Como temperar frango para churrasco?

Saber como temperar frango para churrasco é uma etapa muito importante nesse processo, para garantir que a carne fique saborosa e devidamente temperada.

Nesse sentido, a escolha do melhor tempero ou combinação varia de pessoa para pessoa. Há aqueles que preferem misturas mais simples, enquanto outros optam por receitas mais elaboradas com diversos ingredientes.

Hoje, traremos uma sugestão para que você possa utilizar como base ao temperar o seu frango para o churrasco. Além disso, forneceremos dicas sobre molhos e como utilizá-los, juntamente com sugestões de cortes ideais.

São muitas informações valiosas, não é mesmo? Então, não perca tempo e prossiga com a leitura para ter acesso a todas essas dicas.

Como temperar frango para churrasco? Veja uma sugestão

como temperar frango para churrasco

Abaixo temos uma sugestão de como temperar frango para churrasco, utilizando uma combinação de ervas frescas e temperos secos. Lembre-se de ajustar as quantidades conforme o seu gosto pessoal.

Ervas frescas:

  • Salsinha: 2 colheres de sopa, picada finamente
  • Cebolinha: 2 colheres de sopa, picada finamente
  • Coentro: 1 colher de sopa, picado finamente
  • Manjericão: 1 colher de sopa, picado finamente

Temperos secos:

  • Alho em pó: 1 colher de sopa
  • Cebola em pó: 1 colher de sopa
  • Páprica doce: 1 colher de sopa
  • Cominho em pó: 1 colher de chá
  • Pimenta-do-reino: 1 colher de chá
  • Sal: 2 colheres de chá (ajuste conforme preferência)

Ingredientes adicionais:

  • Azeite de oliva: 2 colheres de sopa
  • Suco de limão: 2 colheres de sopa

Modo de preparo: 

  1. Primeiramente, em uma tigela, misture todas as ervas frescas picadas. Em seguida, adicione os temperos secos à mistura de ervas frescas e mexa bem. Assim também, acrescente o alho em pó, cebola em pó, páprica doce, cominho em pó, pimenta-do-reino e sal à mistura. Mexa para garantir uma distribuição uniforme dos temperos.
  2. Logo depois, adicione o azeite de oliva e suco de limão à mistura, formando uma pasta. Nesse meio tempo, seque bem os pedaços de frango antes de aplicar o tempero. Depois, espalhe a mistura sobre eles, certificando de cobrir todos os lados.
  3. Na próxima etapa, deixe o frango marinar na geladeira por pelo menos 30 minutos. Para obter melhores resultados, deixe marinar por algumas horas ou durante a noite. Por fim, deixe-o atingir a temperatura ambiente antes de colocá-lo na churrasqueira.
  4. Nos últimos minutos de cozimento, se preferir, pincele com um molho de sua escolha para adicionar sabor e caramelizar a superfície. Após retirar da churrasqueira, deixe o frango descansar por alguns minutos antes de servir.

Dicas de molhos para frango no churrasco

Preparar molhos saborosos para acompanhar o frango pode ser uma ótima ideia. Abaixo, apresentamos algumas sugestões para deixar o seu churrasco ainda melhor e sugestões de como utilizá-los. Confira:

  • Molho barbecue tradicional: A primeira sugestão é o molho barbecue, você vai precisar de ketchup, molho inglês, mostarda, mel, alho em pó, cebola em pó, pimenta-do-reino. Em seguida, cozinhe todos os ingredientes em fogo baixo até obter uma consistência espessa.
  • Molho de mel e mostarda: A segunda opção é o molho de mel e mostarda. Para prepará-lo, você precisará de mostarda Dijon, mel, azeite de oliva, vinagre de maçã e alho picado. Misture bem todos os ingredientes até obter uma textura homogênea.
  • Molho teriyaki caseiro: Por fim, temos o molho teriyaki caseiro. Você precisará de molho de soja, sake (ou vinho branco), açúcar mascavo, alho picado e gengibre ralado. Cozinhe os ingredientes até que o açúcar dissolva e o molho atinja a consistência desejada.

Dicas de aplicação:

Existem algumas formas de utilizar o molho nesse preparo. Em primeiro lugar, você pode aplicá-lo durante os últimos minutos que o frango estiver na grelha, para evitar queimar e garantir mais sabor.

Além disso, experimente também servir à parte para que os convidados possam escolher e experimentar diferentes combinações. Por último, use alguns molhos como base de marinadas antes do churrasco para intensificar o sabor.

Qual a melhor parte do frango para assar na churrasqueira?

Outra dúvida comum é sobre qual a melhor parte do frango para o churrasco. Na realidade, essa escolha pode depender do gosto pessoal, mas alguns cortes são geralmente mais populares devido à sua suculência, tais como:

  • Coxas e sobrecoxas: Muitas pessoas preferem as coxas e sobrecoxas para churrasco devido à quantidade de carne suculenta e à presença da pele, que fica crocante quando grelhada. Essas partes geralmente mantêm a umidade durante o cozimento.
  • Asas e coxinha da asa: As asas e as coxinhas da asa são pequenas, o que significa que cozinham mais rapidamente na churrasqueira. Dessa forma, elas também são ótimas para petiscos durante um churrasco.

O segredo para um bom frango feito na churrasqueira está na preparação e marinada adequadas, além do controle de temperatura durante o cozimento para evitar o ressecamento.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Em conclusão, apresentamos uma sugestão de como temperar frango para churrasco, proporcionando inspiração para que você possa aplicá-la em sua própria casa.

Além disso, compartilhamos outras dicas relevantes nesse processo, esperando sinceramente que tenham sido úteis. Ao seguir nossas orientações, você conseguirá preparar um frango bem temperado e saboroso, que todos irão amar.

Por fim, queremos saber de você, gostou das dicas? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!