Farofa de calabresa: Veja 4 receitas para fazer

Farofa é aquele tipo de receita que você mistura tudo e o resultado é inacreditável, inclusive a farofa de calabresa.

Acompanhando carnes assadas, cozidos, almoços e churrascos, praticamente todo mundo tem uma receitinha querida para impressionar a todos, né? Porém, o desafio é encontrar a inspiração para diversificar os preparos, criando receitas únicas.

Então, fiz questão de elencar 4 receitas sensacionais, onde a calabresa é protagonista. Confira ótimas dicas e aprenda versões maravilhosas para qualquer ocasião!

Farofa de calabresa: veja 4 receitas deliciosas e fáceis de fazer + ideia surpresa

farofa de calabresa

O curioso da farofa é que nem sempre ela surge como um prato planejado, mas como uma forma de reaproveitamento. Por exemplo, você decidiu fazer um suculento filé mignon suíno na panela de pressão, certo?

Desse modo, após o preparo você nota que sobrou aquela “crostinha” no fundo da panela. Pronto, você coloca cebola, alho, calabresa picada, um pouco de tomate e mistura tudo. Para finalizar, adiciona farinha e a farofa está pronta.

E você pode fazer isso com qualquer receita. Não à toa, dentre as opções de farofa para acompanhar lombo assado, a receita de calabresa é uma excelente pedida.

1. Sugestão de farofa de calabresa fácil e muito rápida

Pessoalmente, a farofa perfeita é aquela que você alcança o equilíbrio nos sabores, mas de maneira prática. Isso porque a base dessa receita clássica é justamente a agilidade de compor os ingredientes, para acompanhar os pratos principais.

Diante disso, abriremos nossa lista com uma receitinha campeã que, embora leve muitos ingredientes, é prática e fica espetacular, anote:

  • ¼ xícara (chá) de bacon picadinho
  • ¼ xícara (chá) de azeite
  • 1 + ½ linguiça calabresa cozida, defumada e picada
  • 1 xícara (chá) de cenoura ralada
  • 3 ovos cozidos picados grosseiramente
  • 1 lata de milho em conserva (sem a conserva)
  • 1 xícara (chá) de farinha de mandioca
  • Sal, pimenta-do-reino e pimenta branca a gosto
  • Toque de pimenta caiena (opcional)
  • ½ xícara (chá) de cheiro-verde picado

Antes de mais nada, você precisa saber como tirar a pele da calabresa. Por favor, não vá colocar calabresa com a pele, hein? Feito isso, coloque o bacon, a calabresa e o azeite numa frigideira.

Em fogo médio, frite até dourar, você pode confirmar isso pela quantidade de gordura. Em seguida, junte a cenoura e o milho, misturando para fritar até murchar a cenoura.

Por último, coloque a farinha e mexa para absorver toda a gordura da fritura. Para finalizar, acrescente o ovo e o cheiro-verde, dê uma última mexida e está pronta sua farofa. Fica úmida, suculenta, saborosa e perfeita para enriquecer a refeição.

DICA EXTRA: já que o filé mignon suíno no forno fica divino de tão suculento, recomendo combinar com essa farofa. Na realidade, esse preparo vai bem demais com todo assado, já que tem umidade “para dar e vender”!

2. Essa você nunca experimentou, farofa de calabresa com couve é perfeita!

Existem farofas e farofas, mas poucas se igualam ao sabor da receita com couve. Tradicionalmente servida como um complemento ao tempero da feijoada, a couve na farofa traz uma textura diferente e agradável.

Ingredientes

  • 1 maço de couve manteiga (lavada e picada bem fina)
  • 2 xícaras (chá) de farofa temperada
  • 1 xícara (chá) de calabresa defumada cortada em rodelas
  • 1 xícara (chá) de bacon picado
  • Azeite a gosto
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Diferentemente dos preparos convencionais, aqui temos duas grandes mudanças. A primeira é a quantidade de manteiga, se considerarmos o bacon e a calabresa, pode até parecer exagerado. Contudo, garanto que dá super certo.

A segunda mudança diz respeito ao tipo de calabresa. Ao invés de usar a calabresa tradicional, troque pela linguiça calabresa fininha. Além do sabor distinto, oferece uma consistência diferente que, combinada com a couve, fica uma explosão de sabor.

3. Está na hora de aprender uma farofa de calabresa com alho-poró

Convenhamos que o alho-poró ainda é pouco utilizado na cozinha brasileira, né? Você aí mesmo, qual foi a última vez que usou esse ingrediente em alguma receita? Particularmente, gosto muito desse vegetal e acabo usando em muitas preparações.

Por exemplo, quando preparo marinada para frango, faço questão de colocar nem que seja um pedaço. Ah, no próprio arroz do dia a dia costumo usar, pois dá um sabor incrível. Mas foi só recentemente que descobri como fica maravilhoso na farofa.

Nesse caso, você pode usar linguiça calabresa cozida e defumada, bacon, alho, cebola, manteiga, sal, pimenta-do-reino e alho-poró. Como de costume, frite o bacon e a calabresa até ficar douradinho, juntando alho, cebola e temperos.

Assim que a cebola refogar levemente, entre com o alho-poró bem picado, ou se preferir, em rodelas. Por conseguinte, quando notar que o alho-poró murchou, é hora de juntar farinha de mandioca aos poucos.

Finalize com um pouco de cheiro-verde picado e apaixone-se por essa farofa com calabresa super diferente e deliciosa!

DICA EXTRA: caso você não tenha o hábito de comer alho-poró, recomendo picar bem miudinho. Isso porque quando o colocamos em rodelas, seu sabor fica bem ressaltado, o que pode atrapalhar a experiência dos desavisados!

4. Receita de farofa de calabresa com banana para turbinar seu churrasco

Um bom churrasco é composto por diferentes elementos, como uma boa carne, acompanhamentos cuidadosamente selecionados e, claro, pela farofa bem-feita.

Então, se você ainda não escolheu a farofa ideal, já vai anotando aí essa sugestão. Olha só que formidável: farofa de banana com calabresa, recheada de ingredientes coloridos, saborosos e simples.

Ingredientes

  • 1 gomo de linguiça calabresa picada
  • 50g de bacon picado
  • 2 bananas nanicas picadas (pode ser banana-da-terra)
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 3 colheres (sopa) de salsinha picada
  • 1 + ½ xícara (chá) de farinha de milho (pode ser a flocada)
  • Cheiro-verde picado a gosto
  • Sal, pimenta-do-reino e açafrão a gosto

Sempre que você ouvir falar de farofa com calabresa e bacon, saiba que estes ingredientes entram primeiro na frigideira. Depois vem cebola, alho e os demais ingredientes, correto? Nessa sugestão aqui, você tem duas alternativas de preparo:

  1. Juntar a banana crua: esse é o preparo mais tradicional, pois a banana entra por último ainda crua. Somente depois disso é que você coloca a farinha. Desse modo, você sente o sabor mais natural da banana.
  2. Juntar a banana “caramelizada”: agora, se você quer aprimorar a preparação, refogue a banana em manteiga até dourar. Com isso, o sabor fica ainda mais apurado e equilibra bem com a calabresa.

Na minha opinião, você deve experimentar ambos os preparos, mas a banana caramelizada na manteiga é algo extraordinário.

DICA EXCLUSIVA: como diferenciar a farofa de banana com calabresa

Sempre que eu apresento uma receita que eu já considero diferente, adoro ir em busca de versões ainda mais exclusivas. E no caso da farofa, é fundamental ter outras cartas na manga para renovar o cardápio, independentemente da refeição.

Nesse sentido, separei outra sugestão de farofa com calabresa e banana que é um arraso de sabor. Afinal, dá para incrementar com castanhas e nozes picadas, azeitona, cenoura, pimentões, pimentas picantes, noz moscada e raspas de limão.

Olha só quantos ingredientes únicos que, combinados, criam uma farofa perfeita de calabresa.

SUGESTÃO NORDESTINA: farofa é tão versátil, que conseguimos pegar uma receita qualquer e dar aquele belo toque regional. Nesse contexto, que tal acrescentar pedacinhos de carne seca, isto é, a famosa carne de jabá? Apenas experimente!

Farofa de calabresa é simples, mas acompanha muito bem as refeições mais completas!

Vem cá, me diz se você achou que existiam tantas formas criativas e saborosas de preparar uma farofa de calabresa?

Acredito que não, e agora tudo depende de você pegar o que já é bom e dar seu toque pessoal. No fim das contas, quando o assunto é farofa, não existem limites, não é mesmo?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se foram úteis para você, podem ser igualmente valiosas para outras pessoas. Sendo assim, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais, tudo bem? Até a próxima!