Não importa como você cozinha ou assa a carne, você precisa ter um ótimo molho para cobri-las ou acompanhá-las. Portanto, confira 3 receitas de molhos para carnes!
Dicas de molhos para carnes
1. Molho Clássico da Madeira para Assados e Bifes
Vinho da Madeira, ou simplesmente vinho Madeira, é um vinho, não apenas fortificado, mas também possui um elevado teor alcoólico. Além disso, ele é produzido nas encostas e adegas da Região Demarcada da Ilha da Madeira.
Segundo fabricantes portugueses, desde 1808 que “o segredo é da uva local de excelente qualidade e os tonéis em que são envelhecidos, madeira local da ilha, com sabor de mar”. A Madeira tem um sabor doce e caramelo, mas não é irresistivelmente doce.
Contudo, hoje em dia o que pensamos ser molho de madeira é simplesmente um demi-glace básico que foi enriquecido com vinho da Madeira. Portanto, isso significa que a maior parte do trabalho é fazer o demi-glace.
Essa é sem dúvida uma escolha perfeita para carnes vermelhas, assados e bifes, o molho clássico de Madeira também é ousado. Veja como fazer!
Ingredientes
- 2 xícaras demi-glace
- 1/4 xícara de vinho da Madeira
- 1 Colher de Sopa. manteiga
Instruções
- Primeiramente, em uma panela de fundo grosso , aqueça o demi-glace para ferver e reduza por cerca de 5 minutos.
- Em seguida, junte o vinho Madeira e misture a manteiga.
- Por fim, sirva imediatamente.
2. Molho de Pimenta Vermelha (Molho Picante)
Nas Ilhas Canárias, os molhos para carnes são feitos com vinagre e azeite e servidos frios, como acompanhamento de batatas, carnes e peixes. Estes molhos para carnes podem ser vermelhos ou verdes e às vezes picantes, assim como o molho picante.
Ingredientes
- 4 pimentas vermelhas secas ou pimentão vermelho não picante
- 3 a 4 dentes de alho (descascados)
- 1 a 2 fatias de pão branco velho (crostas aparadas se estiverem muito secas)
- 1/4 colher de chá de cominho
- 2 colheres de chá de flocos de pimenta vermelha
- 1/2 colher de chá de sal grosso
- 1 xícara de azeite extra-virgem
- 1/4 xícara (aproximadamente) de água (ou caldo de galinha )
- Vinagre de xerez a gosto
Instruções
- Mergulhe os pimentões vermelhos secos em uma tigela ou panela de água morna por 10 a 15 minutos para amaciá-los e reidratá-los. Após a imersão, drene a água e remova as hastes.
- Fatie os dentes de alho. Quebre o pão em quartos e reserve.
- Processe as pimentas, cominho, fatias de alho, flocos de pimenta e sal em um processador de alimentos ou liquidificador para criar uma pasta. Enquanto mistura, regue gradualmente o azeite.
- Alternativamente, adicione pequenos pedaços de pão e pequenas quantidades de água ou caldo até que o molho fique espesso, mas não tão grosso quanto uma pasta.
- Adicione de 1 a 2 colheres de chá de vinagre ou mais, de acordo com seu gosto.
- Se você não usar o molho no mesmo dia, guarde em um frasco de vidro (como os frascos feitos para enlatamento), cubra o molho com azeite de oliva, sele bem e leve à geladeira.
3. Molho de churrasco de manga doce e picante
Este exclusivo molho de churrasco combina tomates frescos e mangas para criar um molho doce, à base de frutas, levemente temperado com pimenta.
Além disso, a manga tropical, o pimentão e o suco de limão trazem um autêntico sabor sul-americano a qualquer prato, incluindo costelas, frango, carne de porco, peixe e até vegetais.
Assim, você pode usar este molho de três maneiras diferentes: como uma marinada, um molho de churrasco ou um molho de condimento.
Esta receita instrui você a misturar metade do molho até ficar homogêneo, mantendo a outra metade.
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de azeite
- 6 tomates de ameixa (cortados ao meio)
- 2 pimentas
- 1/2 cebola vermelha
- 1 xícara de manga picada
- 1/4 xícara de salsa
- 1/4 xícara de coentro fresco
- 1/4 xícara de manjericão
- 3 dentes de alho (picados)
- 3 colheres de sopa de suco de limão fresco
- 1 pitada de sal ou a gosto
- 1 pitada de pimenta preta ou a gosto
Instruções
- Primeiro, pincele o azeite com tomates, pimentas e fatias de cebola.Então, coloque na grelha e cozinhe em fogo alto, com a tampa para cima, até que eles tenham boas marcas de grelha e tenham começado a amolecer.
- Retire da grelha e pique grosseiramente.
- Em seguida, coloque os legumes grelhados e todos os ingredientes restantes em um processador de alimentos e pulse 5 vezes, até que os vegetais sejam cortados em pedaços.
- Retire metade do molho para uma tigela ou recipiente e continue misturando até o molho restante ficar macio.
- O molho suave pode ser usado como uma marinada e para regar carnes como costelas e frango enquanto estão na grelha.
- E por fim, depois de cozida, coloque a carne em um prato grande e sirva o molho robusto reservado ao lado. Isso vai se assemelhar a uma espécie de salsa.
Embora isso seja chamado de molho de churrasco, este molho de manga é tão versátil que pode ser usado de muitas outras maneiras.
Assim, quando robusto, você pode tratá-lo como uma salsa para peixe e frango grelhado e carne; quando liso, pode agir como uma marinada para carne bovina, suína ou de aves.
Portanto, na próxima receita de carne é só caprichar nos molhos para carnes e fazer o melhor prato do dia!