Farofa para acompanhar lombo assado: Receita rápida e simples

Se você está com dificuldade para escolher a melhor farofa para acompanhar lombo assado, se prepare, porque conhecerá opções maravilhosas.

Por ser barato, saboroso e fácil de assar, o lombo suíno é muito consumido. Porém, o acesso facilitado à carne mais barata, deixa muita gente em dúvida ao mudar um pouco as receitas. Mas não hoje, pois você deu sorte de encontrar este conteúdo.

Afinal, separei uma receita completa, bem detalhada e fácil. Além disso, fiz uma seleção imperdível de dicas sensacionais para aprimorar seu cardápio!

Receita rápida e sensacional de farofa para acompanhar lombo assado

farofa para acompanhar lombo assado

A primeira opção que pode parecer atrativa é a receita de farofa para churrasco, pois falamos de lombo assado, concorda? Só que nem toda farofa que se encaixa na categoria “churrasco” é, de fato, a melhor alternativa.

Pensa comigo, a farofa feita para churrasco costuma ser mais sequinha e “esfarelenta”, justamente para envolver aquela picanha na churrasqueira. Sabe quando você mergulha um pedaço bem suculento na farofa? Então, mas com lombo é diferente.

Isso porque quando assamos lombo de porco no forno ou churrasqueira, a carne tende a ficar mais enxuta. Por conseguinte, a farofa precisa ser mais molhadinha para que a refeição seja melhor aproveitada. Com isso, tenho a receita perfeita!

Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 2 gomos de linguiça (apenas a carne)
  • 2 cebolas médias picadas
  • 150g de bacon em cubos
  • 3 ovos
  • 200g de farinha de rosca (ou suficiente para dar o ponto)
  • 100g de farinha de mandioca (ou suficiente para dar o ponto)
  • 1 lata de milho sem a conserva
  • Tempero baiano, orégano, páprica doce e cheiro-verde a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  1. Numa panela, coloque o óleo, fritando a linguiça e o bacon até dourar bem.
  2. Em seguida, acrescente a cebola, misture e frite para refogar.
  3. Depois disso, junte os ovos, mexa para romper gema e clara e frite até incorporar na mistura.
  4. Na sequência, coloque a farinha de rosca e mexa.
  5. Agora, entre com milho, sal, pimenta e o restante dos temperos.
  6. Nesse momento, a farofa ganha forma, mas ainda falta um “pontinho” de farinha de mandioca.
  7. Portanto, acrescente aos poucos, mexendo para agregar e chegar no ponto desejado.
  8. Para finalizar, salpique cheiro-verde para dar cor e sabor e misture.

DICA EXTRA: a farofa para acompanhar lombo assado precisa ser úmida

Você percebeu como nós juntamos os melhores ingredientes numa única receita? Estou falando do bacon, linguiça, ovo e milho, que entregam uma combinação divina.

“Notei que minha farofa ficou um pouco seca, o que posso fazer para resolver isso?”. Simples, a alternativa mais certeira é regar o preparo com azeite, ainda no fogo. Além da umidade adicional, o azeite traz uma nova camada e abundância de sabor.

Essa receita pode até parecer com a farofa de ovo, mas posso garantir que harmoniza muito melhor com lombo. Independentemente de você excluir a linguiça, deixar apenas o bacon ou trocar os temperos, a umidade precisa estar lá.

E nesse contexto, um ingrediente que favorece demais a farofa molhadinha, é a couve cozida. Para isso, refogue cebola e alho no azeite até dourar. Em seguida, junte 6 folhas de couve fatiadas finas, misture e deixe até murchar.

Acontece que a couve cozida é rica em umidade e transfere exatamente essa qualidade à farofa. Se você já fez couve para feijoada, saiba que o preparo segue basicamente na mesma linha!

3 ideias de farofas “frutadas” que combinam demais com lombo assado

Sempre que discutimos as melhores opções de acompanhamento para lombo de porco, surgem muitas receitas com ingredientes diferenciados. Quem nunca comeu aquele arroz à grega repleto de legumes? Ou quem sabe uma salada tropical, né?

Gostaria de destacar a presença das frutas cítricas, tanto no molho para carne suína, quanto nos demais preparos. Entretanto, pouca gente aproveita a presença destes ingredientes na farofa, você acredita?

E para provar esse cenário de puro sabor, cores e muita variedade, separei 3 sugestões. São ideias de farofa para acompanhar lombo de porco que ficam um arraso.

Sugestão 1 – Farofa de abacaxi deliciosa para lombo

Quem curte uma farofa diferente, vai se amarrar na sugestão feita com abacaxi. Nesse caso em específico, a receita toda é muito simples.

Você frita o bacon na manteiga, refoga a cebola, junta o abacaxi, finalizando com farinha e cheiro-verde, veja os ingredientes:

  • 200g de bacon em cubos
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 cebolas pequenas picadas
  • 3 dentes de alho picados ou em pasta
  • 1 xícara (chá) de abacaxi cortado em cubos
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca (ou suficiente para dar o ponto)
  • Cheiro-verde picado a gosto

Sugestão 2 – Farofa de limão saborosa e simples para lombo assado

Você já provou farofa para acompanhar peixe? Tradicionalmente feita de banana, nesta segunda sugestão vamos dar uma aprimorada no preparo. Isso porque a ideia é fazer uma farofa muito saborosa de limão:

  • 400g de farinha Panko (farinha japonesa, facilmente encontrada)
  • 80g de manteiga sem sal
  • 5 dentes de alho picados ou processados
  • 250g de castanha-do-Pará
  • Raspas de 2 limões siciliano
  • 1 unidade de salsa fresca picada
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Essa receita não guarda nenhum segredo tão misterioso assim. No entanto, recomendo muito que você confira o vídeo do preparo. Mas posso adiantar que o resultado é muito satisfatório e casa perfeitamente com lombo assado.

Sugestão 3 – Tradicional farofa de banana superfácil

Outra receita que não pode ficar de fora na hora de servir com lombo assado, é a farofa de banana. Sério, não vai quase nada e combina demais com aquele lombo de porco assado na panela de pressão.

  • 2 bananas-da-terra maduras (nanica ou prata também dão certo)
  • 3 colheres (sopa) de manteiga de garrafa
  • 2 cebolas médias picadas
  • 3 dentes de alho picados
  • Farinha de mandioca para dar o ponto

Aqueça manteiga numa frigideira, frite as bananas para caramelar, junte cebola e alho e refogue. Em seguida, vá colocando a farinha aos poucos, finalize com cheiro-verde picado e bom apetite!

Vai fazer lombo recheado? Descubra qual farofa é ideal para rechear!

Há quem prefira fazer lombo assado recheado com a farofa, assim, a refeição sai completa do forno. Contudo, se torna indispensável saber como rechear lombo de porco, a fim de assar corretamente.

Dessa forma, fica faltando apenas escolher qual a farofa ideal para colocar como recheio, não é mesmo? Então, fiz uma breve seleção de sugestões que você se interessar:

  1. Lombo recheado com farofa de bacon, ovos e tomate cereja.
  2. Lombo recheado com farofa de calabresa, abacaxi, cebola roxa e farinha de mandioca.
  3. Sugestão de farofa de banana com bacon e farinha flocada de milho.
  4. Sugestão rápida de farofa crocante de bacon com milho, cebola roxa, manteiga de garrafa e coentro.
  5. Opção requintada de farofa de cogumelo e limão siciliano para rechear lombo assado.

Olha só quanto ideia bacana, né? Lembrando que a farofa para rechear não precisa necessariamente ser úmida. Falo isso porque a carne libera líquido no cozimento, responsável por deixar a farofa molhadinha!

Não sabe por onde começar, que tal conferir um vídeo com uma receita de farofa de maracujá? Isso mesmo, aproveite esse preparo diferente para usar como recheio:

De olho no tempero da carne para acertar na farofa para acompanhar lombo assado

Sempre que tiver dúvida se alguma farofa para acompanhar lombo assado combina, olhe para os temperos da carne. Por exemplo, se preparar uma marinada para carne de porco suave, pode se arriscar com ingredientes acentuados.

Nesse caso, me refiro às frutas e temperos marcantes. Agora, se a marinada tinha suco de limão, vinho branco e temperos naturais, como alecrim, fique na farofa mais simples.

Portanto, é esse equilíbrio que faz a refeição ter todos os sabores bem definidos e realçados, combinado?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Vou me despedindo, mas com curiosidade se as sugestões realmente ajudaram você. Se for o caso, não deixe de compartilhar para auxiliar mais pessoas para ajudá-las também e até a próxima!