Peixe assado na churrasqueira com papel alumínio: Como fazer?

Falou em peixe e churrasqueira, a sobrancelha até se levanta de desconfiança, mas e peixe assado na churrasqueira com papel alumínio? Já provou essa maravilha?

Na minha opinião, quando o peixe é bem-feito não há carne vermelha que supere a maciez e o sabor incomparável. Mas para isso é indispensável adquirir habilidades para acertar no tempero, no tempo de cozimento e na suculência ideal.

Quer descobrir o caminho mais vantajoso para fazer peixes fenomenais? Então, já sabe né? Acompanhe o conteúdo e aproveite as ótimas dicas escolhidas para você!

Como fazer peixe assado na churrasqueira com papel alumínio: passo a passo detalhado

Será que realmente precisa de papel alumínio para assar peixe na churrasqueira? Pode colocar papel alumínio na churrasqueira para assar peixe? Essas são apenas algumas das perguntas que já me fizeram ao longo da vida.

Eu não acho ruim ter de responder estas questões, mesmo porque o DNA brasileiro está vinculado às carnes vermelhas. A tradição manda que o fim de semana seja regado a carne bovina assada das mais diferentes maneiras.

Logo, quando a pessoa ouve falar em substituir o bifão por um pescado, o espanto é a reação mais esperada. Afinal, poucas pessoas estão acostumadas com o churrasco na grelha feito com peixes. Vamos mudar essa realidade agora?

1. Qual o melhor peixe para assar na grelha usando alumínio?

Lá estava você tomando a difícil decisão de trocar a fraldinha na churrasqueira pelo pescado fresco. Apesar de complicado, você chega à conclusão de que é o momento de experimentar novos sabores.

E com muita determinação você vai à peixaria do supermercado. Porém, quando chega lá se depara com uma infinidade de peixes. Tem tilápia, salmão, pescada branca, tambaqui, dourado e peixes que nem sabia que existiam, e agora?

“Mas se eu escolher um peixe macio demais, vai desmanchar. Por outro lado, o peixe firme certamente vai enrijecer na brasa, nossa que tarefa impossível”. Calma, pois fiz questão de falar individualmente sobre cada uma destas questões.

Devo escolher peixe de carne firme ou macia?

peixe assado na churrasqueira com papel alumínio

Antes de qualquer coisa, estamos falando de assados feitos no alumínio. Pela lógica, o processo envolve um cozimento lento feito através do vapor criado na embalagem do alumínio, correto?

Sendo assim, você pode pensar que a consistência da carne pouco importa, né? Pensar dessa forma é o primeiro erro, veja:

  • Peixe de carne firme: sem grande surpresa, peixes firmes conseguem tolerar bem melhor as altas temperaturas. Por conseguinte, desmancham menos e podem ser assados por mais tempo.
  • Peixe de carne macia: por outro lado, o peixe de carne macia é igualmente ou até mais saboroso. Contudo, você precisa de um manuseio menos rústico, se é que me entende.

Independentemente da escolha, é essencial saber como usar papel alumínio para assar carne da maneira correta. Com isso dificilmente você terá problemas na escolha.

É melhor peixe de carne escura ou clara?

Poucas pessoas sabem, mas a cor da carne do peixe está diretamente ligada à maciez e suculência. Por exemplo, o atum é um peixe com uma cor vermelha linda e que chama a atenção. Sua carne é conhecidamente mais firme.

Via de regra, os peixes de carne escura aguentam bem o cozimento no alumínio. Claro que você não vai fazer o atum, porque é caro e merece um preparo mais delicado. Nesse sentido, talvez a traíra bem trabalhada seja uma alternativa bacana.

Na outra ponta da balança, temos os peixes de carne branca, ideais para qualquer receita, falo sério. Todavia, é fundamental ter cuidado extra na hora de assar, pois se passar do ponto provavelmente acaba desmanchando.

Me recordo certinho de uma vez que apreciei um linguado assado no alumínio e feito no tempero de ervas frescas. Aquilo só pode ser uma amostra gratuita do paraíso [risos], que delícia de peixe macio.

6 ideias de peixes ideais para assar no alumínio na churrasqueira

Agora que você sabe um pouquinho mais sobre o momento da escolha, veja uma lista com potenciais candidatos à brasa. E então, qual o melhor peixe para assar na brasa? Avalie tudo e veja qual se encaixa melhor na sua proposta, combinado?

  1. As receitas com tilápia são deliciosas, mas quando assamos tilápia no alumínio, fica imbatível.
  2. Salmão é caro? Sem dúvidas, mas experimente ao menos uma vez, vai ficar de boca aberta com o resultado.
  3. A corvina é um peixe superleve, de sabor suave e que fica delicioso com o conjunto de temperos certos.
  4. Linguado possui textura firme e atrativa, especialmente quando assado no alumínio, lembrando bastante bons frutos do mar.
  5. Se encontrar o tambaqui na promoção, pode comprar, pois costela de tambaqui no vapor é inacreditável de tão gostoso.
  6. Sardinha e manjubinha são exemplos de peixes pequenos perfeitos para assar rapidamente no alumínio.

2. Como temperar peixe para assar no alumínio direto na churrasqueira?

Como o tempero para peixe é algo pessoal, não é mesmo? Basta um único ingrediente que a pessoa já desgosta da receita. Por isso, eu sempre deixo em aberto, assim, cada um escolhe somente ingredientes que agradam o paladar.

Entretanto, é minha obrigação dizer a você que o mix de temperos tem que ser bem equilibrado. Não pode ser muito seco, a ponto de prejudicar a umidade, nem exagerado de forma que vaze da embalagem.

Sugestão de ingredientes

  • 4 filés carnudos de tilápia
  • 3 dentes de alho picados
  • ¼ xícara (chá) de azeite
  • Suco de 2 limões siciliano
  • 1 colher (sopa) de alecrim fresco picado
  • 1 colher (sopa) de tomilho fresco picado
  • Sálvia, orégano e ervas finas a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo correto de temperar

A primeira coisa é mandar brasa na churrasqueira, acendendo pelo menos 1 hora antes. Agora, numa tigela você misturará azeite, alho, suco de limão, tomilho e alecrim, reserve.

Em seguida, tempere o peixe com sal e pimenta, colocando-o no papel-alumínio. Nessa etapa é essencial fazer uma espécie de “embalagem”, onde o peixe fique bem posicionado no centro.

Feito isso, despeje o mix cremoso de temperos de ervas e limão sobre a carne. Você escolhe se deixa marinando por alguns minutos ou fecha de imediato. Porém, caso decida marinar, evite colocar suco de limão antes, faça isso só na hora de assar.

Isso porque você quer fazer peixe assado e não ceviche de peixe, concorda comigo? Acontece que o limão cozinha o peixe imediatamente, e isso faz você perder o ponto, além de toda a textura!

3. Como assar peixe na churrasqueira com papel alumínio?

Bom, peixe escolhido, temperado e devidamente embalado, qual o próximo passo? Claro que é socar brasa quente no bicharedo, consigo até sentir o cheirinho do assado delicado e irresistível.

  1. Depois que você colocar a mistura do tempero, feche muito bem o alumínio.
  2. Então, leve à grelha da churrasqueira a uma altura de 30cm da brasa.
  3. O tempo médio para assar fica entre 15 e 20 minutos para filés mais grossos.
  4. Por outro lado, se tiver comprado filés finos, o tempo cai para 10 minutos.
  5. Quando der o tempo, abra e verifique o ponto, precisa estar macio sem estar desmanchando.

Agora cabe a você escolher um bom molho para comer com peixe, quem sabe uma opção cítrica de limão? Ou talvez um molho mais robusto de pimentões, tomates e cebolas assadas na churrasqueira e processadas com ervas no liquidificador.

Embora falemos de churrasco, nada impede você de elaborar aquele acompanhamento para peixe assado que complementa a experiência gastronômica, né? No vídeo abaixo, você verá cada ponto de tudo que falamos aqui:

DICA EXCLUSIVA: não deixe de fazer também peixes inteiros e recheados

Se você achou que só dava certo filézinho de peixe, se enganou. Na realidade, você pode fazer até mesmo peixe inteiro. Claro, o tempo aumenta consideravelmente, mas o resultado é ainda mais bacana.

Outra forma de elaborar receitas diferentonas, é fazer peixe recheado. Você consegue rechear com farofa e até refogados ricos em texturas. Um recheio que não consigo esquecer é a combinação de muçarela com folhas picadas de espinafre.

Quer algo que vá mais na linha do tempero de ervas? Ótimo, aposte no mix de salsinha, manjericão, coentro, tomilho e cebolinha picadinha. Junte um pouco de azeite, pimenta e sal, misture tudo e recheie o peixe, fica muito bom.

Peixe assado na churrasqueira com papel alumínio vai mudar seu conceito de churrasco

Acabei de mandar mensagem para o peixeiro da cidade, reservando aquele peixe fresco. Afinal, fim de semana certamente terá um belo peixe assado na churrasqueira com papel alumínio.

Você usará seu novo aprendizado para mandar ver no churrascão, a fim de fugir um pouco do cupim na churrasqueira? Essa é a oportunidade perfeita para ser menos convencional e mais aventureiro na cozinha, é com você.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar com mais gente. Até a próxima!