Tira gosto de pobre: 5 Petiscos para gastar pouco

Quando o assunto é tira gosto de pobre, muita gente tem preconceito e acha que estamos falando apenas do amendoim. Ah, não vamos nos esquecer da salsicha [risos].

Contudo, faço questão de bater o pé e defender que os petiscos econômicos costumam ser os mais consumidos. Você chega a comer um “caminhão” de amendoim de casquinha crocante, mas bastam apenas 2 canapés de salmão para “empapuçar”.

Então, você deveria aprender boas ideias, pois cedo ou tarde, acaba tirando vantagem disso. Quer sair na frente? Acompanhe o conteúdo e anote cada ótima dica!

Tira gosto de pobre: 5 petiscos para gastar pouco e comer como a realeza

Não sei o que acontece com as pessoas de sentirem necessidade de rotular determinado preparo. Quando eu achei que o ápice da loucura era o churrasco de pobre, alguém surge com o petisco de pobre. E falo mais, isso é muito relativo.

Isso porque já fui em bares simples, onde o dono me recebeu com um mundaréu de petisco simples. Porém, com uma qualidade e um preparo de dar gosto. Da mesma maneira que frequentei bares chiques, onde nem um amendoim eu ganhei.

Sendo assim, o primeiro passo dessa jornada sem volta, é abrir a mente, pois o resto é por minha conta!

1. Tira gosto com apenas 5 ingredientes é a cara da economia

Se esse tira gosto aqui não representa o petisco de pobre, acho que nenhum outro mais representa. E falo isso porque não tem como ser mais simples, econômico e fácil. Afinal, vamos utilizar apenas ingredientes básicos da cozinha, como:

  • 300g de farinha de trigo
  • 3 alhos bem amassados
  • 1 colher (café) de sal
  • 1 colher (sopa) de vinagre
  • Água até dar o ponto

Olha isso, dá uma boa olhada e me fala se vai sair alguma coisa boa daí? Mas é óbvio que sim, e digo mais, um dos melhores aperitivos para fazer e comer de quilo.

Coloque a farinha numa vasilha, acrescente o alho, o sal e o vinagre. Em seguida, adicione a água aos poucos até dar o ponto. Estimo cerca de 120ml a 130ml de água. Caso passe do ponto, corrija com farinha.

A ideia é misturar bem e sovar levemente até obter uma massa lisa. Por último, abra a massa com um rolo numa espessura fina e use um cortador redondo para tirar círculos. Agora, finalize fritando em óleo bem quente até dourar.

Sério, você acredita que é só isso? A massa fica bem sequinha e crocante, enquanto o sabor é de nos fazer suspirar de emoção, veja o vídeo:

DICA EXTRA: não gosta do sabor do alho? Experimente apenas com sal, água e farinha!

Tudo bem que nem todos são apaixonados pelo alho, como na receita anterior, mas não deixe de fazer por isso. Pelo contrário, encontrei uma outra versão sem alho, onde você precisará apenas:

  • 200ml de água quente
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo + 2 colheres (sopa) de farinha
  • 1 colher (chá) de sal (colher rasa)

O processo é o mesmo, ou seja, misture tudo até formar uma massa lisa. Porém, a diferença aqui é descansar a massa por 20 minutos, depois finalizar de abrir, cortar e fritar. Seu petisco supereconômico está prontinho!

2. Combine massa de pastel redonda e calabresa para um tira gosto diferente

Quem nessa vida não ama um bom petisco com massa de pastel, não é verdade? Esse é um dos poucos produtos que tem uma finalidade específica, mas que usamos para incontáveis outros propósitos.

Nesse caso em especial, você precisará da quantidade que preferir fazer de massa de pastel e linguiça calabresa a gosto. Dessa maneira, corte a calabresa em 4 partes no sentido do comprimento.

Agora, pegue uma folha de massa de pastel redonda e coloque uma tira de calabresa. Depois disso enrole a massa sobre a calabresa e corte em espessura média para fina. O objetivo é manter o pedaço da calabresa envolvido pela massa.

Para finalizar, frite até dourar a massa e cozinhar perfeitamente a calabresa. Agora vai de você escolher um bom molho para mergulhar esse petisco de palito de dente que é prático e surpreendente!

3. Isca de fígado desse jeito representa bem o tira gosto de pobre

Geralmente nós associamos os petiscos apenas às opções frias ou in natura, não é mesmo? Seja com queijos, presuntos, embutidos, pães e demais carnes processadas.

No entanto, algo que representa bem demais o petisco econômico é o fígado acebolado. O truque desse petisco está em como temperar fígado para fritar, considerando também a limpeza da carne. Veja uma sugestão de ingredientes:

  • 500g de fígado cortado em iscas
  • 3 colheres (sopa) de shoyu
  • ½ colher (sopa) de mix de temperos da sua preferência (alho, cebola e cominho processados)
  • 2 cebolas fatiadas
  • 1 tomate sem semente picado
  • ½ pimentão amarelo cortado em tiras finas
  • Azeite a gosto

Primeiramente, tempere o fígado, colocando o shoyu e o azeite por último. Misture muito bem para agregar os temperos e reserve 10 minutos. Em seguida, coloque azeite numa frigideira e frite o fígado temperado até dourar bem.

Agora, adicione o tomate picado, tampe e cozinhe alguns minutos. Por último, inclua a cebola e o pimentão, misture e tampe para cozinhar até murchar.

Você ainda pode escolher aquele belo acompanhamento para fígado acebolado, como um molho ou uma salada. Daí é só servir para a galera ir à loucura!

4. Sugestão elaborada e simples com massa de pastel, queijo e calabresa

tira gosto de pobre

Chegando mais uma opção incrível com massa de pastel, dessa vez você precisará do rolo de massa. Então, pega a visão da minha sugestão:

  1. Abra um pedaço generoso de massa de pastel.
  2. Espalhe requeijão por cima.
  3. Cubra isso com fatias de muçarela.
  4. Sobre o queijo você vai espalhar 1 gomo de calabresa ralada.
  5. Salpique cheiro-verde e outros temperos da sua preferência.
  6. Enrole bem apertadinho e corte em rodelas com dois dedos de espessura.
  7. Acomode tudo numa travessa de vidro, cubra com um pouco de molho de tomate.
  8. Finalize tudo com molho branco cremoso, queijo ralado por cima e leve para gratinar no forno.

O pulo do gato é servir isso em porções separadas, como se fosse uma “falsa lasanha”, demais né? “Tenho apenas a massa redonda de pastel, dá certo?”. Sim, o cuidado fica por conta de enrolar uma quantidade acertada de recheio, mas pode experimentar!

5. Será que combinar cenoura, mortadela e tempero dá alguma coisa? Descubra!

E para fechar nossas dicas de tira gosto, que tal combinar fatias finas de mortadela, com palitos de cenoura cozida? O interessante dessa sugestão é servir numa taça decorativa linda, onde cada pessoa pega sua porção.

Ingredientes

  • 350g de mortadela em fatias finas
  • 2 cenouras cortadas em palito e cozidas por 5 minutos com sal
  • ½ pimenta dedo-de-moça
  • 1 colher (café) de pimenta-do-reino
  • 1 colher (sopa) de orégano
  • Sal e azeite a gosto
  • Vinagre a gosto para equilibrar os sabores

Essa receita é muito fácil, mas ainda assim faço questão que você assista o vídeo para se atentar aos detalhes do preparo:

Seu tira gosto de pobre vai se transformar nos petiscos mais chiques a partir de agora

Depois de tanta opção divina, é impossível falar que o tira gosto de pobre não é maravilhoso, concorda? Agora você sabe mais alguns macetes para pegar todos de surpresa.

Na primeira oportunidade, convide todo mundo para provar a verdadeira essência do petisco simples, mas elaborado no método do preparo.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se eu consegui mostrar a você boas sugestões, compartilhe o conteúdo. Afinal, são coisas simples como estas que transformam o momento de descontração das pessoas, né? Até a próxima!