Petisco de peixe: 4 Ideias de tira gosto para fazer

Depois que você aprende boas ideias de petisco de peixe, aquela isca de frango que você adora fica ameaçada. Afinal, tira gosto de peixe é inacreditavelmente versátil.

Nunca vai entrar na minha cabeça que as pessoas ainda deixam o peixe de fora da mesa do tira gosto. Tempos atrás comi uma porção de peixe empanado diferente com batata rústica, acredita que meu paladar está marcado até hoje?

É justamente esse tipo de experiência marcante que eu proponho a você hoje. Então, para descobrir ideias memoráveis, confira a seguir e anote tudo!

Petisco de peixe: 4 ideias de tira gosto para fazer + truques diferentes

petisco de peixe

As pessoas vão direto no frango como carne para tira gosto, isso é ótimo, pois dá para fazer muita coisa. Contudo, o peixe em filé, isca ou cubos suculentos, estimulam ainda mais a imaginação.

Dessa maneira, baseei a lista de hoje em petisco de carne branca que você nunca mais esquecerá. Sendo assim, mantenha a mente receptiva, pois vamos além da tradicional isca de tilápia, pode acreditar!

1. Quer ter uma experiência britânica? Aprecie o “fish and chips” agora mesmo!

Essa primeira ideia de petisco com peixe é uma sugestão pessoal, que tem um pé lá no Reino Unido. Por acaso você já ouviu falar de fish and chips? Em tradução direta, é: peixe e fritas, simples assim, sem enrolação ou rodeio.

O grande diferencial, no entanto, está na forma como o empanado é feito. Isso porque ao invés de empanar peixe da maneira tradicional, utiliza-se uma mistura mais líquida e cremosa.

Chamado de polme, é um preparo que rende uma massa mole para envolver as lascas de peixe ao empanar. A mistura é feita com farinha de trigo, cerveja e uma pontinha de fermento em pó, olha que genial, né?

Em seguida, você tempera o peixe com sal, pimenta-do-reino e raspas de limão. Depois é só mergulhar no polme e fritar em óleo quente. Quanto às batatas, você pode cortar em canoas finas e fritar ou assar, lembrando de temperar com páprica e sal.

Por fim, a porção é servida com o peixe empanado e frito muito suculento e batatas crocantes. Para fechar com chave de ouro, que tal um molho especial para carne? Pode ser o tártaro que é campeão nessa harmonização.

DICA EXTRA: “nossa vida, mas em casa não entra cerveja, e agora?”. Bom, dá para substituir por água com gás, pois precisamos mesmo é da gaseificação do líquido. Veja o vídeo completo para entender tudo, inclusive as medidas:

2. Petisco saudável de isca de peixe assado no forno irresistível

Por mais que a gente tenta fugir dos petiscos simples com peixe, infelizmente não dá. E a razão disso é que eles são versáteis e proporcionam maravilhosas opções rápidas e deliciosas.

Por isso, trago até você uma ideia de isca empanada, bem diferente. Ao invés de fritar em óleo, pois acaba encharcado, nós vamos assar as iscas, anote os ingredientes:

  • 400g de peixe de carne branca (pode ser tilápia ou merluza)
  • Suco de 1 limão cravo
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 xícara (chá) de farinha de mandioca tipo biju
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 ovos quebrados batidos
  • Parmesão fresco ralado para misturar na hora de empanar (totalmente opcional)

Modo de preparo completo

  1. Corte o peixe em tiras grossas com 1 dedo de espessura.
  2. Em seguida, coloque o peixe num recipiente e tempere com suco de limão, sal e pimenta.
  3. O segredo é usar pouco limão, pois a acidez tende a “cozinhar” o peixe.
  4. Como sabemos, isso aqui não é receita de ceviche, então, maneire.
  5. Após misturar, mexa para pegar os temperos em tudo e vamos empanar.
  6. Para isso, tempere os ovos batidos, bem como as farinhas, criando mais camada de sabor.
  7. A sequência para empanar é passar na farinha de trigo, no ovo e na farinha de mandioca.
  8. Por fim, forre uma assadeira com alumínio e besunte azeite.
  9. Disponha as iscas deixando espaço entre elas e leve ao forno.
  10. A temperatura é de 180° e o tempo é 20 minutos, virando na metade do tempo.

Sabe o que está faltando agora? Um bom molho para comer com peixe. Eu sugiro algo mais puxado ao cítrico, como molho de limão. Quem sabe um molho mais agridoce apimentado funcione bem, você quem decide!

DICA EXTRA: se você encontrar em sua região, pode ser interessante utilizar o peixe congrio. A carne desse peixe nobre é bem parecida com merluza, mas o diferencial é a firmeza elevada da carne. Como resultado, isso facilita na hora de empanar e fritar, pois garante que não vai desmanchar.

3. Petisco de peixe sem bacalhau parece que fica incompleto, aprenda a fazer!

Eu poderia apenas trazer uma sugestão convencional com bacalhau, mas decidi mostrar uma receita portuguesa, olha que interessante. Por lá, o tira gosto é chamado de “patanisca de bacalhau”.

Na prática, nada mais é do que lasca de bacalhau empanada numa mistura com farinha e frita. Embora o resultado pareça simples, de ordinário o sabor não tem nada. Afinal, ainda estamos falando de bacalhau, que é o suprassumo dos peixes, né?

  • 400g de bacalhau (dessalgado e levemente cozido)
  • 2 ovos
  • 1 cebola
  • 1 ramo de salsa
  • 140g de farinha com fermento
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite a gosto
  • Água do cozimento do bacalhau suficiente para finalizar o preparo

Não se preocupe porque achei um vídeo bem detalhado para te ajudar. Gostaria apenas de dizer que o resultado é um bolinho de bacalhau muito saboroso. Inclusive, dá para combinar com molhos e cremes apimentados.

Portanto, é uma ideia muito válida de petisco simples para receber e impressionar os amigos, o que você acha?

4. Petisco delicioso de peixe feito com batata e frito ultra crocante

E para fechar nossa lista de ideias de tira gosto, tinha que ter um bolinho muito crocante e macio, né? Mas quando o preparo é simples, tudo fica ainda mais atrativo e apetitoso.

Ingredientes

  • 250g de batata cozida
  • 500g de tilápia grelhada e desfiada
  • 1 cebola picada
  • 1 xícara (chá) de cebolinha
  • Coentro picado a gosto
  • 50ml de azeite
  • 200g de farinha de rosca
  • 1 colher (chá) de pimenta-do-reino
  • 2 ovos
  • Sal a gosto

O grande segredo para formar uma massa saborosa, é misturar o peixe desfiado com a batata cozida e amassada. Em seguida, junte o restante dos ingredientes, deixando os ovos por último.

Quando terminar de misturar, terá uma massa consistente, cheia de temperos e pronta para ser empanada. Por conseguinte, enrole no formato desejado, empane em farinha de trigo, ovo batido e na farinha Panko. Reserve alguns minutos.

Enquanto isso, aqueça o óleo até começar a borbulhar e frite os bolinhos até dourar. Vale ressaltar que você precisa estar sempre de olho naquela casquinha crocante, hein?

DICA EXTRA: quer incrementar sua receita? Tirando ingredientes que soltam líquidos, como tomate, prefira componentes mais enxutos. Nesse sentido, ressalto a azeitona, alho-poró, pedacinhos de palmito, bacon frito, milho e ervilha. Tudo isso incrementa o recheio e transforma o bolinho simples!

Petisco de peixe é puro sabor e versatilidade, impressione todo mundo!

Há quem diga que o petisco de peixe é a tradução do tira gosto de pobre. Porém, eu discordo completamente de todas as afirmações nesta sentença. Primeiro, seja petisco ou tira gosto, a intenção é fazer algo rápido, prático e gostoso.

Nesse contexto, tudo deve ser igualmente econômico, desde a bruschetta crocante ao amendoim torrado. No final de contas, o que conta de verdade é a união propiciada por este “quitute”.

Em poucas palavras, vale mesmo é a roda cheia de amigos e conversa boa, concorda? Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que cada um dos petiscos mostrados possa oportunizar incontáveis receitas únicas.

Aliás, se você puder, seria bacana compartilhar nas redes sociais, mostrando ideias criativas para conhecidos e amigos. Até a próxima!