Filé de frango empanado na airfryer: Quanto tempo? Fica crocante?

Você está procurando uma maneira bacana de mudar a cara do frango do dia a dia? Então, o filé de frango empanado na airfryer é a receita perfeita que surpreende.

E o melhor de tudo é fugir daquela sujeira imensa com óleo, respingando e encardindo o chão de gordura, né? Porém, a grande vantagem de verdade é o sabor do frango nesse preparo. Fica úmido, suculento e crocante ao mesmo tempo.

Sendo assim, se você já está salivando, vamos logo conferir as ótimas dicas de hoje. Inclusive, tem muita informação que será relevante para sua cozinha!

Quanto tempo para fazer filé de frango na airfryer?

frango empanado na airfryer

A airfryer trouxe uma verdadeira revolução na cozinha de muita gente que aderiu à sua utilização diária. Se a gente consegue fazer até mesmo lombo de porco na airfryer, quem dirá um simples filé de frango, né?

Porém, o tempo é um grande desafio aqui, onde as pessoas fritam demais ou deixam o interior cru.

Além do mais, há de se considerar a crocância da casquinha, característica principal de toda milanesa de qualidade. Montei uma tabela comparativa para lhe ajudar:

  1. Filé de frango com espessura fina: para filés finos, o ideal é fritar em 180° para não ressecar. O tempo aproximado é de 9 a 12 minutos ou até dourar o empanado.
  2. Filé de frango com espessura média: nesse caso, a temperatura ainda é de 180°. Em contrapartida, o tempo de cozimento aumenta, ficando entre 15 e 20 minutos, ou até dourar bem.
  3. Corte de filé com espessura grossa: para cortes grossos, recomendo assar a 200°. Cerca de 20 a 25 minutos, virando na metade do tempo.

Como em praticamente todo preparo na fritadeira sem óleo, o tempo é o elemento que mais varia. Uma mesma receita pode levar 20 minutos em determinado equipamento, enquanto fica pronta em 15 minutos em outra fritadeira.

Somado a isso, temos a espessura do filé, densidade do empanamento e temperatura utilizada. Outro ponto que pode te pegar de surpresa, é a presença de ingredientes adicionais no empanamento.

Por exemplo, existe uma versão de frango assado na airfryer sensacional com crosta de parmesão ralado. É simplesmente um dos melhores preparos, mas o tempo muda bastante, já que é necessário um tempo maior para dourar.

Filé de frango à milanesa na airfryer fica realmente crocante?

Para responder essa pergunta, vou supor um cenário hipotético. Se você colocar lado a lado o filé frito no óleo e na airfryer, dificilmente você consegue adivinhar.

Então, sim, fica incrivelmente crocante por fora e suculento por dentro. Contudo, esse resultado depende de uma série de etapas bem executadas no preparo.

De nada adianta você ter a facilidade da airfryer ao alcance, se não souber como empanar frango. É crucial ter atenção aos detalhes, aos temperos e à qualidade das misturas.

Entretanto, não tenha receio de não saber como fazer, pois, a receitinha a seguir é fantástica!

Como fazer filé de frango empanado na airfryer super crocante e delicioso

O maior desafio de assar frango na airfryer, especialmente empanado, é justamente a questão do óleo. Na fritura por imersão, o empanado é completamente frito, o que dá o dourado e a crocância.

Só que na airfryer não existe o fator “óleo”, ou seja, você precisa de alguma forma trazer umidade ao empanado. Seja pela gordura de queijo ralado, como na casca crocante, na deliciosa gordura da manteiga ou com azeite, é fundamental.

E nessa receita, você vai se surpreender com o truque para deixar o preparo mais suculento!

Ingredientes

  • 2 filés de peito de frango
  • 2 ovos
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite a gosto
  • Ervas finas, orégano, páprica e açafrão a gosto
  • Farinha de rosca suficiente para empanar (ou farinha Panko)

Modo de preparo

  1. Primeiramente, quebre os ovos num prato, temperando com sal, pimenta-do-reino e demais temperos.
  2. É importante misturar muito bem.
  3. Agora, faça furos nos filés para ajudar na absorção do tempero.
  4. Na sequência, tempere os filés de frango e besunte azeite para unir os sabores.
  5. Em seguida, passe os filés nos ovos e depois na farinha de rosca.
  6. Repita esse processo pelo menos 2 vezes.
  7. Depois disso, pincele azeite nos dois filés, de ambos os lados.
  8. Por fim, leve à airfryer a uma temperatura de 180° por aproximadamente 12 minutos.
  9. Após esse tempo, vire os filés e coloque por mais 10 minutos.
  10. O ponto certo é quando a carne está dourada e com aspecto crocante.
  11. Então, retire da airfryer e sirva ainda quente.

Nesse preparo, não esqueça de pincelar azeite ou manteiga no empanado, pois é isso que dará suculência, impedindo de ressecar!

DICA EXTRA: adicione parmesão ralado ao empanado para um filé de frango mais crocante

O queijo parmesão é um dos melhores ingredientes na hora de fritar empanado de frango. Não bastasse todo o sabor que dá à carne, o queijo ralado grosso cria uma camada extra de crocância.

Na realidade, é uma alternativa para aprimorar uma receita que já é incrível, e o melhor de tudo, sem muito trabalho:

  • 2 filés de peito de frango
  • 100g de queijo parmesão ralado grosso
  • 2 ovos
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Páprica ou colorífico a gosto

O procedimento é o mesmo da receita anterior, com a diferença de que o empanado leva apenas parmesão. Sendo assim, tempere os filés, passe no ovo e empane no queijo ralado. Depois é só levar à airfryer a 200° entre 12 e 18 minutos ou até ficar dourada!

SUGESTÃO EXCLUSIVA: aprenda a fazer uma farinha especial para usar na airfryer!

Apesar de o preparo com farinha de rosca tradicional dar certo, existe uma versão caseira que é ainda mais apropriada. E esse macete é assertivo porque favorece muito empanados mais parecidos com aqueles fritos em óleo.

Nesse contexto, a farinha de rosca tradicional demora mais tempo para ficar pronta do que o cozimento da carne. Por consequência, ela pode acabar com gosto de crua, enquanto a carne está no ponto.

Com isso, a ideia é dar uma tostada na farinha antes, adicionando outros ingredientes, veja:

  • Farinha de rosca (tradicional ou caseira, feita com pão amanhecido triturado)
  • Queijo parmesão ralado grosso
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Alho e cebola em pó a gosto
  • Mix de temperos naturais e ervas a gosto (páprica picante, curry, açafrão, chimichurri, pimenta calabresa)

Eu recomendo a você triturar um pouco de pão velho, deixando aqueles pedacinhos mais grossos. Isso deixa o empanado com mais crosta e entrega um filé bem característico.

O preparo é simples, é só colocar os temperos escolhidos na farinha e levar tudo numa panela. Em fogo médio/baixo, mexa sem parar até a mistura torrar levemente, ficando com um aspecto douradinho.

Além de a farinha ficar ultra saborosa, é uma maneira de economizar nos temperos colocados nos filés, concorda? Então, experimente!

Tenha o filé de frango empanado na airfryer como uma alternativa rápida e espetacular!

Vamos combinar que depois dessa chuva de dicas essenciais, o preparo na airfryer ficou ainda mais atrativo, né? Dessa forma, não deixe de fazer, seguindo o passo a passo para uma refeição bastante diferenciada.

Uma última sugestão, escolha uma opção de molho para comer com frango frito, já que é uma excelente estratégia para deixar o frango empanado ainda mais úmido.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que você consiga extrair todas as vantagens de usar a airfryer para preparar receitas incríveis com frango.

Compartilhe nas redes sociais, pois muita gente tem airfryer, mas não sabe como usufruir direito. Até a próxima!