Picanha na panela de pressão: 3 receitas simples

A receita de picanha na panela de pressão é para todos que acreditam que apenas a churrasqueira consegue valorizar o corte e realçar seu sabor.

Bem como a tradicional carne de panela resulta num preparo suculento que desmancha na boca, a picanha consegue ficar ainda melhor, especialmente porque você pode incrementar com ingredientes como batata e molhos com vinho e cerveja.

Então, se já bateu aquela vontade de experimentar esse método incrível de fazer picanha, é só escolher entre as ótimas receitas que escolhi para você. Confira!

3 receitas simples de picanha na panela de pressão

O preparo na panela de pressão é o mais simples possível, é até mais fácil do que fazer picanha na airfryer, já que o processo se resume assim:

  • Fazer cortes ao longo da gordura da picanha.
  • Aquecer o azeite na panela.
  • Selar todos os lados da peça.
  • Adicionar os ingredientes, como especiarias vegetais e líquidos.
  • Tampar e cozinhar pelo tempo que a receita pede.

Portanto, é quase a mesma coisa como quando fazemos carne na pressão tradicional, mas com alguns cuidados que mostrarei ao longo das receitas a seguir!

1. Receita de picanha na pressão com molho cremoso

Essa é aquela receita para “chegar com o pé na porta” em qualquer refeição, pois junta a suculência da picanha, com a mistura de ingredientes que formarão um belo molho, veja se tem como dar errado:

  • Picanha inteira
  • Cebolas
  • Alho
  • Louro
  • Extrato de tomate
  • Colorau ou páprica picante
  • Tomate fresco
  • Cheiro-verde
  • Vinho tinto seco
  • Sal, azeite e pimenta-do-reino a gosto

Antes de mais nada, faça cortes sobre a gordura para absorver e facilitar ao selar. Aqueça bem o azeite na panela, sele a picanha por completo e depois é só colocar o restante dos ingredientes, deixando os temperos por último.

Por fim, dê uma leve misturada para incorporar líquidos e secos, feche a panela, deixe em fogo alto e quando pegar pressão, abaixe o fogo e deixe 40 minutos. Retire da panela, corte em bifes e espalhe o molho que sobrou sobre a carne, conheça a receita:

2. Receita de picanha na panela elétrica de pressão

Como essa é uma dúvida de muitas pessoas, decidi trazer uma sugestão de preparo na panela de pressão elétrica. O ponto principal é dourar bem a peça da picanha no azeite, para selar a carne e preservar sua umidade.

A ideia dessa receita é fazer um refogado de alho, cebola e tomate no azeite, para formar uma espécie de cama para a carne.

Inclusive, recomendo incluir louro e talo de salsão, para um toque de tempero mais natural e fresco. Claro, você ainda vai temperar a picanha com sal e pimenta-do-reino.

O tempo médio de cozimento na panela elétrica varia de acordo com a potência da sua panela, tamanho da carne, tempo de selagem e quantidade de líquidos. Porém, algo em torno de 30 minutos é suficiente. Veja algumas dicas para não errar:

  1. Sele a carne para reduzir o tempo de preparo.
  2. Ligue na potência máxima para cozinhar por completo.
  3. A panela elétrica retém mais umidade do que a convencional.
  4. Não exagere na água, pois a gordura, tomate e cebola soltam água.
  5. Experimente substituir a água por vinho, caldo de carne ou legumes.
  6. Quando tirar a carne da panela, deixe descansar por 2 a 3 minutos.
  7. Refogue o molho restante do cozimento, deixando apurar e coloque sobre a picanha já cortada.

Por ser um preparo diferenciado, veja os detalhes no vídeo:

3. Receita de picanha na pressão com cerveja preta

Essa é para os fãs de carne de panela feita na cerveja preta, mas não espere nada muito comum, já que falamos de combinar picanha com cerveja preta. Além disso, um dos ingredientes que dará um sabor a mais é o creme de cebola.

Sendo assim, doure a picanha em sua própria gordura, junte a cerveja preta, ½ pacote de creme de cebola, 2 sachês de molho de tomate e os temperos da sua preferência, feche a panela e deixe na pressão por 40 minutos.

Finalize espalhando o molho que sobrou sobre a carne ainda quentinha!

DICA EXTRA: por ser uma receita de sabor acentuado, pode ser interessante servir com legumes grelhados, como aspargos, brócolis e cenouras!

DICA EXTRA: pode fazer picanha em bife na pressão?

“Nossa, fizemos churrasco esses dias atrás, mas acabou sobrando alguns bifes de picanha, e não tem previsão de acender a churrasqueira novamente, posso fazer na pressão?”.

Sim, é possível fazer na pressão, mas o interessante seria aliar com outros ingredientes, como batata, mandioquinha e mandioca.

Além do mais, o tempo na pressão reduz drasticamente, principalmente se os bifes não estiverem com boa espessura. Portanto, dê uma leve fritada e coloque alguns minutos para testar!

6 sugestões para incrementar a picanha na pressão

picanha na panela de pressão

Através de cada uma dessas receitas é possível compreender um pouco mais da dinâmica do cozimento, da forma de temperar e do tempo adequado, não é verdade?

Entretanto, preciso reforçar para você que a picanha cozida na panela de pressão não precisa necessariamente ser básica ou limitada. Para tanto, escolhi algumas outras sugestões e complementos para turbinar suas receitas:

  1. Picanha na pressão + molho cremoso de champignon.
  2. Picanha na panela de pressão elétrica + molho agridoce de manga.
  3. Receita de picanha + legumes grelhados + vinagrete completo.
  4. Receita de picanha com molho inglês + molho de bacon defumado.
  5. Sugestão de picanha na pressão + molho cremoso de queijo e mostarda.
  6. Sugestão de picanha + batata gratinada + molho de queijo

Se eu fosse você e tivesse uma picanha dando bobeira por aí, certamente iria colocar agora mesmo na panela, pois não há carne mais macia e saborosa!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe, até a próxima!