Como cortar frango a passarinho? Veja o jeito certo!

Nos dias em que não encontramos frango cortado e congelado, o jeito é aprender como cortar frango a passarinho.

Apesar de dar um pouco mais de trabalho, o corte feito em casa parece que deixa o preparo mais suculento. Talvez porque consigamos preservar todas as qualidades da ave, como aquela carne macia da sobrecoxa, né?

Se você nunca cortou frango, mas não quer abrir mão deste preparo fantástico, venha aprender tudo sobre o assunto. É só conferir, vamos nessa!

Como cortar frango a passarinho: descubra como cortar 3 partes da ave

como cortar frango a passarinho

É inacreditável que ainda hoje algumas pessoas não saibam o que é frango a passarinho. Até algum tempo atrás entendo que ou você conhecia ou nunca comeria, pois no mercado mesmo não tinha tanta opção.

Porém, hoje há a facilidade dos produtos congelados, onde você compra qualquer corte, tudo prontinho para fazer. Somado a isso, temos a fama dessa receita que é uma das mais pedidas dentre os petisco de boteco.

Em outras palavras, você tem que aprender o quanto antes para fazer em casa, com facilidade, sabor e economia. Sim, é possível economizar, já que o produto pronto tende a custar expressivamente mais do que o frango inteiro.

Mas, então, como se corta frango a passarinho? Vamos juntos entender melhor!

1. Como cortar coxa e sobrecoxa para fazer frango a passarinho

Dentre os cortes de frango, a coxa e sobrecoxa é um dos mais recomendados, não importa a receita. Por exemplo, dá para misturar com peito de frango no strogonoff de frango, barateando ainda mais o preparo.

Nesse sentido, eu decidi começar com a coxa e sobrecoxa por dois grandes motivos:

  • Custo do quilo relativamente baixo, custando cerca de R$8,00.
  • Sabor, suculência e crocância como frango a passarinho.

Se eu falar que é o corte menos trabalhoso, estarei mentindo, mas é totalmente possível e razoavelmente prático. O grande segredo de cortar coxa e sobrecoxa para frango a passarinho é identificar as juntas.

Passo a passo de como cortar coxa e sobrecoxa

  1. É fundamental segurar a coxa e a sobrecoxa com firmeza.
  2. Em seguida, faça um movimento forte no sentido oposto da junta que liga a coxa à sobrecoxa.
  3. Você sabe que deu certo quando escutar um “creck”.
  4. Agora, passe a faca entre as juntas para separar e reserve a sobrecoxa.
  5. Feito isso, divida visualmente a coxa em três partes.
  6. Com uma faca bem afiada, faça um corte rápido e com força, para separar o finalzinho da coxa.
  7. Volte a cortar a coxa ao meio, resultando assim em três partes.
  8. Por último, vire a sobrecoxa com a pele para cima e identifique a parte mais carnuda. Ela fica na extremidade direita, corte-a.
  9. Então, corte novamente ao meio e tenha três partes de sobrecoxa.

Pronto, simples assim você acaba de cortar esse corte magnífico para frango a passarinho, fácil demais, né?

SUGESTÃO DE PREPARO: minha recomendação é fazer frango a passarinho na airfryer. Isso porque a maciez do corte garante uma carne frita bastante suculenta e deliciosa. Inclusive, mantenha a pele para uma textura extra!

2. Como cortar asinha de frango para fazer a passarinho

Depois da sobrecoxa, a asinha é uma das partes mais consumidas, tanto pelo preço quanto pela praticidade de cortar. Embora não tenha quantidades elevadas de carne, quando bem-feita fica incrivelmente apetitosa, ainda mais com um molho para carne.

Novamente, você deverá cortar em três partes, sendo um corte maior próximo da junta e outro mais abaixo. Entretanto, vale dizer que a asinha varia bastante de tamanho. Então, caso corte a região da junta e o restante fique pequeno, evite cortar.

Falo isso por experiência própria, pois uma vez fiz asinha de frango na airfryer, a passarinho mesmo, e ressecou tudo. O segredo dessa parte é manter a ponta da asa com mais carne, a fim de segurar parte da umidade!

3. Como cortar o dorso do frango a passarinho

Quem costuma desossar frango, tem que lidar com texturas distintas e partes ósseas, concorda? Dessa forma, alguns pedaços sobram na desossa, a exemplo do dorso do frango, mais especificamente as “costas”.

Só que muita gente acha que deve descartar, principalmente porque parece ser apenas ossos e cartilagem, mas não. Pelo contrário, o dorso fica excepcional como frango a passarinho porque fica crocante e tem uma carne deliciosa.

  1. Sem muito segredo, vá cortando em “tiras” com dois dedos de espessura.
  2. E como essa parte tem bastante osso, é interessante usar um martelo de cozinha, pressionando as costas da faca.
  3. Não esqueça de deixar a pele para agregar um crocante a mais quando fritar ou mesmo assar.

“Nossa, mas eu não me engraço muito com o dorso, tem como mudar o preparo com essa parte?”. Sim, e uma das minhas ideias preferidas é usar o dorso naquela galinhada para 20 pessoas, fazendo render bem”

DICA EXCLUSIVA: tem como cortar a bisteca do frango a passarinho?

Uma coisa que adoro falar em conversas sobre como cortar frango, é mencionar a bisteca de frango. E não apenas por ser um corte incrível para frango a passarinho, mas sim pela reação das pessoas.

A primeira coisa que me perguntam é se realmente existe, ou como é processado o corte. Na verdade, se trata de um corte bem regional, ou seja, você pode encontrar ou não em sua região.

Contudo, a melhor alternativa é aprender o que é e saber como usar. Nesse cenário, bisteca de frango é o peito de frango cortado transversalmente ao osso central, simples assim.

E como frango a passarinho fica perfeito, pois une a maciez da carne do peito com o sabor do osso. Se você não acredita em mim, vou deixar um vídeo para auxiliar você, dá só uma olhada:

6 maneiras de preparar frango a passarinho crocante e saboroso

Existem “infinitas” receitas de frango a passarinho. Porém, a mais tradicional é fritar por imersão em óleo quente, mas tem gente que não se engraça muito. Costumo dizer que o segredo da receita está no tempero para frango a passarinho.

Nesse momento, posso falar por experiência própria que as melhores opções são os temperos naturais. Aposte em especiarias, como açafrão, páprica defumada, pimentas moídas, maionese na carne, suco de limão, tomilho, ervas finas etc.

Quanto mais condimento adicionar, contrabalanceando a quantidade de sal, melhor e mais saboroso o frango fica. Posso destacar preparos como:

  1. Frango a passarinho super crocante com tempero apimentado e molho picante de geleia.
  2. Receita de frango a passarinho empanado e frito no óleo, com crosta temperada.
  3. Frango a passarinho frito com tempero puxado no limão, com muito lemon pepper, açafrão e curry.
  4. Receita de frango a passarinho na airfryer com legumes e bacon.
  5. Sugestão de frango a passarinho com tempero asiático e finalizado com cheiro-verde picado fresco.
  6. Clássico frango a passarinho servido com lâminas de alho frito.

Obviamente são apenas sugestões. Afinal, você pode e deve transformar as receitas de acordo com suas preferências e disponibilidade de ingredientes.

Viu que não há segredo em como cortar frango a passarinho?

A partir de agora você não terá mais dúvidas sobre como cortar frango a passarinho, não é mesmo? É tudo muito fácil e o resultado é melhor do que qualquer produto congelado.

Claro, eu sei como o frango pronto funciona muito bem como carne rápida para almoço. Entretanto, até que ponto você tem disposição para trocar uma refeição mais saborosa e incrível pela praticidade da carne congelada?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar nas redes sociais. Dessa maneira, você certamente vai ajudar inúmeras pessoas na mesma situação, concorda? Até a próxima!