Como economizar carvão na churrasqueira?

Quer aprender como economizar carvão na churrasqueira e ainda fazer um churrasco inesquecível?

Esse é um dos grandes segredos da churrascaria e que depende de algumas práticas de acendimento e manuseio da brasa, por exemplo.

Pensando nisso, separei 5 passos para mostrar como é possível economizar, mas sem perder qualidade na carne assada. Então, vamos conferir?

Como economizar carvão na churrasqueira em 5 passos

como economizar carvão na churrasqueira

1. O carvão de qualidade é mais caro, mas ajuda a economizar

O primeiro ponto que você deve considerar é a compra de um carvão de qualidade. Eu digo isso porque a maioria das pessoas acaba pegando aquele mais em conta na promoção achando que estão economizando, mas não é bem assim.

Quando você opta pelo carvão de baixa qualidade, a brasa tem menor duração e possivelmente não atinge a temperatura ideal, tornando necessário repor com frequência as lascas de carvão ou briquete.

Isso sem contar que se torna muito mais difícil o processo de acendimento, visto que o carvão possui um número menor de reagentes em sua composição. Portanto, comece sua economia gastando um pouquinho mais no carvão superior.

2. Tenha atenção ao preparo do acendimento

O armazenamento do carvão é muito importante e impacta na hora de acender. Por isso, preserve sempre em local seco, de modo que os pedaços de carvão estejam livres de umidade e prontos para virar brasa.

A umidade é inimiga número um da economia com carvão, mas que pode elevar seus custos além do carvão em si. Responda: quando você não consegue acender o carvão, qual a primeira decisão tomada? Se você respondeu colocar mais álcool, acertou.

Com isso você acaba gastando não apenas mais carvão para acender, mas também outros produtos, como álcool em gel ou mesmo óleo para o acendimento. Por fim, quanto mais seco o carvão, melhor e mais econômico será para grelhar suas carnes. 😉

3. Espalhe a quantidade ideal de carvão

Já vi muitos churrasqueiros de primeira viagem exagerar na quantidade de carvão para acender e reclamarem que nada funciona. Nesse momento, saiba que menos é mais, ou seja, você não precisa de excessos ou falta de carvão, apenas a quantidade exata.

Sendo assim, para acender a churrasqueira, crie uma espécie de pirâmide com lascas de carvão em seu centro. Uma pilha considerada boa é aquela com ao menos 3 andares de carvão empilhado. Claro, considere as dimensões da sua churrasqueira para acertar no acendimento.

Fazendo isso automaticamente você economiza no carvão, pois terá um acendimento bem preciso e eficiente.

4. Siga os procedimentos de acendimento do carvão

Se você costuma despejar álcool líquido em seu carvão, saiba que está encarecendo seu churrasco à toa. Além de gastar com ambos os produtos, esse tipo de álcool possui uma concentração maior de água, dificultando a formação de calor no carvão.

Por outro lado, o álcool em gel 70% possui menos água em sua composição, tornando-se ideal para um acendimento rápido, duradouro e mais barato, uma vez que utiliza menos recursos.

Inclusive, uma dica é seguir as orientações da embalagem e, caso venha na embalagem, utilizar o acendedor.

5. Mexer no carvão para quê?

Você já foi em algum churrasco onde o churrasqueiro mexia de minuto a minuto no carvão? Sabia que isso ajuda o carvão a queimar mais rapidamente? E como sabemos, quando o carvão vira cinzas, deve-se adicionar mais, ou seja, gastar mais.

Portanto, depois que o braseiro tiver bem consolidado, mexa somente quando perceber que há bastante cinza, de forma a colocar mais se necessário. Essa é uma estratégia viável de reaproveitar parte do carvão para um próximo churrasco.

Quer saber como reaproveitar com eficiência e, assim, economizar ainda mais? Continue a leitura!

DICA EXTRA: como aproveitar carvão da churrasqueira

Sempre que o churrasco começa a chegar ao fim, a única coisa que sobra na churrasqueira é gordura, cinzas e brasa, correto?

Mas vamos imaginar que você assou pouca carne e o carvão ficou bastante preservado, o que você faz? Joga fora? Então, não faça mais isso!

A ideia aqui é tentar reduzir o calor da brasa para que você consiga reutilizar esse carvão em uma outra oportunidade. Para isso, pegue um saco plástico, encha com água da torneira e feche com um nó.

O carvão precisa estar em brasa, ou seja, não pode ter chamas. Em seguida, coloque o saco com água bem lentamente sobre a brasa. Caso queira descobrir como fazer isso na prática, deixarei um vídeo explicativo abaixo. Veja só que interessante!

Esse processo fará com que a água absorva a maior parte do calor e acabe por apagar o braseiro. Mas veja bem, o processo tem que ser bem devagar e se você simplesmente jogar a embalagem com água, é possível que fure toda.

Por fim, reutilize esse carvão em um outro churrasco, pois isso sim é economizar carvão na churrasqueira. O segredo do churrasco de sucesso é encontrar o equilíbrio entre o preparo bem-feito, mas de forma que seu bolso acompanhe a comemoração.

Espero muito que tenha gostado das minhas, não deixe de compartilhar para que mais pessoas possam economizar e até a próxima!