Petiscos no palito de dente: 8 Aperitivos fáceis para fazer

A pessoa pode fazer canapés, bruschettas e carpaccio, mas precisa aprender a fazer petiscos no palito de dente.

Isso porque as melhores ocasiões e festividades são feitas a partir da praticidade e versatilidade de um preparo. Sabe aquela receitinha que você junta cubinhos de uma coisa aqui e ali, e resulta em algo que todos adoram?

Então, é disso que estou falando e é isso que você aprenderá hoje. Afinal, selecionei somente os melhores aperitivos para estimular sua criatividade. Acompanhe!

8 ideias de petiscos no palito de dente que rendem aperitivos sensacionais

petiscos no palito de dente

Os petiscos montados nos palitos atendem perfeitamente os momentos mais sofisticados, mas também às ocasiões de descontração. Não à toa, posso citar os petiscos simples que impressionam os amigos, como mini tortinha de frango cremoso.

Isso sem contar que na festa de réveillon, dá para apostar de olhos fechados nos petiscos para Ano Novo. Mas daquele jeito, tudo bem arrumadinho no palito, colorido e com uma cara imperdível. Quer saber como realizar essa mágica? Vamos lá!

1. Petisco de torta fria no palito de dente bem colorida e saborosa

Sabe aquele lanchinho da tarde, feito com pão de forma, fatias de frios e folhas frescas? Então, nossa primeira grande ideia é fazer uma “mini” versão desse lanchinho, que também levará frango desfiado temperado, anote:

  • 250g de frango cozido, temperado e desfiado
  • ½ cebola picadinha
  • 1 dente de alho amassado
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de tomate seco
  • Cheiro-verde a gosto
  • 150g de presunto
  • 1 cenoura ralada
  • Folhas de alface americana
  • Azeitonas a gosto
  • 200g de requeijão cremoso
  • 1 pacote de pão de forma

A cebola e o alho serão usados para refogar o frango com um pouco de sal e pimenta, finalizando com o cheiro-verde. Por conseguinte, a receita consiste em montar lanches com três andares de recheio.

Em seguida, você espeta 9 palitos, ou seja, três fileiras com três palitos e leva à geladeira por 2 horas. Por fim, corte em quadrados perfeitos e tenha irresistíveis petiscos no palito, saboroso e superfácil de fazer. Através do vídeo a seguir você pega os detalhes do preparo:

2. Opção saudável de petisco no palito + 4 variações para fugir da monotonia

Continuando nossa saga, trago até você algumas ideias de petiscos mais saudáveis. Afinal, nem só de bacon, batata e calabresa vive o brasileiro, concorda? E outra, essa é uma forma inclusiva e brilhante de agradar a todos.

Vamos supor que você já esteja de olho nos jogos da seleção brasileira, certo? Desse modo, por que não planejar os melhores petiscos para a copa do mundo?

E nesse meio de campo, perdão pelo trocadilho, tem sempre aquela pessoa que prefere “beliscos” mais leves, né? Logo, nada mais justo do que investir um tempinho para satisfazer tais preferências, olha quanta sugestão interessante:

  1. Palitinho com azeitona, tomate cereja, salame enrolado, um toque de cream cheese e pão integral.
  2. Palitinho com cebola em conserva, pepino japonês, ovo de codorna, toque de maionese caseira, folha de acelga e pão.
  3. Sugestão de torradinha no palito com patê de ricota e ervas, ovo cozido, salame defumado e aipo.
  4. Sugestão de palitinhos de berinjela com parmesão crocante feito na airfryer + molho de mostarda em grãos.

A coisa boa de servir petisco refrescante e suave assim, é poder combinar com os mais complexos molhos. Tem um molho, por exemplo, que leva iogurte, mostarda, mel e especiarias que é a coisa mais “insana” em sabor. Portanto, vale a pena experimentar até criar petiscos originais!

3. Sugestão criativa de petisco no palito com massa pronta de pizza e salsicha

Aposto que muita gente vai dizer que não é petisco, isso e aquilo. Tenho comigo que quem define o que é petisco em nossa mesa, somos nós. Primeiro porque não há regras na criação de aperitivos, e segundo, quanto mais diferente, melhor, né?

Contudo, para facilitar sua vida, o petisco a seguir é feito com apenas 6 ingredientes:

  • Massa de pizza pronta (aquele produto bem maleável)
  • Salsicha defumada fina (tem que ser fina)
  • Mostarda cremosa com grãos
  • Mel para equilibrar a mostarda
  • Gergelim preto e branco
  • Ovo batido

Nossa, de verdade, que ideia “fora da caixa”. Você vai pegar um pedaço de massa de pizza com 10cm de largura por 15cm de comprimento aproximadamente. Em seguida, misture a mostarda com o mel até virar um molho.

Depois disso, espalhe uma colherada desse molho em um dos lados da massa e coloque a salsicha por cima. Feito isso, enrole a salsicha com a massa até formar um “rocambole”. Espete 10 palitos de dentes, deixando um dedo de espaço entre cada um.

O pulo do gato é colocar dois palitos de espetinho a par com o “rocambole” e cortar até o limite. Na sequência, você vai literalmente deitar os cubos de petiscos de um lado para o outro, fazendo assim uma trança.

Para finalizar, pincele ovo sobre a trança, salpique gergelim e leve ao forno a 200° por 12 minutos. Pode parecer trabalhoso, mas é bem simples e o resultado vai espantar você, garanto isso:

4. Petisco de “Globo dos anos 80” divertido e recheado de coisas gostosas

As pessoas mal querem saber do que se trata os ingredientes, pois a primeira pergunta é o porquê do nome. Afinal, como assim, globo dos anos 80? Pois bem, nas festas de aniversário antigamente, as pessoas colocavam um isopor redondo na mesa.

E nesse isopor, espetavam tudo quanto era tipo de “espetinho” de frios, frutas, proteínas e até mesmo doces, como cerejas. Podemos entender como a tábua de frios hoje em dia, mas num formato todo estiloso.

Por conseguinte, os convidados vinham e se serviam à vontade. “Tudo bem, mas por que isso era tão famoso?”. Primeiro porque era tudo muito barato. Além do mais, era uma maneira criativa de servir petiscos simples, mas com elegância.

Assim sendo, a ideia é você reproduzir isso aí em suas comemorações e festividades. Oportunidade ideal para fazer o famoso petisco com ovo de codorna, não acha? Dá só uma olhada nos ingredientes que pode usar:

  • Ovo de codorna (fresco ou em conserva)
  • Azeitonas pretas e verdes
  • Queijo muçarela, prato ou parmesão
  • Salames e embutidos
  • Salsicha simples ou defumada
  • Tomates cerejas e mascote
  • Cubos de pepino japonês
  • Frutas da estação

Enfim, tudo que imaginar e que possa valorizar o visual padronizado está valendo. Não sabe por onde começar? Sem problemas, pegue esse vídeo de apoio aqui:

5. Mini espetinho de frango empanado conta como petisco?

Sim, e como conta. Vamos combinar que todo mundo sabe como fazer iscas de frango, não é verdade? E essa popularidade não é à toa, pois basta temperar as iscas, empanar e fritar, não tem segredo.

Entretanto, o grande segredo aqui está nos temperos para frango que você utiliza. Dessa forma, é possível quebrar um pouco a presença da gordura, algo que pode deixar o petisco pesado.

“Nossa vida, mas em casa tem apenas a coxa e sobrecoxa, tem como fazer?”. Sem dúvidas, esse corte é ainda mais indicado, pois é suculento e entrega um petisco ultra molhadinho.

Uma dica de ouro é usar e abusar das opções de molhos para carne, elemento que complementa esse petisco simples. Está sem ideias? Misture maionese, mostarda, páprica, um toque de mel e bom apetite.

Petisco no palito de dente é algo que todos podem e devem fazer sempre

Boa parte das pessoas espera pela oportunidade perfeita para fazer petiscos no palito de dente. Mas eu sempre reforço que isso independe de qualquer ocasião, ou seja, deu vontade, “mete a cara” e faz.

Dessa forma, você pode servir entre os amigos, mas também aproveitar num final de tarde de canseira, já pensou?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar o conteúdo nas redes sociais. Assim você pode dar uma indireta naquela pessoa que prometeu convidar você para uma noitada de petiscos rápidos e baratos. Até a próxima!