Molho de camarão para peixe: Veja como fazer

Uma boa receita de molho de camarão para peixe é a alternativa para quem busca o melhor dos dois mundos. Quer aprender a combinar os sabores?

O ponto principal é conciliar o sabor presente do camarão no preparo. Você não vai querer que o camarão ganhe destaque na mesa, sendo que o peixe é protagonista da refeição, né? Logo, o bom senso é o ingrediente primordial.

Agora você tem uma importante decisão. Conferir o conteúdo e saber exatamente como brilhar na cozinha, ou arriscar e ver no que dá. Então, o que será?

Tudo que você precisa para fazer molho de camarão para peixe

molho de camarão para peixe

Se você olhar as receitas de molho para comer com peixe, verá que a versão com camarão é muito procurada. Até pouco tempo atrás, confesso que tinha certo preconceito com essa mistura de sabores.

Claro que o camarão é algo saborosíssimo, mas daí fazer um molho para complementar peixes assados, era impensável. Certo dia acordei querendo uma comida diferente, e já que eu tinha um peixe fresco, resolvi fazer o molho.

Lembro até hoje que usei muitos ingredientes, na verdade fui pegando o que tinha e deu no que deu. Olha, que sabor único criei aquele dia, o sabor do peixe foi elevado de uma maneira excepcional.

Então, se você dedicou tempo em aprender como temperar peixe para assar no forno, aposto que vai amar minha sugestão. Não é porque foi eu que fiz não, mas parece algo tirado de restaurante renomado, confira:

Ingredientes

  • 500g de camarão médio limpo, sem casca e sem cabeça
  • 2 cebolas picadas
  • 4 dentes de alho picados ou amassados
  • 1 pimentão vermelho pequeno picado
  • 2 tomates italiano picados (de preferência, maduro)
  • ½ xícara (chá) de vinho branco seco
  • ½ xícara (chá) de caldo de peixe caseiro
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate
  • ½ xícara (chá) de creme de leite fresco
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Alguns pontos aqui são importantíssimos, a começar pelo camarão. Aliás, é fundamental saber como limpar camarão, tirando casca, cabeça e vísceras. Além disso, você pode substituir os tomates maduros por tomate pelado de latinha.

O caldo de peixe pode ser feito através da carcaça e das aparas. Daí você adiciona temperos distintos, ervas frescas, legumes e vegetais e deixa apurar. Esse é o segredo do molho caprichado de camarão, o sabor aprimorado do caldo.

Modo de preparo

  1. Utilizando uma panela grande, coloque um fio de azeite e aqueça.
  2. Primeiro, refogue a cebola até ficar levemente translúcida.
  3. Depois entre com alho e refogue rapidamente.
  4. Em seguida, coloque pimentão e tomate, refogando por 5 a 6 minutos.
  5. Na sequência, coloque vinho e reduza pela metade.
  6. Nesse momento, inclua o caldo de peixe e o extrato de tomate.
  7. É essencial cozinhar até que o molho comece a ganhar textura e corpo.
  8. Então, disponha cuidadosamente o camarão, de modo a encobrir.
  9. Agora é de extrema importância cozinhar por no máximo 5 minutos.
  10. Se for camarão pequeno, o tempo diminui para 3 minutos.
  11. Para finalizar, despeje o creme de leite fresco, os temperos e misture.
  12. O toque de charme é colocar salsinha picada fresca.

A minha sugestão pessoal, como sempre, é servir uma porção de molho na base do prato. Sobre o molho, você dispõe um delicioso peixe meca assado ou qualquer outro que tiver feito.

Faça questão de enfeitar com cebola, batata, cenouras e ervas frescas, do próprio preparo do peixe. Pronto, agora você tem uma das melhores combinações para servir e agradar a todos, sem exceção.

É simples, relativamente barato e você vai se sentir basicamente no Programa Masterchef, vale a experiência!

DICA EXTRA: faça esse filé de tilápia ao molho de camarão e se sinta chef de cozinha!

Bom, agora que você aprendeu bastante coisa sobre o molho de camarão, que tal conhecer uma receita completa? Na receita a seguir, mostrarei a você como fazer uma receita de tilápia grelhada, com um molho imperdível.

Posso adiantar que o molho fica parecendo um strogonoff. Isso porque há muita cremosidade e consistência. Primeiro de tudo, tempere os filés de tilápia apenas com sal, pimenta-do-reino e suco de 1 limão siciliano.

Massageie delicadamente os filés e reserve por 10 minutos. Enquanto isso, você vai seguir praticamente o mesmo passo a passo anterior. Refogue cebola e alho no azeite, a grande diferença é que você colocará os camarões antes.

Em seguida, refogue por mais 3 minutinhos e acrescente extrato de tomate e creme de leite fresco. Agora, misture bem, corrija os temperos e cozinhe mais 1 minuto. Finalize tudo com coentro picadinho e vamos ao peixe.

A ideia central é grelhar os filés de tilápia ao ponto. Porém, você também pode selar rapidamente na frigideira e finalizar diretamente no molho. Mas para isso é interessante aumentar os ingredientes, a fim de encobrir parcialmente o peixe.

A escolha é sua, mas o resultado é igualmente inacreditável. A carne fica suculentíssima, o molho encorpado e o camarão ao ponto. Por fim, escolha um acompanhamento para peixe, como um arroz caprichado e ótima refeição!

Qual peixe combina mais com molho de camarão? Saiba harmonizar bem!

As pessoas não aproveitam tudo que os pescados oferecem por não saberem combinar os sabores. Há essa ideia equivocada de que todo peixe tem sabor forte, “gosto de rio” e não fica bom.

No entanto, tem um pequeno truque que ajuda na escolha do peixe ideal para o molho. A partir do momento que dividir os peixes entre carne branca e peixes de carne escura, tudo fica mais simples.

Eu diria que o peixe que mais combina é a tilápia e não apenas pelo sabor. Esse é um pescado que você vai encontrar em qualquer lugar, é barato e não deixa a desejar. Agora, se quiser opções mais elaboradas, dá uma olhada a seguir.

7 tipos de peixe de carne branca

Vamos dizer que você acertou no preparo do molho de camarão, pois ficou equilibrado e suave, complementando o peixe. Com isso, a ideia é apostar em pescados delicados, como:

  1. Linguado
  2. Congro-rosa (abadejo)
  3. Pargo
  4. Robalo
  5. Tilápia
  6. Pescada branca
  7. Badejo

Todos estes proporcionam uma refeição maravilhosa e um preparo não interfere no outro.

5 tipos de peixe de carne escura

Suponhamos que você tenha pesado a mão no tempero do molho. Tudo que você queria era dar mais autenticidade à receita, mas o sabor realmente destoa do peixe de carne branca. Então, quando acontecer isso, talvez você possa escolher um pescado de sabor mais marcante. O objetivo é contrabalancear os pratos, veja algumas opções:

  1. Atum
  2. Sardinha fresca
  3. Cavala
  4. Anchova
  5. Salmão

Boa parte destes peixes tem uma carne mais gordurosa e, portanto, um sabor mais forte. É uma ótima alternativa para reequilibrar a harmonia do prato principal e do molho de acompanhamento!

Crie as melhores versões de molho de camarão para peixe

Caso você encontre alguém que diga que é bobagem fazer molho de camarão para peixe, simplesmente ignore. Das duas uma: a pessoa não gosta de camarão ou ela não sabe como fazer e quer desencorajar os outros.

Garanto que você gostará muito de unir estas duas preparações maravilhosas, então, capriche de verdade.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, mas compartilhe-as nas redes sociais, levando conhecimento útil aos amigos. Até a próxima!