Qual o melhor peixe para fazer escabeche?

Você planejou tudo, do prato aos convidados, mas descobriu que não sabe qual o melhor peixe para fazer escabeche. E agora, remarcar ou insistir na refeição especial?

Costumo dizer que na cozinha tudo é questão de “correr atrás do prejuízo”. O acesso à informação é tão facilitado atualmente, que todos podemos fazer qualquer prato. Olha que estou falando desde refeição simples à alta gastronomia, basta querer.

Contudo, escolher o peixe ideal para o escabeche é algo inestimável para o sucesso do preparo. Sorte sua que criei um conteúdo repleto de ótimas dicas, confira!

Qual o melhor peixe para fazer escabeche? O que você precisa saber antes de escolher?

Preparar peixe é fenomenal, pois além de simples em sua maioria, o sabor fica inigualável. Porém, a qualidade na receita de peixe à escabeche depende exclusivamente do pescado utilizado. Afinal, é essencial se atentar a algumas coisas.

A primeira delas é quanto à consistência do peixe. Por exemplo, muitas pessoas conhecem o escabeche de sardinha, que fica com um sabor maravilhoso. Em contrapartida, a sardinha tem uma carne mais macia que pode se desfazer no preparo.

Inclusive, peixes de carne delicada tendem a absorver menos os temperos colocados no preparo. Nesse contexto, escolher o salmão pode ser uma “péssima” ideia, já que as chances de desmanchar são grandes.

Se eu tivesse apenas uma escolha, sem margem para errar porque os convidados estão chegando, eu escolheria o robalo-branco. Afinal, dentre as suas características, temos vantagens incomparáveis, como:

  • Possui carne branca apetitosa e atrativa.
  • Oferece níveis de gordura equilibrados e ideais para escabeche.
  • Sua carne tem a firmeza necessária para suportar o cozimento e a fritura.
  • A consistência garante máximo sabor, pois absorve perfeitamente os temperos naturais para peixe.
  • O sabor é único e valoriza demais o prato.
  • Caso decida fazer uma marinada com vinagre ou limão, o robalo é seu melhor aliado.

Não vou negar, o preço costuma ser salgado igual o bacalhau [risos], mas o resultado é sem precedentes. “Mas eu posso usar outros peixes, talvez mais baratos e econômicos?”.

Sem dúvidas, o que manda mesmo são os temperos escolhidos. Veja algumas outras sugestões interessantes logo a seguir!

6 opções de peixes que vão bem na receita de escabeche

Uma coisa que eu sempre prezo quando estou criando dicas, é abrir o leque de possibilidades. Isso porque às vezes não encontramos o robalo, nos deparamos com uma promoção com outro peixe, enfim, coisas da vida.

Nesse sentido, a lista abaixo é uma mera sugestão de peixes que podem ajudar você a preparar um bom escabeche.

  1. Linguado: linguado faz referência a diversas espécies, geralmente de carne bem branca e consistente. Seu sabor suave e textura firme, garantem um escabeche que encantará a todos.
  2. Piau: peixe encontrado com mais facilidade no Norte do país, o piau já faz parte dos ensopados da Amazônia. Por isso, pode ser uma surpresa incrível para compor o seu prato.
  3. Pescada branca: embora a pescada tenha uma carne macia, a ausência de gordura é um fator que a torna favorável. Carne branca e muito saborosa, é um peixe com pouca espinha que aperfeiçoa a refeição.
  4. Sargo: quem ama uma boa moqueca deve conhecer bem o peixe sargo. Se você busca uma carne que resista aos pratos de longo cozimento, vai gostar muito do sabor deste peixe.
  5. Sarda: apesar de não ser tão comum, o peixe sarda tem um sabor bem marcante. Eu recomendo utilizá-lo em receitas bem condimentadas e de sabores fortes, do contrário, ele sobressai.
  6. Garoupa: quer sabor, consistência certa e maciez? Então, a garoupa é a escolha certa para um preparo de escabeche maravilhoso.

A escolha do peixe certo para fazer escabeche depende muito da receita. Por exemplo, em preparos mais suaves, sem tantos temperos naturais, o certo é usar peixes igualmente delicados.

Por outro lado, se assim como eu você adora uma explosão de sabor na boca, invista em bons peixes memoráveis.

DICA EXCLUSIVA: essa é para acertar em cheio na escolha e criar ainda mais sabor diversificado!

Se mesmo com tanta informação útil, você não conseguir se decidir, tenho a solução. O que você acha de ao invés de colocar suas fichas num único peixe, você escolher dois peixes?

Essa é uma estratégia que dá muito mais segurança na hora de fazer a comida. Primeiro porque garante um prato equilibrado demais, já que terá uma carne mais macia e outra consistente.

Além do mais, é possível criar um sabor ainda mais fantástico, pois você aproveitará duas carnes com características distintas. Uma receita que nunca vou me esquecer, foi um escabeche feito com pescada branca e pirarucu.

Daí eu não sei dizer se a cozinheira usou algum tempero mágico, porque o resultado foi inacreditável. Olha, só de falar a boca até enche de água. Em vista disso, procure peixes que estejam na promoção e elabore diferentes versões únicas.

Receita prática de escabeche com peixe para você guardar a sete chaves

qual o melhor peixe para fazer escabeche

Agora que a teoria está consolidada, vamos aprender um preparo mega delicioso de escabeche de peixe? Os ingredientes, especialmente os temperos do peixe, ficam a seu critério.

Para provar como dá para fazer escabeche com todo tipo de peixe, olha só esse preparo feito com piau. Anote os ingredientes e adapte quaisquer componentes que preferir.

Vale ressaltar, que a receita tradicional mediterrânea consiste em fazer um peixe cozido. O segredo, no entanto, está em marinar o peixe com uma mistura de especiarias, vinagre, azeite e bastante ervas.

Em seguida, tudo isso é cozido juntamente com ingredientes como pimentão, cebola, alho e por aí vai. Porém, trago até você algo bastante diferenciado, você verá do que estou falando.

Ingredientes

  • 1kg de piau cortado em postas, limpo e filetado
  • Suco de 1 limão vinagre grande
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite suficiente para refogar os ingredientes
  • Mix de tempero a gosto (páprica, colorau, açafrão, cebola em pó e coentro em pó)
  • 1 cebola grande picada
  • 6 dentes de alho picados
  • 2 tomates italianos picados
  • ½ pimentão vermelho picado
  • Cheiro-verde picado a gosto
  • 1 colher (sopa) de farinha de mandioca
  • 6 ovos cozidos (opcional)
  • Água suficiente para cobrir o preparo
  • Panela de barro para cozinhar (opcional)

Modo de preparo prático

Tudo começa com o tempero do peixe, que deve estar completamente limpo. Então, coloque primeiro o limão, misture e reserve por 5 minutos. Depois disso, lave rapidamente para tirar o excesso de acidez.

Feito isso, termine de temperar o peixe com as especiarias, condimentos e temperos, misture bem para espalhar. O pulo do gato é fritar o peixe em postas até dourar levemente, reserve.

Comece refogando a cebola e o alho até dourar. Feito isso, vá refogando e adicionando os demais ingredientes. Quando formar molho, junte o peixe, corrija o sal, adicione a farinha e cozinhe até tudo ficar suculento e apetitoso.

Para finalizar, acrescente os ovos e salpique o cheiro-verde, pronto, seu escabeche diferente está pronto. Quer ver na íntegra todo o passo a passo? Dá uma olhada no que separei para você:

Já escolheu qual o melhor peixe para fazer escabeche para sua família?

Uma coisa eu carrego comigo na hora de cozinhar. Sabendo lidar com os ingredientes, toda receita pode ser preparada com aquilo que temos à disposição. No caso do escabeche, todo peixe está valendo.

Daqui em diante, sempre que perguntar qual o melhor peixe para fazer escabeche, saberá que até a sardinha fresca funciona. Tudo vai da forma e do cuidado que você coloca no preparo da comida, certo?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se você realmente se surpreendeu, não deixe de compartilhar. Dessa maneira, mais pessoas chegam à conclusão de que a cozinha é o lugar mais versátil que existe. Até a próxima!