Como fazer contrafilé na frigideira? Aprenda fritar e deixar macio

Só de falar sobre como fazer contrafilé na frigideira, sabemos que fortes emoções estão por vir. Afinal, falamos de uma das melhores carnes, seja frita ou assada.

Só que tanta qualidade deve vir acompanhada de um conhecimento aprofundado na arte de grelhar carnes. Antigamente não existia gourmetização, ou você comia carne bem passada e firme ou era o bom e velho ponto malpassado.

Contudo, o mercado evoluiu e hoje dá para fazer carne de toda forma, inclusive um delicioso contrafilé direto na frigideira. Confira!

Como fazer contrafilé na frigideira macio e no ponto perfeito?

como fazer contrafilé na frigideira

1. Como deve ser o corte do contrafilé para frigideira + sugestão de tempero

Você costuma associar o contrafilé apenas aquele bife mais fino? Ou você já compreende que a carne contrafilé tem muito mais a oferecer do que bifes achatados? Esse é o primeiro e mais importante passo antes mesmo de esquentar a chapa.

“Então quer dizer que para dar certo eu preciso comprar apenas aquele corte de carne americano?”. Não necessariamente, pois o contrafilé de açougue dá certo do mesmo jeito.

Quero salientar que a espessura da carne precisa ser bem escolhida, pois é aí que o bife fica macio. Por exemplo, de nada adianta você pegar o contrafilé de uma carne angus, se o bife for fino, dificilmente você terá suculência, compreende?

Além do mais, atualmente você encontra muitos cortes distintos com facilidade, mas destaco dois: bife ancho e bife de chorizo. Embora mera sugestão, recomendo fortemente que experimente.

No entanto, se quiser economizar, chegue no açougue e peça bifes com pelo menos 2 dedos de espessura. “Nossa, mas assim minha carne vai ficar malpassada de tudo”.

Tenha calma e respire fundo, pois abaixo mostrarei como preparar o mesmo corte e de mesma espessura, em pontos diferentes. Primeiro de tudo, vamos aprender como temperar contrafilé.

Sugestão simples de tempero para realçar o sabor natural da carne

Esse momento é sempre de apreensão, pois tempero é pessoal e ninguém deve “meter o bedelho”, concorda? Sempre procuro agradar a todos, por isso, você tem dois caminhos:

  1. Tempero básico: a recomendação aqui é usar apenas sal e pimenta-do-reino. Posteriormente, entramos com manteiga, alho e alecrim, mas é um assunto para mais adiante.
  2. Mix de especiarias e condimentos: em contrapartida, há pessoas que não dispensam bons temperos naturais para carne. De vez em quando confesso que prefiro assim.

Com isso, minha sugestão é temperar com sal, pimenta-do-reino, alho em pasta bem triturado e um toque de tomilho. Você pode fazer uma pasta e esfregar no bife, fica maravilhoso!

2. Técnica exclusiva para fritar contrafilé como profissional + 3 pontos de carne

O caminho para o contrafilé macio depende exclusivamente de três fatores: altura da carne, temperatura da frigideira e ponto desejado. Por exemplo, pessoas que gostam de carne bem passada, automaticamente abrem mão da maciez plena do corte.

Isso porque é improvável ter suculência, uma vez que o líquido da carne desaparece durante a fritura. É por isso que eu sempre recomendo as pessoas abrirem a mente para experimentar a carne ao ponto.

Nem passado demais a ponto de ressecar, nem malpassado a ponto de escorrer aquele líquido avermelhado que deixa alguns desconfortáveis. Independentemente do ponto que você gosta, toda fritura precisa passar por uma reação específica.

Estou falando da reação de “Maillard”, que nada mais é do que a caramelização dos açúcares da carne. Para que isso aconteça, precisamos de:

  1. Frigideira quente na medida.
  2. Carne com corte regular, numa altura boa e em temperatura ambiente.
  3. Selagem rápida e consistente para formar a crosta.

Em outras palavras, tudo se resume a como selar a carne na frigideira. Como resultado do processo de Maillard, todos os líquidos são retidos internamente.

Como fritar contrafilé na frigideira malpassado?

Quem nunca viu aquele amigo que bate no peito e diz: “eu gosto mesmo é de carne malpassada”. Acredito que todo mundo tenha um conhecido desses, não é mesmo? Nesse caso, a fritura é o mais simples possível, você fará assim:

  1. Aqueça bem a frigideira de qualidade, se for de ferro fundido melhor ainda.
  2. Em seguida, acrescente um fio de azeite e espere esquentar.
  3. Na sequência, tempere o contrafilé e coloque sobre o azeite.
  4. Nesse momento é crucial um fogo forte e constante, para selar a superfície da carne.
  5. Um truque é dar uma leve pressionada para garantir máximo contato da carne com a frigideira.
  6. Depois de uns 90 segundos, gire a carne e deixe mais 60 segundos.
  7. Feito isso, vire a carne e repita o processo.
  8. Porém, agora você vai adicionar 1 colher de manteiga, ramos de tomilho e dentes de alho amassados com casca.
  9. O segredo é banhar a carne com o líquido da frigideira por mais 1 a 1 minuto e meio.
  10. Para finalizar, vire a carne e repita.

Nesse preparo aqui é onde você atinge o ponto de carne mais macio, suculento e saboroso. Então, não é necessário fazer mais nada, apenas se deliciar.

DICA EXTRA: se notar que a frigideira está quente demais, abaixe o fogo para não queimar a manteiga, tudo bem?

Como fritar contrafilé na frigideira ao ponto?

Já no contrafilé ao ponto, o processo é basicamente o mesmo. Inclusive o tempo de cada lado, assumindo uma carne de mesma altura. No entanto, o diferencial é que você vai finalizar a carne no forno a 200° por 5 minutos apenas.

Como resultado, o exterior fica completamente selado, apetitoso e o interior fica naquele ponto rosado incrível. Vale ressaltar, que se você não quiser terminar no forno, basta usar um bife levemente mais fino. Daí é só chegar ao ponto regando a carne.

Como fritar contrafilé na frigideira bem passado?

Não adianta, por mais que tentamos mostrar que a carne ao ponto é magnífica e saborosa, a maioria não entende. Assim sendo, nada melhor do que aprender como fazer carne bem passada, no caso, um suculento contrafilé, será que dá jogo?

Novamente, o processo de fritura é o mesmo, pelo mesmo tempo e com a mesma técnica de regar a carne. Todavia, a finalização no forno deve ser feita por 10 minutos a 200°.

Faça isso e aprecie uma carne ainda deliciosa no sabor, mas ligeiramente menos suculenta que as outras.

DICA EXCLUSIVA: independentemente do ponto escolhido, todas têm algo em comum depois de prontas, que é o merecido descanso. Você nunca deve cortar uma carne que acabou de sair da frigideira ou do forno. Afinal, o líquido interno precisa de pelo menos 4 minutos para voltar aos espaços entre as fibras, tudo bem?

Você é uma pessoa meticulosa e detalhista? Veja essas informações úteis!

Você sabia que o ponto da carne está associado à sua temperatura interna, certo? Então, com um termômetro culinário dá para saber a temperatura para não errar na hora de fritar. Isso é genial e você conhece cada ponto agora:

  1. Ponto Bleu: entre 46° e 50°.
  2. Malpassada: frite sua carne até atingir entre 50° e 53°.
  3. Ponto menos: entre 53° e 57° você terá uma carne mais rosada e úmida.
  4. Ao ponto: esse é o ponto mais pedido e consumido, abrangendo 57° a 63°.
  5. Ponto mais: você gosta de um pontinho mais passado do que ao ponto? Então, acompanhe o termômetro até atingir 63° e 67°.
  6. Bem passada: quando seu contrafilé atingir 68°, pode apostar que a umidade e suculência estão fugindo do bife, atenção.

Olha quanta informação interessante para se orientar e nunca mais errar o ponto do contrafilé na frigideira, não é mesmo?

Guarde este guia sobre como fazer contrafilé na frigideira a sete chaves

Enquanto uns acham pecado aprender como fazer contrafilé na frigideira, outros aproveitam os louros de uma carne sensacional e inigualável no sabor.

Se isso é pecado aos olhos dessas pessoas, o que elas diriam do contrafilé na panela de pressão então, né? A verdade é que contrafilé fica bom de qualquer jeito, prova disso é o conteúdo que você acabou de absorver, concorda?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se foram válidas para você, compartilhe com os amigos. Comer carne macia é algo que todos devem ter ao alcance com facilidade, até a próxima!