Churrasco para 50 pessoas: Quantos kg de carne? O que servir?

Todo churrasco costuma ser um misto de alegria para convidados e preocupação para o responsável, e quando falamos em churrasco para 50 pessoas, são necessários em média 18kg a 22kg de carne, dependendo das guarnições e entradinhas.

Então, se você se encontra nessa situação e precisa muito aprender como calcular a quantidade de carne por pessoa em um churrasco, saiba que eu montei um conteúdo especial. Confira dicas práticas e vários cardápios com tudo calculado!

Quantos kg de carne são suficientes para um churrasco para 50 pessoas

churrasco para 50 pessoas

Inicialmente, considere que a quantidade de carne para seu churrasco nunca será igual a de outras pessoas. Isso porque o consumo individual muda consideravelmente entre as pessoas, e isso determina a totalidade do consumo.

Em geral, o consumo médio de carne por pessoa varia entre 300g e 500g, mas considere 400g como base. Nesse contexto, você precisaria comprar cerca de 20kg de carne, independentemente de ser carne bovina, suína, frango ou peixe.

Contudo, o negócio é que um churrasco não é feito só de carne. Ou você vai mesmo deixar aquela farofa perfeita de fora? Sem contar as maravilhosas receitas de salpicão, maionese, vinagrete e pãozinho de alho, né?

Desse modo, tudo entra na conta, pois conforme você serve novos acompanhamentos, menos carne a pessoa consome. Além do mais, o próprio tipo de proteína influencia no total. Afinal, todos comem mais picanha no churrasco do que sobrecoxa de frango, né?

Consumo individual médio por tipo de carne (churrascos rápidos)

  1. Carne vermelha: entre 200g e 300g
  2. Carne suína: entre 150g e 250g
  3. Frango ou peixe: cerca de 150g a 250g

A partir disso você já consegue ter uma base bem assertiva para calcular a quantidade de carne para seu churrasco.

Descubra 3 grandes opções de cardápio com quantidade de carne para 50 pessoas

Até aqui você já entendeu a quantidade de carne para churrasco com muitos convidados, certo? Então, provavelmente você quer saber: “o que devo comprar para um churrasco de 50 pessoas?”.

Neste momento não existem limites, sinceramente, você pode servir basicamente de tudo um pouco. Considerando que há uma infinidade de opções, eu montei 3 cardápios.

Em cada um deles você verá a quantidade de carne que eu compraria se estivesse em seu lugar. Lembre-se apenas de que são meras sugestões e você pode modificá-las como bem entender.

1. Tradicional churrasco com picanha

Não tem escapatória, a picanha é a rainha das churrasqueadas e carne nenhuma toma seu lugar. Embora seu preço tenha subido nos últimos anos, ainda é uma das carnes mais consumidas, devido ao sabor e maciez.

  1. Entradinhas: linguiça com cebola caramelizada, pão de alho e salada de folhas verdes.
  2. Acompanhamentos: arroz branco com alho, farofa crocante de bacon e salada de maionese.
  3. Carnes: picanha, fraldinha, cupim, sobrecoxa de frango e linguiça toscana.
  4. Consumo médio por pessoa: cerca de 300g de carne por conta dos acompanhamentos.
  5. Quantidade de carne: em média 15kg de carne (4kg de picanha, 4kg de fraldinha, 5kg de sobrecoxa e 2kg de linguiça toscana).

2. Churrasco para 50 pessoas com costela bovina

Na minha opinião, quando a costela dianteira tem qualidade, combinação de carne, gordura e colágeno, nem picanha se iguala. Isso porque a costela chega a desmanchar, com texturas e sabores incomparáveis.

Tanto é que os cortes de costela bovina disparam na preferência de consumo do brasileiro. É por isso que o segundo cardápio de hoje é composto principalmente pela iguaria deste assado:

  1. Entradinhas: bolinho de mandioca frito com queijo e torresmo sequinho.
  2. Acompanhamentos: vinagrete clássico, batata assada com alecrim e tomilho e farofa de banana.
  3. Carnes: costela minga, maminha na cerveja preta, asa de frango, tilápia grelhada e lombo suíno.
  4. Consumo médio por pessoa: aproximadamente 400g, já que a costela com osso oferece menos carne.
  5. Quantidade de carne: para atender bem 50 pessoas, compre cerca de 20 quilos de carne e complemente com as sugestões de guarnições.

3. Churrasco para 50 pessoas regado a contrafilé e alcatra

churrasco para 50 pessoas com alcatra

Muita gente fica “entre a cruz e a espada” na hora de escolher alcatra ou contrafilé. Ambas têm qualidades únicas, bem como preparos distintos, como a alcatra que precisa ficar no ponto.

Apesar disso, qualquer uma dessas carnes vermelhas satisfaz bem a vontade de comer um bom assado. Na dúvida, leve ambas para sua grelha e ofereça uma experiência churrasqueira especial aos convidados:

  1. Entradinhas: cebola e picles em conserva, pasteizinhos de queijo e dadinhos de tapioca.
  2. Acompanhamentos: salada verde tropical com frutas cítricas, mandioca cozida com sal e ervas e farofa de ovo com bacon.
  3. Carnes: contrafilé (com ou sem osso), bifes de alcatra, coxinha da asa picante, salmão suculento e linguiça recheada.
  4. Consumo médio por pessoa: em média 350g a depender do salmão e das carnes vermelhas.
  5. Quantidade de carne: mais ou menos 17,5 quilos de carne no total.

Independentemente do seu cardápio preferido, tenho a obrigação de dizer uma coisa. Sempre compre um pouco a mais de carne, ao menos 30% do cálculo total. Afinal, o ditado “é melhor sobrar do que faltar”, faz muito sentido aqui.

Outro ponto, equilibre os gastos com as carnes ao combinar diferentes acompanhamentos para churrasco, como farofas, salada de batata, arrozes diferentes, batata assada com bacon, vinagretes diferenciadas e muito mais!

Tudo preparado para fazer o melhor churrasco para 50 pessoas?

Se você notou, eu não toquei no assunto do custo para fazer churrasco para 50 pessoas, sabe por quê? Porque infelizmente os preços das carnes se alteram muito em cada região.

Somado a isso, existe a questão da escolha dos acompanhamentos, que podem encarecer ainda mais os gastos.

Portanto, a minha dica é: primeiramente, defina qual será o cardápio, depois, faça uma cotação nos principais açougues e supermercados. Mas o mais importante é ir ao supermercado com a lista pronta, do contrário, você perde o controle dos gastos.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com os amigos e até a próxima!