O que fazer com contrafilé? 5 Receitas para experimentar

O ruim de cozinhar diariamente é esgotar a criatividade, daí ficamos sem saber o que fazer com contrafilé, por exemplo. Isso também acontece na sua cozinha?

E olha que estamos falando de uma carne ultra versátil que se encaixa em todo tipo de preparo. Porém, por mais que tentemos, a imaginação insiste em desaparecer bem no momento de maior necessidade, como almoço ou jantar.

Portanto, sabendo como isso prejudica a refeição das pessoas, criei uma lista com ótimas receitas e dicas. Confira o que preparei para incentivar seu lado chef na cozinha!

Não sabe o que fazer com contrafilé? Experimente estas 5 receitas e me diga o que achou!

A carne contrafilé é incrível de todas as formas, pois podemos fritar, assar, grelhar e até mesmo cozinhar. Contudo, a ideia de que devemos usar apenas como bife acaba tirando da gente a oportunidade de diferenciar os pratos.

Sendo assim, para tentar reverter esse cenário, separei algumas sugestões que sempre costumo fazer por aqui, aproveite cada uma!

1. Contrafilé assado no forno com batata rústica + molho ferrugem fácil

Por acaso você simplesmente pega a peça de contrafilé e coloca para assar no forno? E me conta aqui, alguma vez você percebeu se a carne ficou ressecada? Pois bem, acontece que você não a selou antes, e isso é péssimo para a suculência.

Então, o primeiro passo é aprender como selar a carne, fritando rapidamente na frigideira e finalizando no forno.

Nessa primeira receita, faremos um contrafilé super suculento, com batatas rústicas assadas e um molho dos deuses, anote:

  • Peça de 2kg de contrafilé sem osso (pode ser menor)
  • 4 batatas cortadas pré-cozidas
  • 4 dentes de alho
  • 1 colher (chá) de creme de cebola
  • Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto
  • 250ml de vinho tinto seco
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 folhas de louro
  • Cheiro-verde picado a gosto
  • Orégano a gosto
  • 1 pacote de Champignon
  • Amido de milho ou farinha de trigo dissolvidos em água

Modo de preparo em detalhes

  1. Tempere a carne com alho picado, creme de cebola, azeite, pimenta e sal, massageie a peça.
  2. Em seguida, aqueça azeite na frigideira e sele de todos os lados.
  3. Transfira a carne para uma assadeira e a envolva em duas folhas de papel-alumínio.
  4. Agora, leve ao forno a 200° entre 90 e 110 minutos.
  5. Enquanto isso faremos o molho, colocando cebola, alho e azeite na panela da fritura.
  6. Em fogo baixo, vá mexendo até desgrudar completamente e entre com o restante dos ingredientes.
  7. Após a carne ficar pronta, despeje o líquido do assamento no molho e coe.
  8. Finalize com amido e cogumelos, deixando até reduzir e espessar.
  9. Por último, volte a carne na assadeira, colocando as batatas temperadas, asse até dourar.

Você pode servir a carne inteira ou fatiada, lembre-se de colocar batatas ao lado e espalhar o molho por cima!

2. Aprecie cada garfada do contrafilé recheado assado ao ponto

o que fazer com contrafilé

Você pode até pensar que o contrafilé não é adequado para rechear, que talvez o lagarto recheado seria melhor. Entretanto, peço apenas que continue com a mente aberta, pois o resultado dessa receita é uma explosão de sabor.

Antes de mais nada, é importante comprar uma carne de qualidade, para que a maciez fique evidente na finalização. Geralmente quando encontro, eu uso a parte do fim do contrafilé, próxima da bacia. É aqui que tiramos o chorizo, é maravilhoso.

Para rechear, você precisa abrir a peça, cortando pelas laterais e espalmando. Em seguida, tempere com sal e pimenta e coloque fatias de bacon, muçarela, tomate cereja e manjericão.

O último passo é amarrar bem com barbante, dar um retoque de tempero e levar a carne para assar. Inclusive, esse preparo é bacana porque dá para fazer contrafilé na churrasqueira ou assar no forno, você decide.

DICA EXTRA: se quiser um almoço ainda mais completo, que tal apostar no preparo do arroz biro-biro? É fácil de fazer e fica uma delícia com essa carne ultra recheada, confira no vídeo:

3. Receita de contrafilé na pressão é versatilidade na medida

O que eu mais gosto de fazer quando monto as dicas, é pegar receitas controversas, pois geram uma discussão incrível. Um bom exemplo disso é o churrasco de ossobuco, que é uma carne pouco utilizada na churrasqueira, mas que fica deliciosa.

Por conseguinte, nossa próxima dica é nada mais nada menos do que um contrafilé na panela de pressão, que tal? Para os amantes da carne cozida, essa receita é um deleite de tão saborosa, além de ser simples de fazer.

Ingredientes

  • 1 peça de contrafilé de pelo menos 1,5kg
  • 350ml de cerveja preta
  • 1 sachê de creme de cebola

Pode falar que você achou que seria mais complicado? Com apenas três ingredientes você terá uma das melhores carnes de panela da sua vida. Primeiro, coloque a cerveja e o creme de cebola na panela e misture até ficar homogêneo.

Em seguida, tempere levemente a carne com sal e pimenta e coloque-a dentro do molho. Por fim, você pode cozinhar na panela elétrica ou na pressão tradicional, veja o tempo:

  1. Panela de pressão convencional: cozinhe entre 40 e 45 minutos, pode ser interessante dobrar os ingredientes. Com isso, use 700ml de cerveja preta e 2 sachês de creme de cebola.
  2. Panela de pressão elétrica: já na panela elétrica, o tempo é de 60 minutos na pressão.

4. Picadinho de contrafilé cremoso + sugestão de salada que super combina

Hoje você deu sorte, porque eu peguei uma sugestão direto do meu caderninho de receitas, olha que bacana. Combinando praticidade, facilidade e um sabor de fazer a boca salivar, apresento a você o meu picadinho de carne.

E para acompanhar essa carne suculenta, sugiro uma salada refrescante de acelga, pepino japonês e um pouquinho de repolho roxo. Aliás, o toque de mestre da salada é um molho balsâmico misturado com azeite e suco de limão vinagre.

Nesse contexto, você precisará de poucas coisas, anote aí:

  • 800g de contrafilé picado em tiras médias (não podem ser finas demais)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Páprica defumada, açafrão, colorífico, chimichurri com pimenta e ervas finas
  • Azeite e manteiga na mesma proporção para fritar
  • Molho barbecue a gosto e suficiente para fazer o molho
  • 2 cebolas pequenas picadas
  • 4 dentes de alho picados

Primeiro de tudo, tempere a carne e reserve alguns minutos. A ideia é fritar em pequenas quantidades para não ressecar. Após fritar toda a carne, a frigideira estará pronta para ser deglaçada, então, refogue cebola e alho até murchar.

Se notar que está seco, coloque mais um pouco de manteiga e junte novamente a carne. Finalize com o molho barbecue e deixe reduzir até apurar. Sirva tiras suculentas, com a salada aromática e um arroz branco com alho frito.

5. Contrafilé e churrasqueira é o casamento perfeito, aprenda a fazer!

De tanto escutar o pessoal falar que às vezes eu esqueço dos preparos na churrasqueira, guardei uma última sugestão. Estou falando de um churrasco na grelha feito com contrafilé, mas não é qualquer receita não.

Trata-se do contrafilé na manteiga de alho, feita com temperos naturais para carne que dão sabor e aroma à carne. Por se tratar de um assado que exige toda a nossa atenção, fiz questão de pegar um vídeo para descomplicar sua vida.

Nele você acompanha os processos, a textura do molho de alho e, sobretudo, como dar o ponto de carne ideal. Afinal de contas, se é contrafilé, a suculência e a maciez precisam ser perfeitas, né?

E então, descobriu o que fazer com contrafilé de forma criativa e deliciosa?

Saber o que fazer com contrafilé é fantástico, pois ajuda nas refeições simples, como o contrafilé na frigideira. Mas também nos salva em ocasiões especiais, como na reunião familiar ou naquele encontro romântico, que precisamos impressionar.

E agora, você conhece ao menos 5 razões para guardar este conteúdo com carinho e apreço, concorda?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite a oportunidade para compartilhar o conteúdo nas redes sociais. Assim, você mostra a mais pessoas seus novos conhecimentos gastronômicos. Até a próxima!