Tábua de frios para o natal: Como fazer simples e barata?

Ao contrário do que muitos pensam, a tábua de frios para o Natal não precisa ser exorbitante para ser boa. Pelo contrário, opções simples dão resultados incríveis.

Isso porque encontramos diferentes tipos de frios, dos mais caros aos mais tradicionais, mas o que conta é a criatividade da decoração. Você pode usar muçarela barata e apresuntado, e ainda assim criar deliciosas opções coloridas e apetitosas.

E como estamos falando da época natalina, cada detalhe conta para uma tábua inesquecível. Então, confira ótimas dicas, sugestões de decoração e muita coisa bacana para surpreender todo mundo!

Como fazer uma tábua de frios para o Natal simples e barata passo a passo

tábua de frios para o Natal

A tábua de frios vai muito bem no Natal, mas também serve como petisco para Ano Novo, basta algumas alterações. Pensa comigo, no Natal nós queremos impressionar os convidados, mas com um toque mais aconchegante e acolhedor.

1. O que colocar na tábua de frios para o Natal?

Geralmente, quem busca opções de petiscos simples para impressionar os amigos, aposta sem medo na tábua de frios. A razão para isso está na versatilidade das composições, ou seja, você pode gastar muito ou economizar bastante.

Por exemplo, para uma tábua refinada, uma boa opção é o presunto Parma ou o presunto Ibérico, produto espanhol. Já nos queijos, você pode escolher queijo de búfala, muçarela de cabra e por aí vai. Logo, o limite costuma ser nosso bolso.

Com isso, se você está mais “por fora do que asa de xícara”, saiba que as opções podem encarecer rapidamente. É justamente por isso que você precisa saber primeiro a composição perfeita, para depois conseguir reproduzir.

Nesse sentido, saiba que uma boa tábua é formada por três grandes subgêneros: queijos, frios e embutidos.

Quais os melhores queijos baratos para tábua de frios?

Vamos combinar que já foi mais barato consumir queijo nessa vida, não é mesmo? Hoje em dia qualquer pedacinho custa facilmente R$15,00. E como falamos de uma tábua composta por muitos ingredientes, a economia começa aqui.

Entretanto, confesso que economizar nesse momento é meio complicado, já que a tábua precisa de queijo. Por conseguinte, a aposta mais sensata é comprar a boa e velha muçarela na promoção. Além disso, temos outros queijos para ficar de olho:

  1. Queijo da Canastra
  2. Tipo Serrano
  3. Tipo Colonial
  4. Minas frescal
  5. Provolone
  6. Queijo Prato

Todas estas opções possuem um sabor mais suave, ou seja, ajudam bem na composição, mas não são protagonistas. Por outro lado, se quiser colocar suas fichas num único queijo marcante, talvez Gouda e Emmental sejam ideais.

SUGESTÃO BARATA: como esse é o nosso foco, eu sugiro a você comprar a muçarela tradicional e o queijo prato. Ambos são mais em conta, mas quando combinados, favorecem demais a harmonização!

Quais frios e embutidos usar para uma tábua perfeita?

O ponto de atenção na escolha dos produtos de uma tábua, é quanto ao equilíbrio entre salgado e dulçor. Quando falo em salgado, me refiro aos frios e embutidos que variam bastante, como:

  • Presunto
  • Salame
  • Calabresa
  • Lombinho defumado
  • Peito de peru defumado
  • Presunto cru
  • Rosbife curado
  • Presunto Ibérico

Portanto, todos estes são bons exemplos de frios que você pode combinar, contanto que considere o dulçor do queijo escolhido. Logo, se você escolher o queijo gorgonzola e combinar com o salame hamburguês, pode carregar demais os sabores.

Da mesma forma que harmonizar a acidez do queijo Brie com o sabor acentuado do presunto ibérico, compromete a experiência.

Portanto, é tudo questão de bom senso, ou seja, a escolha dos frios deve ser contrabalanceada pela escolha do queijo.

SUGESTÃO BARATA: escolha uma mortadela de qualidade, aquele presunto carnudo da promoção e, quem sabe, fatias de lombinho. Todas estas opções têm um sabor característico que caem como uma luva com a muçarela e o queijo prato!

4 outros ingredientes que não podem ficar de fora

Toda tábua de Natal tem que ter ingredientes como azeitonas e tomatinhos, não é mesmo? São eles que trazem um toque refrescante à ocasião, sem contar os sabores distintos. Diante disso, saiba escolher com sabedoria:

  1. Azeitona tipo Arauco: essa azeitona é maior, mais carnuda e tem um sabor inconfundível. Quando na promoção, pode se tornar uma excelente opção para valorizar suas criações.
  2. Azeitona preta: pessoalmente, uma tábua de frios sem azeitona preta fica incompleta. Nesse caso, compre a que estiver mais barata, que é igualmente maravilhosa.
  3. Tomates: escolha entre tomate cereja ou de rama, pois têm um dulçor fantástico para contrastar os queijos e frios.
  4. Frutas: não preciso nem mencionar o damasco, as uvas e o kiwi, não é mesmo? As frutas são um ingrediente indispensável para deixar tudo bastante leve, refrescante e lindamente colorido.

2. Como montar uma tábua de frios natalina: 3 sugestões e combinações

Enfim chegamos ao momento da verdade, pois é agora que montaremos nossa tábua de frios para o Natal. Lembrando que temos a missão de economizar, tudo bem? Para isso escolhi 3 três composições que podem realmente ser valiosas.

Sugestão 1 – Tábua barata com rolinhos de frios e folhas verdes

Começando por uma versão econômica, aqui você precisará de apenas 7 ingredientes. Obviamente que você pode colocar o que quiser, mas minha sugestão envolve:

  • Fatias de peito de peru
  • Queijo provolone em fatias médias
  • Muçarela em fatias
  • Presunto carnudo fatiado
  • Rodelas de salame
  • Folhas de alface americana frescas
  • Tomates cerejas

A ideia dessa tábua é enrolar os frios como se fossem canudos. Procure enrolar ao menos dois tipos de frios juntos, podendo ser o peito de peru e a muçarela. A montagem é básica, para isso, espalhe a alface, colocando salame e canudos por cima.

No centro da tábua, mais especificamente sobre os canudos, posicione alguns tomates cerejas. Essa tábua pode ser uma receita de entrada fácil para abrir o apetite na ceia!

Sugestão 2 – Tábua com espetinhos de frios e tempero fresco

Apesar de ter alguns ingredientes “mais elaborados” o preparo dessa tábua é ainda mais fácil. A composição consiste em combinar ovo de codorna, tomate cereja ou mascote, uma fatia de presunto, azeitona verde e preta.

Esse espetinho de frios é maravilhoso, simples e versátil. Quer elevar sua qualidade? Então, troque ovo de codorna por muçarela de búfala e presunto por fatias de presunto Parma. Você pode servir com algum molho ou creme para “chuchar” o espetinho!

Sugestão 3 – Tábua de frios diversificada para agradar a todos

Por último, mas não menos importante, temos a tábua variada, que é um quebra-galho para agradar todos os paladares. Isso porque utilizaremos componentes como:

  • Queijo em palito (geralmente encontramos a muçarela)
  • Fatias de lombo defumado
  • Provolone em rodelas com especiarias
  • Queijo prato enroladinho
  • Azeitonas pretas e verdes
  • Salame simples em rodelas finas
  • Calabresa de qualidade em rodelas (pode assar brevemente)
  • 1 pote de amendoim torrado no centro da tábua
  • 1 cacho de uva verde gelada
  • Temperos naturais para realçar os sabores, como orégano, ervas finas e alecrim.

DICA EXCLUSIVA: procure decorar a tábua em formato de árvore de Natal. Por conseguinte, coloque queijo na base, rama de tomate, muçarela em cubos, amêndoas e queijo prato cortado em estrela. Logo acima disso tudo, bolinhas de amendoim crocante e uma estrela bem grande de queijo macio. Veja como fazer tudo isso no vídeo:

3. 7 tipos de complementos que deixam sua tábua de frios natalina atrativa

Nós podemos entender como complemento tudo aquilo que vem para somar à tábua. Dessa maneira, um simples apanhado de amendoim ou castanhas é um excelente exemplo disso.

No entanto, podemos fazer muito melhor do que apenas colocar amendoim, já que dá para combinar:

  1. Frutas desidratadas, como damasco e ameixa.
  2. Frutas frescas, como morango, uva, kiwi, abacaxi, entre outros.
  3. Queijos inteiros para ajudar na decoração.
  4. Torradinhas feitas na hora com toques de tempero de ervas.
  5. As geleias são ótimos complementos, experimente de frutas vermelhas, de jabuticaba ou de frutas amarelas.
  6. Patês são bem-vindos, pois agregam texturas e sabor às combinações.
  7. Ramas de temperos ajudam na aromatização, como alecrim e tomilho frescos.

Daí você prepara também um salpicão de Natal delicioso, com bastantes ingredientes frescos e naturais, será que combina bem? Posso afirmar que sim, é uma verdadeira explosão de sabores em plena ceia de Natal.

O cuidado com a decoração na tábua de frios para o Natal faz toda a diferença!

Conseguiu captar a imensidão de possibilidades quando o assunto é montar uma tábua de frios para o Natal? Saiba que dá para extrapolar muito, de maneira favorável é claro, a fim de garantir uma experiência marcante.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe-as nas redes sociais. Ainda mais se você souber de alguém que todo ano se complica na montagem das tábuas, combinado? Até a próxima!