Costela do dianteiro: É macia? Como fazer?

Costela bovina é aquela carne que deixa muita gente com o pé atrás, principalmente quando falamos na costela do dianteiro. Será que é macia e saborosa?

Depois que eu aprendi que não é a carne que determina o resultado da receita, mas o preparo, tudo mudou. Você pode usar a costela mais firme que, sabendo fazer, ela desmancha na boca e enriquece o paladar. É isso que pretendo compartilhar com você.

Esqueça tudo que você já viu a respeito da costela dianteira, pois eu separei dicas excepcionais que transformarão seus preparos. Vamos lá!

Costela do dianteiro: é uma carne macia? O que considerar?

Você já tinha escolhido fazer a costela ponta de agulha bovina, mas no açougue acaba encontrando apenas costela dianteira. Afinal, o que é a costela do dianteiro? Tudo que você sabe é que alguns amigos disseram que é dura, e agora?

Como seu nome indica, a costela está localizada no dianteiro do boi e é retirada das cinco primeiras costelas. Ela fica na parte mais magra da peça da costela, inclusive, característica pela qual as pessoas afirmam ser dura.

Entretanto, a gordura dá lugar a uma porção generosa de carne que traz suculência, sabor e textura diferenciada. Então, essa costela apresenta maciez elevada, ao contrário do mito popular.

Agora que você consegue visualizar o corte, posso dizer algumas coisas adicionais sobre essa região do animal:

  1. Acima da costela dianteira, você encontra o acém, um corte grande que é conhecido pela maciez e versatilidade.
  2. Na churrascaria americana, o acém é conhecido como Short Rib, ou acém com osso.
  3. Olhando para a parte “inferior” da costela, chegamos a um dos cortes mais subestimados, o peito bovino.
  4. Dentre os cortes do peito, estão o granito e a maçã de peito, que é uma carne ultra saborosa.
  5. Então, a costela é rodeada de cortes de alta qualidade e sabores sensacionais.

Quais cortes são retirados da costela do dianteiro?

Se eu considerar as tendências atuais, diria que a costela oferece inúmeros cortes. Em contrapartida, prefiro mostrar a você 2 cortes autênticos que são mais fáceis de encontrar e preparar.

O primeiro deles é um corte amado na churrascaria uruguaia e argentina, o famoso assado de tiras. Por sua vez, é um corte feito transversalmente na peça, resultando numa carne equilibrada, ossos pequenos e gordura perfeita.

Já o segundo corte é conhecido carinhosamente como “costelinha ou janelinha com 5 ossos”. Aqui, o açougueiro corta a parte central da costela dianteira pegando os cinco ossos e toda a parte mais suculenta.

Além de entregar um sabor incomparável, o assado é muito rápido e você não corre o risco de ressecar. Eu encontrei um vídeo completo, onde o profissional mostra desde a desossa até o preparo da costela, é imperdível:

Qual a diferença da costela dianteira e traseira?

É natural que a costela traseira seja diferente da dianteira, pois estão em posições distintas no boi. Além disso, a própria textura das carnes é diferente, mas isso não faz uma melhor que a outra, pelo contrário.

Costumo dizer que as diferenças são o grande motivo para você se aventurar com a melhor costela para churrasco, confira:

  • A costela do quarto dianteiro tem menos gordura e colágeno.
  • Por isso, o tempo de preparo e a temperatura mudam bastante.
  • Na costela do traseiro, você precisa de fogo brando para quebrar gordura e colágeno.
  • Já no dianteiro, você pode direcionar mais caloria que a carne continua macia.
  • O nível de gordura entre elas é um fator que deve ser considerado na receita, pois influencia principalmente no sabor.

Portanto, a escolha da costela vai da proposta do churrasco ou das receitas preparadas no forno. No mais, é fazer sem medo porque com costela bovina não tem erro!

Como escolher costela dianteira para churrasco de costela

costela do dianteiro

A melhor costela é aquela obtida de animais de qualidade. Sabe aquela carne de procedência, a partir de gados criados com carinho e cuidado especial? Então, é isso que você precisa buscar.

Só para exemplificar, o gado angus entrega uma costela que supera qualquer corte, até mesmo da costela minga. Pelo menos essa é a opinião de quem não resiste a um bom assado.

Tudo é muito relativo nesse momento, ou seja, quanto melhor o gado, melhor a qualidade da costela. Com isso o preço tende a subir, mas de vez em quando, devemos nos permitir comer uma carne angus de primeira qualidade, concorda?

Principais pontos na hora de escolher a costela

  1. Ossos: prefira cortes que tenham ossos de aparência mais transparente e finos, indicando um animal novo.
  2. Aspecto da carne: observe o tom avermelhado, que precisa ser vibrante. Fuja de carnes acinzentadas e com gordura amarelada demais.
  3. Cheiro da carne: por fim, a costela é um corte que tem um odor natural presente. Então, odores fortes e desagradáveis indicam carne passada.

Como fazer costela do dianteiro de 2 formas exclusivas

Vamos colocar todo seu novo conhecimento à prova? Para tanto, eu selecionei coisas simples, mas que comprovam a versatilidade e qualidade do corte. Dessa maneira, você verá que tem como conciliar economia e sabor com a costela na churrasqueira.

1. Costela dianteira tradicional assada no bafo

Atualmente, as churrasqueiras a bafo são excelentes investimentos para quem não tem muito espaço em casa. Então, seja num churrasco de apartamento ou na área gourmet, a preparação consiste:

  1. Compre uma peça de janelinha com 5 ossos de 2kg e bem carnuda.
  2. Tempere com sal de parrilla e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
  3. Reserve por 10 minutos enquanto ajeita o carvão.
  4. Em seguida, certifique-se de ter um braseiro presente e coloque a carne.
  5. O segredo é tampar a churrasqueira, mas deixar boa entrada de ar.
  6. Isso faz com que o ar circule e cozinhe a carne uniformemente.
  7. Não é preciso mexer nem nada, apenas esperar cerca de 2 horas.
  8. Por fim, retire e reserve por 5 minutos para dar aquela finalização.

Nesse momento, você gastou pouco e está prestes a comer uma carne que conquista qualquer paladar.

BÔNUS: nesse preparo, você pode experimentar lenha para churrasco, como a lenha de laranjeira. A lenha não só ajuda no cozimento perfeito, como também agrega cor e sabor, uma explosão de sabores!

2. Costela do dianteiro em tiras assada no forno

Eu não poderia deixar esta grata surpresa de fora, já que nem todos têm churrasqueira, concorda? E outra, assar costela no forno é uma receita vantajosa de muitas maneiras, como praticidade e sabor divino.

Nesse contexto, a costela deverá estar cortada em tiras, como mencionei no conteúdo. Então, peça ao açougueiro a famosa costela para fazer assado de tiras, combinando com ingredientes como:

  • 1,5kg de tiras de costela
  • 200ml de água
  • 200ml de caldo de carne ou legumes caseiro
  • 7 dentes de alho picados ou batidos
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de tempero Dry Rub
  • 1 lata de cerveja puro malte ou escura
  • Molho shoyu a gosto
  • Azeite a gosto
  • 2 cebolas médias cortadas em rodelas

O preparo consiste em temperar a carne, fazer uma espécie de molho encorpado e assar por 90 minutos. Dá para engrossar o caldo da assadeira depois, usando vinho ou mais caldo caseiro.

Como acompanhamento, asse batata em canoa com alecrim, tomilho e páprica até ficar bem douradinha, bom apetite. Fique com o passo a passo:

Aproveite a costela do dianteiro enquanto ainda está barata

Corre logo para o supermercado porque a costela do dianteiro ainda está ligeiramente em conta, hein? Afinal, depois que todos perceberem o potencial dos cortes proporcionados por essa carne, vai é faltar no açougue.

E você, se encantou com tudo que eu mostrei hoje? Não perca mais tempo e experimente deliciosas versões, combinado? Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com mais pessoas e até a próxima!