Churrasco com os amigos: Veja ideias do que fazer e do que levar

Nada reúne mais as pessoas no Brasil do que o churrasco de fim de semana com bons assados, cerveja gelada e aperitivos, por isso, o churrasco com os amigos é tão especial e merece uma comemoração inesquecível.

A vontade de organizar um momento agradável com a galera deixa muita gente em dúvida, sem saber o que servir. E para quem é convidado para um churrasco como esse, a tarefa é ainda mais desafiadora.

Neste conteúdo você encontrará as respostas de que precisa sobre como receber bem os amigos para um churrasco completo, acompanhe!

Vai fazer churrasco com os amigos? 4 ideias para comemorar a amizade em grande estilo

Churrasco com os amigos

Quando se fala em assar uma carninha com os camaradas, geralmente o organizador assume churrasco de grande proporção. Porém, o mais importante mesmo é que todos estarão reunidos, talvez aquele amigo que você não vê há tempos, né?

Então, antes de qualquer coisa, aprecie o momento e valorize cada segundo. Mesmo porque você não precisa mais se preocupar, afinal, eu me encarrego de mostrar o que fazer em um churrasco com os amigos agora!

1. Carnes nobres valorizam a experiência

Todo mundo vai participar da conta do churrasco? Todos estão dispostos a comer bem sem se preocupar com os custos? Então, o churrasco merece ter as carnes nobres mais especiais que o dinheiro pode comprar.

Quando o pessoal embarca na divisão das compras, a festividade ganha novos rumos. Dessa forma, é quase óbvio apontar carnes como picanha, alcatra, contrafilé, filé mignon, costelas de alta qualidade e cortes premium. Ah, tem também o assado de tira.

Contudo, o segredo está na forma de preparar na grelha. Ainda que o sal grosso seja suficiente, por que não ir diferenciar? Olha algumas sugestões para as principais carnes.

Picanha

Convenhamos, picanha clássica na churrasqueira será sempre aquela escolha de segurança. Porém, diferenciar o corte também é valorizá-lo e aqui eu recomendo um tempero com: sal moído médio, páprica defumada, açúcar mascavo, pimenta e azeite. Besunte o tempero por toda a peça ou corte em steaks e grelhe rapidamente!

Alcatra ou contrafilé

A alcatra e contrafilé têm um sabor natural incomparável, é verdade. Mas quando você inventa de temperar com mostarda Dijon, alho, ervas frescas, mel, sal triturado e pimenta preta, é inigualável. Você pode besuntar bifes altos e selar na grelha ao ponto.

Filé mignon

Muita gente vai discordar de que filé mignon é ideal para fazer na churrasqueira. Tudo bem que não é a carne mais fácil de assar, é preciso cuidado para não ressecar. Mas cá entre nós, um tornedor de mignon ao ponto com um molho de chimichurri é uma experiência única. Experimente sem ressalvas.

Costela bovina

Churrasco sem costela é quase a mesma coisa que tomar refrigerante sem gás. Ou seja, não tem graça e não faz o menor sentido. Nesse contexto, a costela minga é um dos melhores cortes para assar em brasa fraca e pelo maior tempo possível. Além disso, o custo-benefício é incrível e você pode assar grandes peças de uma única vez.

2. Carnes de segunda para churrasco são uma preciosidade para economizar

Vamos fugir um pouco do cenário de ostentação? Para isso, vou assumir uma realidade em que os amigos têm que juntar esforços para dividir os custos. Muitos acreditam que não dá para fazer churrasco com carne de segunda, mas como dá!

Inclusive, algumas carnes entregam resultados até melhores do que o próprio filé mignon e, acredite se quiser, a picanha. Por exemplo, se você souber onde comprar carne de qualidade, o próprio miolo do acém fica espetacular na grelha.

Há quem prefira carne com mais gordura, então, o cupim tem um marmoreio que apenas a carne Wagyu é capaz de oferecer. Logo, suculência, sabor e maciez além da conta. Além do miolo de acém e do cupim, você pode experimentar:

  • Peito bovino rende cortes de alta qualidade e maciez.
  • Peixinho bovino é uma carne magra com sabor suave e ótimo preço.
  • Fraldinha é incrível para assar inteira e servir com molhos.
  • Costela da ponta dianteira tem tanta suculência que escorre da carne.

3. Cortes de frango rendem temperos e sabores únicos

cortes de frango

Não sei você, mas eu sou uma pessoa que adere bem ao time do frango no churrasco. Carne ainda barata, cortes versáteis, facilidade para temperar e sabor suave que agrada a maioria. Não tem como deixar a carne de frango de fora do churrasco.

Experimente asa de frango marinada

  • 1kg de asa de frango
  • Shoyu e mel a gosto
  • Suco de limão cravo
  • Alho e gengibre ralados
  • Sal, pimenta-do-reino e azeite

O tempero é supersimples, misture tudo e deixe o azeite por último. Em seguida, mergulhe as asinhas de frango e junte o azeite até formar um tempero bem úmido. Reserve por 8 horas e asse no espeto até dourar.

Peito de frango recheado

  • Peito de frango cortado ao meio
  • Muçarela e presunto picadinhos
  • Tomate seco a gosto
  • Alho em pasta
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite a gosto
  • Alecrim e tomilho a gosto

Primeiro, corte o peito de frango pela metade até formar uma “bolsa”, então, tempere com sal, pimenta, especiarias e azeite. Faça uma pastinha com a muçarela, presunto, alho e tomate seco e recheie o frango. Por último, feche com palitos ou amarre com barbante e grelhe até dourar!

Se você já enjoou de asinha e peito, você pode optar pelo frango a passarinho, coxa e sobrecoxa e coraçãozinho.

4. Sirva espetinhos sensacionais para descomplicar sua vida

Quer ainda mais praticidade no preparo das carnes porque a intenção é dedicar tempo aos convidados? Então, as receitas de espetinhos para churrasco são uma das melhores alternativas, aliás, uma das mais em conta.

Além do que, dá para diferenciar com legumes temperados, queijos, vegetais, mix de carnes e até com frutas, como o abacaxi. Com isso, avalie se é melhor preparar os espetinhos antes ou comprar pronto para agilizar o rango do pessoal.

BÔNUS: crie um cardápio sensacional de acompanhamentos e aperitivos

aperitivos

Os acompanhamentos para churrasco são ideais para incrementar a refeição, mas também para baratear o churrasco. Inclusive, eu já fui em churrascos onde o organizador empanturrou os convidados com arroz à grega e serviu menos carne.

Na minha opinião, os acompanhamentos devem ser usados de forma estratégica para complementar a experiência e satisfazer as pessoas. Aproveite uma lista com as melhores opções:

  • Farofa de banana com cebola, alho, manteiga, tomate e bacon.
  • Vinagrete cítrico com abacaxi, pimentão amarelo, cebola roxa, tomate italiano, coentro, limão e azeite
  • Salada de feijão fradinho puxada no azeite e limão cravo.
  • Maionese de camarão é diferente e saborosa.
  • Legumes grelhados na churrasqueira são práticos e saudáveis.

Churrasco com os amigos é sinônimo de alegria e união e os preparos devem complementar a festividade com qualidade

“Ah, mas e no meu caso que terei que ir ao churrasco de um amigo, o que levar?”. Ué, simplesmente tudo que está na lista acima, ou boas opções de petiscos que enriqueçam o cardápio.

Na realidade, as sugestões de hoje funcionam para ambos os cenários. Aproveite que você descobriu o que fazer no churrasco com os amigos e se planeje com antecedência, especialmente quanto ao número de convidados, compartilhe e até a próxima!