A carne de porco, diferente da bovina, pode ser um desafio na hora de temperar. Por isso, vou te mostrar neste artigo, como temperar pernil de porco. Você vai perceber, que não tem segredo nenhum quando chega a hora de temperar uma boa peça.
Muitas pessoas acabam tendo problemas ao preparar um corte suíno, principalmente quanto ao tempero. Um diferencial que as pessoas acabam deixando de lado, é o tempo que leva para temperar direitinho um pernil.
Se você deixar para temperar em cima da hora, certamente não terá uma carne assada tão saborosa. Sejamos sinceros, um pernil bem temperado e assado no ponto, não tem pra ninguém né?
Portanto, o objetivo desse artigo que criei, é justamente passar para você tudo que precisa saber em como temperar pernil de porco. Vou mostrar as melhores e mais certeiras formas de temperar esse corte suíno.
Se quer ser capaz de assar uma saborosa carne, continue acompanhando a leitura. Vamos lá?
A importância de um bom tempero
Se você em algum momento se aventurou a ser churrasqueiro ou ser o chefe da cozinha num almoço de domingo, sabe a importância de um bom tempero. Quando o assunto é carne suína então, a atenção tem que ser dobrada.
É uma carne que exige um cuidado maior na hora de ser temperada. Isso porque, ela demora mais tempo para adquirir sabor. Ou seja, você tem que começar seu preparo, bem antes de ser colocada no fogo.
A maioria das receitas encontradas por aí, indicam um tempo de preparo, que pode durar mais de 24 horas. Por exemplo, se for assar o pernil no domingo, é recomendado que você o tempere no sábado. Mas tenha certeza, o tempo investido no preparo, vai ser recompensando com uma carne saborosa, diferenciada e todos irão adorar.
Além do preparo, tem algumas outras questões que podem te ajudar na hora de preparar. Uma dessas questões, é procurar por uma carne de qualidade! Sabe aquela peça que você olha no açougue, e consegue dizer que vai ficar perfeita. É esse tipo de qualidade que estou me referindo!
Dê preferência a carnes de qualidade
Uma carne que tem procedência e que vem de um açougue que você confia, é a ideal para ser preparada. O frescor da carne suína é o ponto chave para um preparo adequado.
Quanto mais fresca e melhor cortada a peça de pernil estiver, mais fácil será responder a pergunta de como temperar pernil de porco. Faça o teste do que estou te falando, compre um pernil de qualidade e depois você me responde se fez a diferença! Combinado?
Ao continuar a leitura, você vai encontrar os melhores temperos e os diferentes métodos de preparo.
Como temperar pernil de porco
A verdade é que não tem segredo para o tempero da carne, o que você tem que ter mesmo, é paciência. Quanto mais tempo a peça ficar em contanto com o mix de temperos, melhor ela irá absorver aquele sabor maravilhoso.
Uma dica importante, quando for temperar, adicione algum elemento cítrico como laranja, por exemplo. O fator cítrico ajuda a carne a absorver mais sabor, deixando ela mais suculenta.
3 dicas de tempero para o pernil de porco
1 – Marinada
Uma das melhores e mais eficientes formas de temperar pernil de porco, é por meio da marinada. Você pode utilizar uma das 3 formas de marinar: Aromática (ervas e especiarias), legumes (cebola, salsão, alho e cenoura) e com líquidos ácidos (limão, vinagre ou vinho).
Para o pernil, o indicado é temperar usando a forma aromática ou a de legumes. Você deve escolher a sua peça e colocar em um recipiente que a comporte. Despeje sobre a carne todos os ingredientes escolhidos, ervas, especiarias, cebola, alho, cenoura e um pouco de suco de laranja, que é o segredo para o tempero aderir a carne.
Faça alguns furos na carne utilizando uma faca ou um garfo longo, isso permitirá que o tempero penetre o interior da carne. Deixe o pernil na marinada por pelo menos umas 12 horas. Prontinho, seu tempero está perfeito.
Leve ao forno já preaquecido, por no mínimo 40 minutos, quando estiver dourada, sua peça está pronta para ser apreciada.
2 – Tempere com manteiga e mel
Esse método de preparar o pernil, favorece e muito a absorção dos temperos. Não precisa de muitos itens não, além da manteiga e mel, você precisa do básico como sal, suco de limão, alho, pimenta do reino e todo tempero que achar necessário.
No dia anterior ao preparo, coloque a carne dentro de um saco próprio para carnes, adicione os temperos, ervas, especiarias e o suco de limão. Deixe em repouso na geladeira até o preparo.
A peça deve ter absorvido todo aquele sabor, e agora é hora de ir pro fogo. Derreta a manteiga e adicione o mel, misture para que dissolva e espalhe por toda a peça, consegue imaginar o sabor dessa mistura?
Agora é só levar para o fogo e aguardar pelo menos 1 hora, dependendo do tamanho da peça. Receita maravilhosa não é mesmo?
3 – Temperar usando cerveja
Uma maneira bem eficiente de temperar pernil, é usar cerveja no mix de temperos. É uma receita que leva exatamente os mesmos ingredientes de uma receita normal, mas com a adição da cerveja.
Lembrando que para essa dica de tempero, a cerveja deve ser escura. A cerveja age na carne, deixando ela mais macia e pronta para absorver o restante dos ingredientes.
Você vai precisar de uma lata de cerveja tipo Malzbier, extrato de tomate, todos os temperos de ervas e especiarias, suco de laranja, molho shoyu, mel e sal a gosto. No liquidificador bata todos os ingredientes, menos a cerveja.
Quando tudo estiver uniforme, acrescente a cerveja. Coloque a carne em um recipiente que acomode certinho e faça alguns furos com a faca, para ajudar a absorver. Despeje o tempero sobre a carne, e leve à geladeira por pelo menos 24 horas.
Depois é só assar, não se de contar mais ou menos 1 hora para cada kg da carne, e bom apetite!
O que espero agora, é ter ajudado você a aprender algumas dicas de como temperar pernil de porco. Mas caso queira se especializar ainda mais na área, recomendo que conheça agora mesmo o Curso Mestre do Churrasco.
Esse é o treinamento que eu recomendo aqui para quem deseja aprender as técnicas corretamente de preparo de um bom churrasco.