a mesma da primeira receita, mas o diferencial é incrementar o preparo com 1 tomate maduro e ½ pimentão amarelo picado.

Depois de fritar os bifes, adicione cebola, tomate e pimentão, dê uma leve temperada e junte 1 colher de shoyu.

O que combina com bife acebolado?

Dentre todas as possibilidades, minha combinação favorita é a mais brasileira possível:

  • Bife acebolado de respeito.
  • Arroz branco soltinho com alho e cebola de monte.
  • Feijão “caldudo” com pedaços de bacon.
  • Batata frita com toque de alecrim.

Fala para mim se é necessário mudar alguma coisa nessa lista? Em todo caso, você pode preparar purê de batata, legumes salteados, risoto de palmito, entre uma infinidade de acompanhamentos para bife.

E então, já está “aquecendo os motores” para fazer aquele bife acebolado que vai encantar a todos? Seguindo minhas dicas preciosas de hoje, você vai ver como essas sugestões são de comer rezando.

Espero muito que tenha gostado dessas super dicas. Mas se você viu algo bem diferente, não deixe de compartilhar para incrementar a refeição de mais pessoas, combinado? Até a próxima!