Ponta de agulha bovina: Para que serve? Qual parte do boi?

Quer dizer que chegou o momento tão esperado de comprar a costela e o pessoal sugeriu ponta de agulha bovina. Mas afinal, o que é este corte e de onde sai?

Falamos muito da versatilidade da carne bovina, mas é a costela que proporciona incontáveis cortes a partir da mesma peça. E se por um lado isso é vantajoso para o churrasco, por outro, é também a fonte das dúvidas.

Pensando nisso, hoje eu mostrarei tudo sobre a ponta de agulha. Descubra de onde sai o corte que acompanha desde as refeições até os churrascos mais incríveis!

Ponta de agulha bovina: para que serve? Qual parte do boi?

Nem todo mundo chega à mesma conclusão sobre a ponta de agulha de boi, pois cada região tem cortes exclusivos. Porém, segundo o “manual dos cortes bovinos”, a ponta de agulha é a costela localizada entre dianteiro e traseiro.

Então, o corte está posicionado na parte inferior central do boi, representando grande abundância em carne, sabor, textura e qualidade. Na verdade, muitos açougueiros especialistas dizem que só há um tipo de costela, que é a ponta de agulha.

Daí, a partir dessa costela é possível extrair maravilhosos cortes, como:

  • Assado de tiras: famosa costela uruguaia.
  • Costela de churrascaria: corte mais alto com ossos e capa de gordura.
  • Bife de vazio: corte retirado após a última costela da ponta de agulha.
  • Entranha bovina: carne sobressalente à costela que é uma delícia.
  • Matambre: carne que recobre a peça da costela ainda sem desossa.
  • Carne vazio: corte que fica após o último osso e contém o bife de vazio.
  • Costela minga: esse é o corte mais procurado na ponta de agulha.

Portanto, para você que se perguntava o que é ponta de agulha bovina, aí está a resposta mais completa. Em outras palavras, é uma região da costela bovina que nos proporciona uma carne diferente para cada ocasião.

Olha, isso que eu nem entrei na questão da costela gaúcha e costela de ripa. Afinal, eles fogem um pouco da ponta de agulha. Quer ver com seus próprios olhos como é a estrutura e os cortes retirados da costela? Então, confira o vídeo a seguir:

Como saber que você está comprando costela ponta de agulha bovina?

A não ser que você faça churrasco para 40 pessoas, é improvável você comprar a ponta de agulha inteira. Veja bem, em um dos vídeos que eu usei como referência, a peça tinha mais de 23 quilos.

“Nossa, mas então como eu vou fazer meu churrasco de ponta de agulha agora?”. É aí que está a magia do mundo das carnes e do amigo açougueiro, ou seja, a incrível comunicação.

Por exemplo, se você for no açougue e pedir 2kg de ponta de agulha, o profissional sabe o que procura. Nesse caso, ele pode perguntar: “mas é para grelhar, assar ou cozinhar?”. A partir da sua resposta, ele saberá exatamente como cortar.

Uma vez eu pedi 3 quilos de ponta de agulha bovina, porque também não conhecia os cortes. Em seguida, expliquei como eu iria preparar a carne e logo ele sumiu açougue adentro. Pouco tempo depois, ele volta e me deseja um bom churrasco.

Chegando em casa, acendi a churrasqueira, temperei a carne e coloquei para assar, ficou a perfeição em sabor e textura. Outro dia, perguntei qual parte do corte ele tinha me dado. Como resposta, ele escolheu a melhor parte da costela rojão, conhece?

A rojão é a famosa costela minga, mas pegando a porção mais alta de carne entremeada com gordura. Portanto, tudo que você precisa conhecer, são os cortes que compõem a ponta de agulha. No mais, é “tacar fogo” na churrasqueira e ser feliz!

Para que serve a ponta de agulha de boi: 2 preparos versáteis

Não adianta inventar moda, a ponta de agulha bovina é perfeita para fazer costela na churrasqueira. Dependendo do corte escolhido, é possível deixar em braseiro brando por horas a fio, como na costela minga.

Lá pelas bandas do Sul, existem muitas receitas de costelas que datam da época dos tropeiros. Então, não é raro encontrar a costela de 12 horas, preparada lentamente para que o colágeno derreta sobre a carne.

Outro preparo muito consumido é a costela de ripa, também preparada com todo cuidado para que a carne fique desmanchando. Com isso em mente, eu separei dois tipos de receita de ponta de agulha.

1. Costela de churrascaria com ponta de agulha

Começando com um preparo clássico, daqueles de espeto de churrascaria, você vai assar tiras grossas com 4 dedos de costela. Embora pareça exagerado, é aqui que existe equilíbrio entre carne, colágeno e gordura entremeada. Alguns cuidados iniciais:

  • Verifique a peça e retire o excesso de gordura.
  • O excesso é caracterizado por uma gordura mais branca e densa.
  • Em seguida, olhe a parte dos ossos e veja se há membrana.
  • Se tiver, é muito importante tirar, pois ela impede a cocção perfeita.
  • Sem contar que ela vira um verdadeiro chiclete depois de aquecida.
  • Agora, espete abaixo dos ossos, atravessando a peça.
  • Tempere com sal de parrilla e pimenta preta moída na hora a gosto.
  • Deixe o braseiro intenso, colocando os espetos de 40 e 50cm da brasa.
  • Asse primeiro a parte com os ossos por 40 minutos aproximadamente.
  • Por último, vire e asse por mais 30 a 40 minutos de cada lado da carne.
  • Quando dourar por completo, está pronto para degustar.

Não tem erro, pois é uma carne que aguenta bem altas temperaturas por mais tempo. O único cuidado é não deixar ressecar, pois você quer aproveitar a suculência natural, concorda?

2. Receita de ponta de agulha assada no forno

ponta de agulha bovina

A última sugestão é uma forma de confirmar a versatilidade dessa costela e não apenas no churrasco. Para isso, encontrei uma receita de ponta de agulha bovina assada no forno, com deliciosas batatas, anote:

Ingredientes da carne

  • 2kg de costela ponta de agulha (da sua preferência)
  • 1 xícara (chá) de azeite
  • 1 xícara (chá) de mel
  • ½ xícara (chá) de mostarda
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Ingredientes da batata

  • 1,5kg de mini batata com casca
  • 10 tomates secos picados
  • 1 xícara (chá) de requeijão cremoso
  • 100g de queijo muçarela

Esse é um preparo muito simples, pois tudo consiste em temperar e assar no forno. Agora, algo que realmente cai bem aqui, é uma farofa mais cítrica para contrastar com a carne. Tudo isso você encontra diretamente no vídeo a seguir:

A ponta de agulha bovina é a costela que serve para toda ocasião

Uma vez que você aprende os cortes e as características da ponta de agulha bovina, você nunca fica sem opção. Muito porque sua versatilidade se estende da grelha da parrilla aos preparos de forno, levando muito sabor à mesa.

Um segredinho é se aproximar do parceiro açougueiro para comunicar exatamente o que você está procurando. Aposto que existe um corte perfeito para aquela churrasqueada com a galera ou um almoço com a família, aproveite.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com mais pessoas e até a próxima!