7 Peixes do mar mais consumidos que você precisa conhecer

Embora o consumo de peixes seja grande atualmente, muita gente ainda tem dúvidas quanto às espécies, especialmente sobre os peixes do mar mais consumidos.

É fundamental conhecer suas características e sabores, a fim de adequar ao preparo certo. Além disso, é uma forma de comprar com segurança, pagar o justo e comer o verdadeiro peixe de água salgada.

Confira as dicas sensacionais que juntei especialmente para ampliar seu leque de conhecimento quando o assunto é peixe do mar e seus preparos!

Conheça os 7 peixes do mar mais consumidos

peixes do mar mais consumidos

É comum associar apenas o bacalhau de Páscoa ou o atum fresco como exemplos de peixes do mar. Porém, alguns da nossa lista vão te surpreender, como é o caso da merluza.

No mercado há grande facilidade em encontrar o filé de merluza. Por conta disso, as pessoas assumem imediatamente se tratar de um peixe de água doce. Venha comigo conhecer 7 peixes, suas características e alguns preparos deliciosos.

1. Merluza

O termo merluza diz respeito a diferentes peixes de água salgada (marinhos) pertencentes à espécie gadiformes.

Ocupando grandes áreas do Oceano Pacífico, Atlântico e Mar Mediterrâneo, a merluza tem presença garantida na mesa brasileira. Entre as principais características da sua carne, temos:

  • Carne bem branca e suculenta.
  • Apresenta uma textura delicada e sensível, porém, firme na medida.
  • É um peixe de alta qualidade e recomendado para diversas receitas.
  • Se você procura um peixe com pouca espinha, a merluza é indicada.

A versatilidade desse peixe é tanta que você pode fazer desde filé frito, ao forno com legumes, combinar com batatas e espalhar deliciosos molhos sobre os filés!

2. Sardinhas

Que a sardinha é preparada de muitas maneiras e encontrada enlatada, certamente você sabe, não é mesmo? Mas você sabia que é um peixe do mar encontrado em águas rasas e tem uma carne riquíssima em proteína?

Isso mesmo, estudos apontam que apenas 100g de sardinha equivalem a um bom bife de carne vermelha? Porém, essa vantagem para a nossa saúde é melhor absorvida quando consumimos a sardinha fresca.

Sabe aquela encontrada nas peixarias com um brilho irresistível e carne bem fresca? Então, sempre que puder evite a sardinha enlatada. Afinal, sardinha frita e bem sequinha é o melhor aperitivo e tira gosto que existe!

3. Salmão

O salmão é tão bom, mas tão bom, que deveria ocupar o primeiro lugar da nossa lista. Mas assim como o bacalhau, o salmão tem um valor salgado que pesa no bolso do brasileiro. Afinal, um filé grande de salmão passa facilmente de R$100,00.

O salmão tem forte criação em cativeiro, mas seu local de origem é o mar. Uma curiosidade sobre esse peixe, ele deixa a água salgada para desovar em água doce e retorna ao mar.

Sua carne é abundante, de coloração alaranjada e listras brancas, tem um sabor marcante incrível. “Vejo muito por aí, será que pode comer salmão cru sem problemas?”.

Sim, desde que você conheça a procedência e qualidade no processamento, é uma excelente opção para aquele sashimi. Inclusive, há quem utilize o salmão como peixe para ceviche.

DICA EXTRA: experimente fazer salmão assado no forno com molho branco e legumes cozidos, como brócolis, fica maravilhoso e deixa o peixe suculento. Dá uma olhada nessa receita:

4. Bacalhau

Se o bacalhau não fosse tão caro, comeria uma vez por semana. Porém, esse peixe magnífico das águas geladas do Atlântico Norte e Círculo Polar Ártico, possui valor agregado alto, principalmente quando falamos em peixes nobres.

“E aquele bacalhau que encontro no mercado e custa baratinho, por que ele tem esse preço?”. Então, esse é o famoso peixe Tipo Bacalhau, pois na verdade o legítimo é derivado de algumas espécies específicas, como o Gadus morhua norueguês.

Dessa forma, é fundamental saber ao pé da letra o que é bacalhau e como identificar no mercado. Assim você compra um peixe de qualidade, mas com o preço certo. Não há nada pior do que comprar “gato por lebre”, concorda?

E olha, receitas com bacalhau é o que não falta:

  • Bacalhoada de forno com legumes.
  • Receita de bacalhau assado em lascas.
  • Suflê cremoso de bacalhau.

DICA EXTRA: não importa se você compra o peixe tipo bacalhau ou o verdadeiro, pois a coisa mais importante é saber como tirar o sal do bacalhau. Desse modo, você poderá fazer as melhores receitas com o sabor que procura!

5. Badejo

O peixe badejo é exclusivo de águas salgadas e conta com uma carne de sabor acentuado e muito saborosa. Para quem curte frutos do mar ou tem o costume de preparar a tradicional moqueca, o badejo pode ser uma ótima escolha.

Entretanto, se você conversar com alguns pescadores saberá que é um peixe difícil de ser pescado. Isso porque ele é agressivo, tem muita agilidade e força, o que exige experiência e paciência na pesca.

Por conta disso, é um peixe com valor mais elevado, onde o quilo custa em média R$45,00. Dessa forma, se você procura um peixe de qualidade e que traga o sabor do mar para a sua mesa, o badejo é a resposta. Veja principais receitas:

  • Badejo assado + legumes assados (tomate, alho-poró e vagem).
  • Badejo grelhado + manteiga de ervas para peixe.
  • Filé de badejo assado na crosta de gergelim + batatas ao murro e cenoura.

6. Robalo

Você pode encontrar o robalo proveniente de água salgada e também de água doce no mercado. Isso acontece porque o peixe tem uma adaptabilidade muito grande e habita regiões de manguezais e rios, bem como mares.

Diante disso, caso queira degustar o peixe do mar, vale a pena procurar bem e ter confiança no peixeiro. “E como saber se o robalo que comprei é legítimo?”.

Simples, o verdadeiro robalo possui um tipo de fio bem evidente que se estende pelo dorso do peixe. Sua carne é branca, nobre, suculenta, de um sabor diferenciado e que normalmente se desfaz em lascas sensacionais para assar ou cozinhar.

Inclusive, apresenta um nível de gordura excelente e bem equilibrado. Uma dica de ouro para preservar o sabor e a umidade do robalo, é fazer cozido no vapor. Com isso você preserva todo o sabor que a carne tem a oferecer!

7. Atum

Para quem achou que o atum fosse ficar de fora, trago até você um dos gigantes dos oceanos. Existe uma boa razão para encontrarmos o atum enlatado com mais facilidade: seu alto valor.

Em contrapartida, nos restaurantes de comida japonesa costumamos encontrá-lo fresco, mas o preço do prato pode espantar os desavisados. Conheça as características do atum:

  • Carne bem rosada com tons escuros.
  • Possui pouca gordura.
  • Rico em ômega 3 e vitaminas do complexo B.
  • Sabor inconfundível.
  • Versatilidade nos preparos: consumo cru, assado, frito, cozido e grelhado.
  • Oferece uma experiência gastronômica única que todos deveriam poder experimentar.

Não há como esconder de você, o atum é mais difícil de ser encontrado, tem um valor elevado e exige mais cuidado no preparo. Por outro lado, se você tiver a oportunidade, compre, porque é um peixe que marca nosso paladar.

E então, já escolheu um favorito entre os peixes do mar mais consumidos? Eu gosto de pensar que se você se planejar é possível experimentar todos, um a cada semana, aproveite as sugestões.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham esses conhecimentos. Até a próxima!