Como empanar peixe para fritar: 5 Ideias para ficar perfeito

Se você quer aprender como empanar peixe para fritar, saiba que o segredo consiste em repetir o preparo e escolher os ingredientes certos.

Hoje em dia existem diferentes misturas criadas especialmente para o peixe empanado perfeito, e cada uma guarda segredos únicos. Há quem utilize apenas fubá, outros fazem uma mistura líquida, sem contar quem simplesmente passa só na farinha.

Diante de todas essas possibilidades, fiz uma seleção incrível com 5 combinações para preparar o verdadeiro peixe empanado. Vamos conferir?

Como empanar peixe para fritar: 5 ideias maravilhosas para empanar

como empanar peixe

Posso falar por experiência própria que empanar peixe é uma questão de insistência. Quando comecei a empanar minhas receitas, confesso que a maioria dava errado. Ou o peixe não pegava a mistura ou a casquinha soltava logo depois de frita.

Então, entendo como pode ser frustrante quando isso acontece. Porém, a teimosia era maior que as decepções, e foi onde entendi que poderia ajustar um ingrediente aqui e outro ali. Como resultado, hoje meu filé de peixe frito fica divino.

1. Empanar peixe para fritar com farinha de trigo e amido de milho

Um bom lugar para conhecer empanamentos diferentes é na praia. Sabe quando você está lá e recorre à lanchonete para pedir uma porção de iscas empanadas e crocantes? Então, a mistura utilizada aqui é um pouco parecida:

  • 150g farinha de trigo;
  • 75g amido de milho;
  • 1g bicarbonato de sódio;
  • 4g fermento em pó;
  • 2ml vinagre de álcool;
  • 265ml Água;
  • Farinha de trigo suficiente (selar o peixe).

Numa tigela, coloque a farinha, amido de milho, bicarbonato, fermento, sal, vinagre e por último a água. A combinação do vinagre, bicarbonato e fermento, forma uma reação química que dá muita leveza à massa.

Em seguida, misture com um fuê até formar uma massa homogênea. Depois você deve passar o peixe na farinha de trigo seca temperada com sal, na mistura, voltar à farinha de trigo para selar e fritar até dourar.

Recomendo um molho tártaro divino como dica de acompanhamento para peixe, pois combina e valoriza o sabor do peixe. Confira o passo a passo pelo vídeo:

2. Empanar peixe para fritar com fubá e farinha de trigo

Essa segunda opção é mais básica para o dia a dia mesmo, que é onde a agilidade é valiosa. Dessa forma, esqueça a adição de bicarbonato, fermento ou mesmo vinagre, pois tudo que você precisa é:

  • 100g de fubá (talvez precise de mais, depende da quantidade de peixe)
  • 100g de farinha de trigo (talvez precise mais para empanar tudo)

Coloque os ingredientes numa tigela e misture. Incremente com um pouco de pimenta-do-reino e sal.

O pulo do gato para deixar esse preparo ainda mais saboroso, é escolher temperos para peixe que sejam simples. Com isso, utilize apenas limão e sal. Espalhe por todas as tiras, reserve por 10 minutos para pegar o sabor.

Em seguida, passe individualmente as tiras na farinha até cobrir e já pode fritar em óleo quente, tudo muito rápido e prático!

3. Mistura para empanar peixe crocante

Na maioria das vezes as pessoas não aproveitam a versatilidade do empanamento. Ao invés de usar ingredientes que agregam textura, acabam ficando no básico.

Para fazer isso não é necessário gastar mais ou ter mais conhecimento. E prova disso é a minha próxima sugestão. Todos já comemos aquele steak de frango frito, não é verdade? Você precisa apenas de ingredientes como:

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 2 xícaras (chá) farinha de milho flocada
  • Óleo suficiente para fritar

Antes de mais nada, misture a água com o amido de milho até dissolver. Em seguida, coloque a farinha de trigo numa tigela e a farinha de milho flocada em outra. Esse preparo fica todo especial com marinada para peixe, pois segura o sabor.

Agora, passe as iscas ou tiras já temperadas na farinha de trigo, na mistura líquida e finalize na farinha flocada de milho. Por fim, frite até dourar e tenha um dos peixes empanados mais crocantes que já comeu!

DICA EXTRA: se quiser dar um toque gourmet à receita, basta substituir a farinha de milho flocada pela farinha Panko. Essa farinha tem os flocos mais alongados, crocantes e ajuda o peixe absorver menos óleo da fritura, ou seja, fica sequinho!

4. Sugestão de mistura para empanar filé de peixe inteiro

Tenho uma bela surpresa para os amantes do peixe frito inteiro. Estou falando de um “creme” em que você mergulha os filés e frita na sequência.

Desse modo, os ingredientes são bem simples, como suco de limão, especiarias, salsa desidratada, chimichurri, sal, pimenta-do-reino e farinha de trigo que baste. Adicione os ingredientes numa tigela, acrescente a farinha e vá dosando com a água.

A ideia é fazer um creme homogêneo e mais consistente, por isso, maneire na água. Por último, ajuste o sal, mergulhe os filés temperados e frite até ficar douradinho e suculento. Essa é uma boa forma de fritar peixe com farinha de trigo.

O resultado é um peixe sequinho, crocante e parecidíssimo com o tempurá, só que ao invés de legumes, temos uma carne branquinha e muito macia. Veja todos os detalhes na receita:

5. Experimente empanar o peixe de forma leve e com um toque verde

Nossa última sugestão é, na verdade, uma receita completa. Isso porque acho interessante compartilhar com você um método que exige poucas coisas e é muito fácil.

  • 500g de filé de polaca (peixe de carne branquinha)
  • 200g de farinha de trigo
  • Coentro, pimenta-do-reino e sal a gosto

Vale ressaltar que a polaca precisa estar descongelada por completo. Para isso você tem que saber como descongelar peixe para garantir maciez e textura.

Feito isso, tempere o peixe com sal, pimenta e coentro picado. Se preferir, pode colocar um pouco de suco de limão siciliano. Em seguida, passe na farinha de trigo, mas o truque de mestre é pressionar levemente a farinha contra o peixe para grudar.

Depois basta colocar em óleo quente, dois filés por vez e fritar até ganhar uma cor maravilhosa e atrativa. Você vai notar que fica sequinho, e o coentro traz um sabor diferenciado ao peixe, não deixe de fazer dessa forma!

Escolha uma forma de empanar peixe para fritar

Outra dica muito valiosa que dou, é usar o que tiver disponível na despensa de casa mesmo.

Então, não é preciso ir ao mercado, pois os melhores peixes empanados são aqueles que fazemos em cima da hora, e agora você tem muitas dicas interessantes.

A partir desse momento, sempre que tiver dúvidas sobre como empanar peixe, utilize esse conteúdo como guia. Afinal, fiz questão de sugerir praticamente todo tipo de empanado para peixe, a fim de realmente facilitar sua vida, aproveite!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe as sugestões com amigos e familiares, tem sempre alguém em apuros no momento de lidar com o peixe. Até a próxima!