Você está para realizar uma comemoração e decide fazer um churrasco, mas se dá conta de que sua lista é grande, e agora? Não se desespere, criei esse artigo que certamente vai ler, com tudo o que precisa saber para fazer um churrasco para 50 pessoas.
Fazer um bom churrasco e desse tamanho, é quase uma arte, e algumas questões devem ser levadas em consideração. Como você sabe, agradar a todos é quase impossível, mas vale a tentativa né?
Imagina você dar uma festa com churrasco para tantas pessoas, e conseguir ver a alegria e prazer nos amigos e convidados. Não existe melhor sentimento de realização, não é verdade?
Então vem comigo, se quiser saber como dar aquele churrasco para 50 pessoas, onde todo mundo vai sair satisfeito. Não deixe de acompanhar hein?
Vou fazer um churrasco para 50 pessoas, o que devo saber?
Primeiramente, você deve determinar certinho a quantidade de convidados e elaborar o planejamento em cima disso. Precisa ter em mente que deve comprar tudo que for necessário e um pouco a mais, afinal, melhor sobrar do que faltar não é mesmo?
Uma dica importante é colocar tudo na ponta do lápis e desenvolver o planejamento e execução em cima desses dados. Você deve procurar tudo com antecedência, pois imprevistos podem acontecer.
Procure os melhores fornecedores de bebidas, para que encontre preço e variedade. A carne deve ser de qualidade, portanto, vá a um açougue de confiança e não economize na carne, afinal, ela é o carro chefe do churrasco.
Procure variar o cardápio do churrasco, pode parecer que vai encarecer, mas não vai. Vou usar os acompanhamentos como exemplo, se oferecer diversos tipos de acompanhamentos, você pode colocar um pouco de cada coisa. Dessa forma, você ganha na variedade e economiza na quantidade, entendeu?
Fique por dentro dos gostos dos convidados, e seja certeiro ao servir seu churrasco e acompanhamentos. Um churrasco para 50 pessoas pode exigir muito preparo sim, mas o retorno é muito gratificante, pode apostar nisso!
Como fazer um churrasco para 50 pessoas?
Agora de maneira mais exata, vou te mostrar o que realmente precisa em relação ao que servir para comer e beber. Aposte suas fichas em coisas que normalmente são servidas em um churrasco, melhor manter o básico e investir na qualidade.
Com relação as carnes, dê preferência aquelas já próprias para churrasco e não deixe de fora os espetinhos. Seja espetinho de carne, espetinho de frango ou por que não juntar os dois e fazer um espetinho misto?
Você tem a sua escolha vários cortes de carnes, que podem ser preparados de diversas maneiras e com diferentes temperos. Os cortes mais tradicionais são: fraldinha, maminha, costela, picanha, alcatra, contrafilé e cupim.
O que fica muito saboroso também, é coxinha e asinha, com um bom tempero e assado na churrasqueira, fica divino. Claro, você não pode esquecer de criar acompanhamentos perfeitos para as carnes.
Nem todo mundo come carne, então, você deve fazer alguns acompanhamentos que vão bem com tudo. Alguns deles são: arroz carreteiro, farofa temperada, vinagrete, maionese, arroz branco, salada de folhas verdes e para aqueles que não são muito chegados em carne, usar legumes é uma ótima opção.
Experimente colocar uns espetinhos de legumes na grelha e veja a reação dos convidados. Com relação as bebidas, não compre apenas cerveja. Muitos dos convidados não bebem e você pode receber crianças e pessoas de idade.
Compre refrigerante, água e aí sim a cerveja. Se quiser você ainda pode comprar algumas frutas e oferecer um suco bem fresco e gelado, no calor não tem nada melhor, não é mesmo?
Acerte no cálculo para que não falte nada
Para te tranquilizar ainda mais, existem algumas maneiras de fazer o cálculo certinho, para determinar o quanto vai precisar de cada coisa. Vou usar o exemplo que a maioria das pessoas usam, os sites que oferecem um tipo de calculadora super prática.
Ao acessar o site que oferece a calculadora, você coloca especificamente o número de convidados, separando por quantidade de homens, mulheres, crianças e até por comilões, toda pessoa tem um amigo desse.
Depois você pode colocar o tipo de carne que vai servir, tudo separado por tipo de carne, carne bovina, carne de frango e carne de porco. Quanto as bebidas, você pode adicionar, cervejas de garrafa, refrigerante em lata e água.
Alguns oferecem a opção de incluir guardanapos, talheres, copos, quantidade de carvão, gelo e por aí vai. Em questão de segundos, você tem o cálculo certinho do que precisa e corre menos risco de deixar algo faltar.
Confira a seguir, algumas calculadoras online úteis:
Se não gostar muito da ideia de usar a calculadora virtual, você ainda pode fazer do jeito convencional, dá super certo também. Com a lista de convidados em mãos, pesquise por preços nos supermercados, e leve seus amigos churrasqueiros, a experiência conta nessa hora.
Tudo vai funcionar na verdade, na base do “chutômetro”. Isso não quer dizer que não vai dar certo, apenas que você pode correr mais risco de deixar algo passar ou esquecer de alguma coisa. Portanto, elabore certinho a lista de pessoas presentes, isso facilita muito.
Espero ter te informado melhor e que agora seja capaz de fazer um churrasco para 50 pessoas. Mas recomendo que você conheça também o Curso Mestre do Churrasco, porque nele você aprenderá passo a passo como fazer o melhor curso da sua cidade.