Farofa para acompanhar peixe: Veja qual a melhor

Encontrar a melhor farofa para acompanhar peixe é sinônimo de refeição completa, mas pode parecer difícil, pois existem diversas receitas interessantes.

Posso assegurar que não há dificuldade alguma. Pelo contrário, é algo simples de fazer e quando você aprende a identificar as combinações, toda receita com peixe fica ainda mais incrível. Claro, tem alguns segredinhos, mas mostrarei com exclusividade para você.

Então, para não perder a chance de descobrir a receita ideal de farofa, recomendo que você acompanhe as ótimas dicas. Vamos lá?

Qual a melhor farofa para acompanhar peixe?

Não há como negar que é fácil se perder em meio a tantas receitas deliciosas de farofa, não é verdade? Isso porque existem preparos com ovos, bacon, couve, cebola, tomate, cenoura e a lista continua.

Isso sem contar que você ainda pode criar a combinação que achar melhor e mais conveniente. Porém, você deve saber que cada peixe pede por uma farofa específica para harmonizar sabores.

Diante disso, na minha opinião a melhor farofa para acompanhar peixe é a farofa de banana. Essa receita reúne as melhores características, como:

  • Umidade perfeita para combinar com qualquer receita de peixe.
  • É uma farofa leve, mas ao mesmo tempo robusta, ou seja, sacia na medida.
  • Os ingredientes não sobressai o sabor do peixe, mesmo quando você escolhe um peixe para cozinhar, o equilíbrio é perfeito.
  • Oferece muita praticidade na execução, indo de encontro às facilidades das receitas de peixe.
  • Permite que você dê um toque pessoal com ervas, especiarias e temperos frescos, como salsinha e cebolinha.

A simplicidade da farofa de banana é um dos pontos positivos. A receita tradicional leva poucos ingredientes e isso abre margem para que você possa planejar até mesmo as ervas para peixe que utilizará.

“Ah, mas eu não sei como fazer farofa de banana, tem um jeito certo?”. Então, também pensei nisso e apresento a você uma sugestão deliciosa que será uma explosão de sabor com aquele peixe assado de domingo!

Sugestão de farofa de banana prática

Essa sugestão é um pouco diferente da tradicional, no sentido de trazer mais umidade. Geralmente a farofa de banana é feita apenas com cebola, alho, banana em rodelas, azeite, manteiga e farinha. Porém, vou adicionar algumas coisinhas, anote:

  • 1 colher (sopa) de manteiga;
  • 2 colheres (sopa) de azeite;
  • 3 bananas cortadas em rodelas médias (qualquer banana);
  • 1 cebola picada;
  • 1 tomate picado;
  • Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto;
  • 1 xícara (chá) de farinha de rosca;
  • Farinha de mandioca a gosto;
  • Cheiro-verde a gosto.

Numa frigideira grande, derreta a manteiga, adicione o azeite e refogue a cebola picada. Em seguida, junte a banana em rodelas e frite levemente até dourar. É muito importante não fritar demais para não desmanchar a banana.

Agora, coloque o tomate picado, mexa e incorpore os temperos secos, menos o cheiro-verde. Na sequência, abaixe o fogo e adicione a xícara de farinha de rosca aos poucos, mexendo sem parar para agregar os ingredientes.

O pulo do gato está em acrescentar um pouco de farinha de mandioca, apenas para contrastar com a de rosca. Por fim, junte o cheiro-verde picado e está pronta a farofa. Não se preocupe com os detalhes, pois o vídeo da receita está abaixo:

DICA EXTRA: aqui você pode fazer algumas pequenas substituições, como trocar o tomate por cenoura, adicionar um pouco de uva passa ou trocar o cheiro-verde por coentro. Inclusive, você pode usar qualquer banana, mas a banana-da-terra traz mais textura e sabor, fica a seu critério!

Existe farofa ideal para rechear peixe?

Bom, eu não diria que existe uma farofa que é mais indicada que a outra. Isso porque no meu ponto de vista você pode usar a farofa que achar melhor. Contudo, há alguns pontos de atenção que fazem a diferença.

Por exemplo, a farofa não pode ser seca demais ou úmida de forma excessiva. Pensa comigo, se a farofa está seca e você escolhe um peixe para assar no forno, o cozimento pode ressecar ainda mais, prejudicando a experiência.

O mesmo acontece com a farofa muito úmida, que acaba absorvendo parte da umidade do cozimento. Como resultado, seu recheio pode ficar encharcado e com uma consistência pastosa, o que não é nada agradável.

Nesse sentido, o ideal é adicionar os ingredientes secos aos poucos, principalmente a farinha para chegar no ponto. Para isso, veja alguns passos:

  • Não utilize mais de um ingrediente que libere líquido.
  • Utilize pouco tomate e equilibre com a adição da farinha.
  • Evite colocar toda a farinha que a receita pede de uma vez, prefira adicionar e dosar até ficar na consistência ideal.
  • Caso adicione elementos fritos, como o bacon, tenha certeza de enxugar o excesso de óleo em papel-toalha.

Portanto, são pequenos detalhes e um pouco de atenção que possibilitam você aprender como fazer peixe recheado.

4 sugestões de farofa para cada tipo de preparo com peixe

farofa para acompanhar peixe

Não adianta eu ficar aqui falando o que você deve fazer ou não, pois é na prática que a mágica acontece, não é verdade? Pensando nisso, montei uma pequena lista com algumas sugestões de farofa para cada tipo de preparo com peixe:

  1. Peixe assado no forno: o peixe assado no forno costuma ter bastante suculência e possibilita que a farofa seja até um pouco mais sequinha, então, a sugestão é uma maravilhosa farofa de bacon.
  2. Peixe assado na brasa: tomando os cuidados necessários, o peixe assado na brasa fica irresistível, porém, um pouco mais sequinho, então, recomendo a você preparar uma farofa rápida de couve e ovos.
  3. Receita de peixe frito: quando falamos em receitas fritas, é possível fazer desde iscas, filés, postas e até mesmo peixe frito inteiro, logo, o acompanhamento pode ser farofa de abacaxi com lombinho de porco.
  4. Receita de peixe na airfryer: e se você fizer peixe em sua airfryer, que tal experimentar uma farofa de camarão? Use bastante manteiga e combine com farinha de mandioca biju, aquela mais grossa.

Farofa é simples e agrega muito sabor ao peixe

Já ouvi algumas pessoas dizerem que farofa é simples demais, que não agrega tanto ao peixe, isso e aquilo.

Contudo, saiba que preparar a farofa para acompanhar peixe com as dicas que mostrei a você é garantia de sucesso e explosão de sabores. Portanto, faça e tire suas próprias conclusões, aí sim você saberá como é maravilhosa essa união.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe com mais pessoas essas delícias. Até a próxima!