Picanha na airfryer: Como fazer? Quanto tempo?

Ainda que o ideal seja fazer o corte em uma churrasqueira ou frigideira, nem todo mundo tem acesso. Mas será que é possível fazer picanha na airfryer?

Esse eletrodoméstico é um verdadeiro quebra-galho para preparos como este, pois facilita e nos possibilita ir além nas receitas, mesmo que pareçam improváveis. Descubra agora como fazer e quanto tempo leva para assar uma boa picanha!

Como fazer a melhor picanha na airfryer em 4 passos

De receitas de frango a linguiça acebolada, de espetinhos mistos a opções com carne bovina, olha, quem inventou esse aparelho está de parabéns. Afinal, ter um desses em casa é ser capaz de fazer tudo que vem à mente, não é verdade?

Nesse sentido, a picanha é uma excelente opção para fazer na airfryer, uma vez que possui umidade e maciez na medida para entregar uma carne diferenciada e saborosa. Por isso, montei alguns passos para você acertar de primeira!

1. Pré-aqueça corretamente a airfryer

Algumas receitas de picanha assada na airfryer acabam não dando certo porque o equipamento não teve um pré-aquecimento adequado. Como resultado, a carne fica tempo demais em uma variação de temperatura que a faz perder líquidos, deixando-a ressecada e borrachuda.

Portanto, antes mesmo de começar a mexer com a carne e temperos, pré-aqueça a 200° de 5 a 7 minutos, dependendo da potência do seu produto. O ideal é que a carne entre em contato com o ar bem quente para dar aquela selada caprichada, preservando líquidos.

2. Corte a picanha no tamanho ideal

Na hora de cortar a picanha é comum surgir dúvida, ainda mais quando vamos fazer na airfryer. Porém, não há segredo e a proporção de espessura de bife deve seguir o padrão tradicional, ou seja, como se fosse fazer picanha na churrasqueira.

Costumo dizer que isso é muito pessoal, já que tudo depende de como você gosta do bife, malpassado, ao ponto ou bem passado. Dessa forma, siga as orientações:

  • Bife com 1 dedo de espessura: geralmente costuma ficar bem passado, mas corre o risco de ressecar e ficar rígido.
  • Bife com 2 dedos de espessura: é provavelmente o corte mais indicado, pois preserva maciez e umidade, entregando a suculência da picanha.
  • Cortes mais grossos: não compensa exceder os dois dedos porque aumenta as chances de ficar malpassado.

3. Tempere os bifes com o melhor tempero

Temperar carne é tudo igual, você pode estar pensando, mas saiba que existem muitas diferenças, ainda mais com a picanha. Dessa forma, pegue a carne e analise, o que você vê?

É uma peça bem marmorizada? Há uma capa robusta de gordura? A carne está alta e propícia a ficar suculenta? Então, a alternativa para aproveitar todo o sabor da carne é utilizar apenas sal e um toque de pimenta-do-reino.

Você pode até colocar outros temperos e especiarias, mas isso pode facilmente roubar o sabor original da picanha. Não sei quanto a você, mas grande parte do brasileiro prefere apenas o saborzinho da carne assada, veja alguns mixes:

  • Flor de sal + pimenta-do-reino.
  • Sal de Parrilla + pimenta-do-reino + pimenta branca.
  • Sal médio triturado com pimenta-do-reino + pasta de alho.

4. Escolha a melhor configuração para assar a carne

picanha na airfryer

Chegou a hora de levar os bifes de picanha já temperados na airfryer. Sendo assim, procure não colocar muitos bifes de uma vez, evitando também colocar um sobre o outro, isso atrapalha o cozimento perfeito. Geralmente, cabem até 3 bifes por vez em um cesto de 6 litros.

Quanto tempo para assar picanha usando a airfryer?

Todo equipamento possui potências diferentes, mas experimente fazer a 180° por 4 minutos de cada lado. Dessa maneira, o tempo total de preparo será de 8 a 10 minutos em temperatura de 180°, mas lembrando, precisa de pré-aquecimento de 5 minutos a 200°.

Como selar picanha na airfryer?

Falando em ponto de carne, uma dúvida de muitas pessoas é como selar carne na airfryer. Bom, o jeito mais recomendado é selar a peça inteira antes de tirar os bifes, dessa maneira:

  1. Pré-aqueça a 200° por 7 minutos para ficar bem quente.
  2. Em seguida, acomode a picanha inteira no cesto.
  3. Configure 5 minutos a 200° e coloque a parte com a carne virada para o cesto.
  4. Por fim, retire, espere esfriar e corte os bifes para finalizar individualmente.

Se você quer ver e rever os detalhes desse processo, deixarei o vídeo da receita a seguir:

Tem como fazer picanha inteira na airfryer?

Sim, para quem prefere a peça inteira da picanha assada, é possível fazer como se fosse no forno. Só que cabe um aviso aqui, prefira fazer dessa forma se a sua airfryer for dos modelos maiores, pois facilita bastante, acompanhe as dicas:

  1. Pré-aqueça por 5 minutos a 200°.
  2. Tempere a peça inteira com sal médio e pimenta-do-reino a gosto.
  3. Acomode a peça no cesto com a gordura para cima.
  4. Em seguida, aumente para temperatura máxima e coloque 10 minutos.
  5. Depois que acabar o tempo, abra, vire a peça com a gordura para baixo e retire o excesso de líquido do cesto.
  6. Utilize esse líquido saboroso para umedecer a carne.
  7. Feche novamente, reduza para 180° e deixe mais 6 minutos.
  8. Na sequência, abra, vire a carne com a gordura para cima e deixe mais 6 minutos.
  9. Depois é só retirar, cortar os bifes e se deliciar.

Ao todo então, foram 22 minutos, mas você pode deixar mais para uma picanha mais passada ou menos para ao ponto, tudo bem?

O que achou destas dicas? Essas receitas servem até mesmo para quem tem churrasqueira, mas não quer fazer muita sujeira, ter de lidar com o carvão, visto que a airfryer é prática e deixa os preparos com muito sabor!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar, até a próxima!