Quantidade de cerveja por pessoa para churrasco: Como calcular?

Pensando em fazer aquele churrascão de confraternização, mas não sabe calcular a quantidade de cerveja por pessoa para churrasco?

A cerveja num churrasco é tão importante quanto as carnes servidas, mas para alguns, é mais relevante, não pode faltar. Contudo, esse é um cálculo desafiador, pois há inúmeros fatores influenciando, como a duração e o perfil dos convidados.

Então, continue a leitura e veja como assegurar a cerveja daquele amigo beberrão, com segurança e facilidade. Separei ótimas dicas e macetes, está imperdível!

Qual a quantidade de cerveja por pessoa para churrasco: como calcular facilmente

quantidade de cerveja por pessoa para churrasco

Normalmente a pergunta frequente é quantas gramas de carne por pessoa no churrasco, pois carne não pode acabar, né? Em contrapartida, quando você organiza um churrasco, é fundamental assegurar que não falte nada, inclusive e, sobretudo, cerveja.

Então, se você tinha pegado caneta para fazer a lista do que não pode faltar no churrasco, “aguente a mão”.

Isso porque determinar uma quantidade de cerveja, líquido facilmente ingerido por quem bebe, vulgo “desce igual água” [risos], é complicado. Primeiramente, considere fatores, como:

  • Qual a quantidade de convidados?
  • Quantos convidados são reconhecidos pela fama de bom bebedor?
  • Já estabeleceu a duração da festa ou será até o raiar do sol?
  • Quais outras bebidas serão servidas juntamente da cerveja?

Como fazer um cálculo aproximado de cerveja em seu churrasco?

Como pode ver, não é uma ciência exata nem de perto, mas dá para nos aproximar de uma marca plausível. Portanto, vamos assumir diferentes realidades, veja como fica:

  1. Churrasco entre 2 e 3 horas: aqui você pode calcular cerca de 4 latas de cerveja ou mesmo Longneck. O total líquido, portanto, é de 1,4lt aproximadamente por pessoa.
  2. Churrasco entre 4 e 5 horas: nesse cenário você já pode jogar a conta para cima. Com isso, calcule entre 5 e 6 cervejas por pessoa. O total é de 2,1lts para cada convidado.
  3. Festa com churrasco entre 6 e 7 horas: quanto mais prolongado o churrasco, mais o consumo aumenta. Por isso, calcule em torno de 9 a 10 cervejas, chegando à incrível marca de 3,5lts.
  4. Churrascos longos: normalmente aqui temos churrascos para 60 pessoas ou mais. Nesse contexto, calcule em torno de 700ml a 900ml por hora para cada pessoa.

“Ah, mas eu já tinha comprado garrafas, a quantidade é a mesma?”. Sim, independentemente se é garrafa, lata, Longneck ou aqueles recipientes de 5lts ou mais, guie-se pela quantidade em litros.

DÚVIDA FREQUENTE: o cálculo deve ser baseado apenas nos convidados que bebem?

Não necessariamente, e falo isso porque já conversei bastante com distribuidores anteriormente. Segundo o que me relataram, é vital calcular pela quantidade total de pessoas presentes no churrasco.

Por exemplo, você vai fazer um churrasco para 50 pessoas, certo? Desse total, é sabido que aproximadamente 30 pessoas consomem cerveja. Entretanto, provavelmente uns bebem mais que outros, e isso é o que complica o cálculo.

Por outro lado, quando você se baseia no total, automaticamente você coloca uma margem de segurança. Dessa forma, esse desequilíbrio entre os que consomem cerveja é compensado, compreende? Fica aqui essa dica incrível para ajudar!

DICA EXCLUSIVA: o consumo de cerveja é o mesmo de chope, o que muda?

Alguns especialistas na área dizem que é a mesma coisa, mas eu discordo um pouco. Afinal, quando eu vou a churrascos também gosto de experimentar uma boa cerveja, ou quem sabe, aquele chope cremoso.

Dessa maneira, pelos menos para mim, o chope consegue ser mais leve do que a cerveja, talvez pela gaseificação. Como resultado, chego à conclusão de que o consumo de chope é um pouco maior.

Sendo assim, eu sugiro a você colocar cerca de 400ml a mais por pessoa, caso vá servir chope.

3 dicas para não errar no cálculo da cerveja para seu churrasco

Uma coisa é conhecer a quantidade de cerveja por pessoa no churrasco. Outra completamente diferente, é saber precisamente como driblar os desafios. Isso porque, por mais que você calcule, nunca se sabe se alguém acordou inspirado para beber.

Por isso, selecionei algumas dicas práticas que contribuem para você blindar seu cálculo. Por conseguinte, ficará faltando apenas escolher as melhores carnes para churrasco, pois a cerveja estará garantida.

1. Considere o perfil do público e o formato do churrasco

Assim como mencionei há pouco, todo mundo tem aquele amigo que acorda inspirado para um bom churrasco. Então, ao chegar no churrasco e se deparar com aquele belo acompanhamento para churrasco, a empolgação toma conta.

Em vista disso, minha primeira dica é procurar conhecer detalhadamente seus convidados. E digo mais, estabeleça também aqueles que não bebem, criando assim uma boa margem para calcular com precisão.

Outra coisa, a compra da “cervejada” tem que acompanhar a quantidade de carne servida.

Isso ajuda automaticamente na duração do churrasco. Já imaginou sua carne acabar e sobrar aquele monte de cerveja? Ou pior ainda, a cerveja acabar, mas na geladeira ainda ter quilos de pernil ou lombo para assar?

2. Não deixe de relevar as outras bebidas servidas na festa

Você decidiu que não será necessário economizar nesse churrasco, pois é uma comemoração há muito aguardada, correto? Então, você compra também:

  • Uísque
  • Vodca
  • Caipirinha
  • Caipiroska
  • Drinks elaborados
  • Batidinhas de frutas e licor
  • Energético

Enfim, o churrasco vira literalmente um “salseiro” de bebidas que, embora os convidados achem lindo, impacta no total de cerveja. Em outras palavras, tudo isso tem que entrar no cálculo da cervejinha, bem como da duração.

No final das contas, uma festa regada a “open bar” dificilmente vai longe [risos], não é mesmo? Acontece que pode sobrar muita cerveja, apesar de poder consumir depois, é um dinheiro que fica ali parado.

3. Converse com o seu fornecedor e veja a possibilidade de “pegar no consignado”

Por último, mas tão importante, temos a modalidade de consignação. “Verdade, o que é isso que eu sempre ouvi falar, mas nunca compreendi?”. Nessa eu posso usar uma experiência própria.

Certa vez fizemos uma festa por aqui, no início seria algo fechado para convidados. Porém, quando vimos que foi um sucesso, abrimos uma bilheteria no lugar, literalmente. Olha, confesso que não esperava o sucesso que o evento se mostrou.

E foi nesse dia que eu vi a importância de calcular cada componente de uma festa. Afinal, eu tinha comprado 40 caixas de cerveja, mais ou menos, mas consumimos apenas 30 caixas.

Como fizemos uma compra consignada, nós devolvemos o restante de 10 caixas. Em outras palavras, no consignado você compra determinado número de produtos, mas paga apenas por aquilo que consumiu ou vendeu.

Consegue compreender como é fantástico isso? Deste modo dificilmente você tem prejuízos, já que pode devolver o que sobrar. Entretanto, nem todo distribuidor faz isso, pois é arriscado para ele. Mas não custa conversar aí em sua cidade, não é mesmo?

A quantidade de cerveja por pessoa no churrasco é algo do passado, agora é focar na organização da sua festa!

Pode falar, você achou que era a coisa mais impossível desse mundo, né? Todavia, mostrei a você como basta apenas pensarmos um pouquinho para colocar todas as peças no lugar.

Não espere mais pela oportunidade perfeita, pois se dá para fazer churrasco sem churrasqueira, nada impede você de prosseguir.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, elas foram úteis para você? Então, o que acha de compartilhar com outras pessoas nas redes sociais? Aposto que alguém vai agradecer a economia gerada pelas dicas. Até a próxima!