Acompanhamento para lombo de porco: 4 Pratos que combinam + dicas

A gente pode discutir as melhores combinações de pratos por horas, mas na hora de escolher um acompanhamento para lombo de porco, as coisas complicam.

E muitas vezes isso não acontece porque existem poucas opções, pelo contrário. A carne de porco, especialmente lombo macio, é um corte flexível que combina com praticamente tudo. Daí a dificuldade de decidir, não é mesmo?

Se você se encontra nessa situação, saiba que tirou a sorte grande. Afinal, hoje você descobre opções de pratos que combinam com lombo e ficam deliciosos. Confira!

Acompanhamento para lombo de porco: 4 pratos que combinam e dicas arrasadoras

acompanhamento para lombo de porco

Você já percebeu como todo mundo associa automaticamente os cortes de porco com acompanhamentos como molho? É molho agridoce daqui fruta caramelizada de lá, isso sem contar aquela farofa de praxe.

Longe de mim dizer que fica ruim e que você não deve experimentar. Só que com tantas outras opções maravilhosas ao alcance, por que limitar tanto a criatividade na cozinha, concorda comigo?

Sendo assim, neste conteúdo eu tentei diferenciar as sugestões para que você encontre algo que nunca experimentou. Assim, seu lombo terá o mesmo impacto das receitas de pernil de porco, ou seja, sucesso garantido!

1. Acompanhamentos tradicionais nunca saem de moda: 2 opções simples

Nessa primeira etapa, separei 2 sugestões que, apesar de simples, são o “casamento dos sonhos” entre lombo e acompanhamento. Isso porque a carne suína conversa bem com determinados pratos como batata de forno e salada fria.

Não à toa, na Alemanha, um dos principais acompanhamentos para joelho de porco é o famoso chucrute. Esse preparo é um repolho fermentado e finalizado com manteiga, bacon, calabresa e temperos, olha que simples né?

Batatas assadas no forno com ervas e molho para o lombo

Além de entregar uma das melhores combinações, é um ingrediente básico e fácil de fazer, bastando assar no forno. Nesse caso, a combinação pede por um lombo de porco no forno e você fará o seguinte:

  1. Depois de marinar o lombo e assar pelo tempo pedido na receita com papel-alumínio, abra para adicionar as batatas.
  2. Tempere as batatas bolinha com uma pitada de sal, ervas finas, chimichurri, alecrim, um pouco de manteiga e alho.
  3. Em seguida, disponha as batatas na forma para terminar de assar com o lombo.
  4. Enquanto isso, misture 3 colheres de maionese, 2 colheres de mostarda, 1 colher de shoyu, cheiro-verde picado e água para dar o ponto.
  5. Ponha tudo numa panela até o molho ficar cremoso.
  6. Por último, sirva a batata bem macia, um lombo saboroso e o molho sobre a carne.

Salada agridoce exclusiva com ingredientes espetaculares

Quer aprender uma receita de salada para acompanhar carne assada que é uma maravilha? Então, essa sugestão vai entrar para sua lista de preferidas:

  • 600g de pepino fatiado;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • 300g de uvas verdes cortadas ao meio;
  • 300g de uvas roxas cortadas ao meio;
  • 1 maçã verde picada;
  • 1 maçã vermelha (fuji) picada;
  • 200g de creme de leite;
  • 1 pote de iogurte natural;
  • 2 colheres (sopa) de maionese;
  • 1 maço de hortelã picado.

Você acredita que apenas estes ingredientes resultam numa salada super diferente e deliciosa? Sim, tudo que precisa fazer é adicionar os ingredientes numa travessa de vidro.

Em seguida, misture creme de leite, maionese e iogurte até ficar homogêneo. Por último, adicione o molho à mistura, mexa para incorporar e leve à geladeira até resfriar por completo!

SUGESTÃO DE PREPARO COM LOMBO: esse acompanhamento é tão versátil, que acompanha desde o lombo na pressão até lombo de porco recheado. Escolha seu favorito e bom apetite!

2. Sugestão de cardápio completo como acompanhamento para lombo de porco

Esse negócio de ficar fazendo acompanhamentos e guarnições “picadas” é algo que toma tempo. Falo isso porque você fica pensando nas combinações e, às vezes, acaba fazendo coisas além do necessário.

Nesse contexto, minha segunda sugestão envolve uma refeição farta que atende diferentes gostos e cai como uma luva com lombo. Vale ressaltar que você pode trocar e substituir quaisquer ingredientes por outros da sua preferência.

Dá uma olhada nessa junção de pratos incríveis para harmonizar seu lombo suíno:

  • Opção de salada de legumes: uma combinação maravilhosa é usar couve-flor, brócolis ninja, cenoura e um pouco de acelga. Acrescente molho balsâmico, azeite e ¼ de suco de limão.
  • Arroz simples: quando digo simples, há uma infinidade de possibilidades, mas com carne de porco, prefira arroz à grega tradicional ou arroz com açafrão e alho.
  • Molho feito com creme azedo: esse molho pode levar maçã verde, tomate cereja, cheiro-verde ou hortelã, azeite e um pouco de sour cream, que é um creme azedo, pode substituir por creme de leite fresco.

De verdade, olhando assim a gente não dá nada para esses pratos em termos de requinte. Mas o sabor de tudo isso, combinado com lombo é de “pedir bis”.

SUGESTÃO DE PREPARO COM LOMBO: essa sugestão pode ser um excelente acompanhamento para bife de lombo suculento. Para isso, frite na manteiga com bastante alho, cebola e aquela marinada para carne de porco fantástica!

3. Risoto cremoso de limão siciliano

Se você é fã de risoto, saiba que nem todos combinam muito bem com lombo de porco. Por exemplo, no risoto de gorgonzola o queijo provavelmente vai sobressair à carne. Entretanto, essa ideia de risoto de limão siciliano vai na contramão.

Além da suavidade e toque cítrico das raspas e suco de limão siciliano, os vegetais refogados são a grande estrela.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de arroz para risoto (arbóreo);
  • 1,5lt de caldo de legumes caseiro;
  • 1 cebola cortada;
  • 1 alho-poró cortado;
  • ½ xícara (chá) de vinho branco seco;
  • 1 talo de salsão (sem as folhas);
  • 1 gema;
  • Suco e raspas de 1 limão siciliano;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • 2 colheres (sopa) de azeite;
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado;
  • Sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto.

Se engana quem acha que risoto dá trabalho. Pelo contrário, é uma receitinha bem direta, mas que guarda alguns segredos. Portanto, vou deixar um vídeo detalhado que vai impulsionar seu preparo.

DICA EXTRA: para acompanhar lombo e risoto aromático, recomendo a você servir um molho de champignon. Os ingredientes são simples: champignon Paris, cream cheese, mostarda, água, sal e pimenta-do-reino a gosto. Leve tudo na panela e misture até encorpar. Depois é só espalhar sobre a carne, um espetáculo de sabor!

4. Prove o repolho roxo macerado e maçã assada para um toque agridoce

Caso você não tenha se decidido sobre qual receita de lombo fazer, posso sugerir uma receita completa? Sabe aquele combinado interessante que resulta numa refeição que é prato principal e acompanhamento tudo ao mesmo tempo?

Então, o nome é meio cheio de firula, mas é magnífico. Estou falando de Paillard de lombo de porco, feito com repolho roxo macerado e maçã “caramelada”. A princípio pode parecer complexo, mas não é.

A receita consiste numa salada de repolho ralado fino cheia de especiarias deliciosas. Depois você frita lombo de porco amassado num bife fino com alguns temperos naturais para carne. Por último, finaliza com maçãs temperadas e “assadas” no micro-ondas.

Parece muita coisa diferente para sua cabeça? Não se preocupe, pois, em compensação você pode acompanhar tudo diretamente pela receita. Se prepare para um jantar ou almoço feito em menos de 30 minutos, mas com um resultado chique!

DICA EXTRA: planeje boas combinações de molho como acompanhamento para lombo de porco

Costumo dizer que dependendo do tipo de lombo, seja assado, frito, cozido ou grelhado, basta apenas um molho bem planejado. Quem nunca experimentou bife macio de lombo com molho cremoso de laranja feito na própria frigideira, não é?

No entanto, é ideal escolher receitas de molhos para carnes puxados para o cítrico, agridoce e ingredientes orientais, como shoyu. Todas estas características valorizam a carne de porco, veja algumas sugestões:

  • Molho madeira caseiro feito com vinho madeira de verdade.
  • Molho de mostarda e mel com uma pegada mais picante.
  • Opção de molho de maracujá e especiarias.
  • Opção de molho barbecue caseiro cremoso com cebola, vinagre branco, açúcar mascavo, água, molho inglês, sal e louro.
  • Sugestão de molho de mostarda com alcaparras e creme de leite fresco.

Não sei dizer porque, mas lombo suíno tem cara de carne para almoço de domingo, não é verdade? E agora você ainda sabe qual o melhor acompanhamento para lombo de porco, além de muitas ideias para inovar nos pratos.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe cada uma nas redes sociais, a gente nunca sabe quando vai ajudar alguém. Até a próxima!