Como assar frango na airfryer: 4 ideias de receitas para fazer

Quando você aprende como assar frango na airfryer passa a entender que dá para fazer basicamente todo preparo na airfryer. Isso facilita e agiliza muito as refeições!

Só que como toda receita adaptada, é fundamental compreender os macetes para que o frango fique suculento e saboroso. Afinal, a carne pode ressecar mais facilmente devido à alta temperatura do equipamento, ficando borrachuda e insossa.

Portanto, para que você acerte em cada preparo, independentemente dos ingredientes colocados, sugiro conferir todas as ótimas dicas de hoje. Vamos nessa?

Como assar frango na airfryer: 4 ideias de receitas que você precisa conhecer!

como assar frango na airfryer

Quando a airfryer surgiu no Brasil, as pessoas faziam comidas práticas, como batata, polenta e petisco de macarrão na airfryer. No entanto, conforme o eletrodoméstico caiu no gosto do brasileiro, aí sim as receitas “decolaram”.

Atualmente você encontra vídeos e receitas de tudo que imaginar na airfryer. Estou falando de todos os tipos de carne vermelha, suína, cortes de frango e mesmo peixes, como salmão na airfryer.

Porém, é o frango e sua versatilidade que conquistam e incrementam a mesa dia após dia, com sabor e suculência.

1. Filé de peito de frango na airfryer suculento e 3 sugestões de temperos

Começando pelo corte que acompanha a comida de segunda à sexta-feira, vamos de filé de frango. Isso porque é um dos cortes mais saborosos e bacanas para incluir nas refeições. No final, é barato, rápido de fazer e traz muito sabor.

Uma dica antes de seguirmos com a receita, é apostar na bisteca de frango. Esse corte é muito mais em conta e fica ainda melhor na airfryer, acompanhe os ingredientes.

Tempero 1 – Utilizando açafrão

  • 1 filé de peito de frango com um dedo de espessura
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • ½ colher (café) de açafrão-da-terra
  • Azeite suficiente para besuntar a carne

Sugestão de tempero 2 – Utilizando pimenta caiena

  • 1 filé de peito de frango com um dedo de espessura
  • Flor de sal a gosto
  • ½ colher (café) de pimenta caiena ou a gosto
  • Maneire na pimenta-do-reino
  • Manteiga em temperatura ambiente para passar na carne
  • Alho granulado

Tempero 3 – Utilizando chimichurri pronto

  • 1 filé de peito de frango com um dedo de espessura
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 colher (café) de chimichurri
  • Manjerona fresca para esfregar na carne
  • Azeite para besuntar
  • Toque de páprica picante a gosto

Sabe o que é melhor desse preparo? É que você pode fazer os três ao mesmo tempo. Isso mesmo, basta temperar 3 filés de frango com cada um destes temperos e levar ao cesto da airfryer. O tempo varia de acordo com sua preferência de ponto:

  1. Pré-aqueça a airfryer a 180° por 3 minutos.
  2. Em seguida, acomode os filés de frango no cesto.
  3. Programe 10 minutos a 200°.
  4. Abra, vire os filés e programe mais 3 e a 4 minutos.

O resultado é um frango assado na airfryer ultra suculento, apetitoso e com sabores que complementam aquele “almoção”. Olha que bacana, você acaba de aprender três maneiras diferentes de fazer uma mesma receita!

2. Frango assado de um jeito especial na airfryer

Nossa segunda ideia é um preparo puxado à culinária coreana. Essa cozinha é riquíssima em sabores e técnicas, especialmente quando falamos em como empanar frango.

Da lista abaixo, você pode estranhar a presença de dois ingredientes: açúcar e Gochujang. A presença do açúcar na receita é justamente para equilibrar a potência desse tempero diferente. Na verdade, se trata de uma pasta de pimenta coreana.

Porém, caso você não queira se “arriscar”, basta deixar estes ingredientes de fora. Só que sinto a obrigação de sugerir, experimente, pois quando provar o sabor desse frango assado/frito, sua boca vai salivar.

Ingredientes

  • 500g de peito de frango (sassami);
  • 2 colheres (chá) de alho picadinho;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • ½ colher (chá) de açúcar;
  • 1 colher (sopa) de pasta de pimenta coreana (Gochujang);
  • 1/3 xícara (chá) de maionese;
  • 1 + ½ xícara (chá) de farinha Panko para empanar;
  • Azeite a gosto.

A intenção é colocar todos os temperos numa tigela e misturar com um fuê até virar uma pasta cremosa. Você já se perguntou “por que usar maionese na carne”? Aqui, o motivo é para substituir o ovo e a farinha de rosca no empanamento.

Depois que fizer a pasta cremosa, adicione o frango e misture até pegar em toda a carne. Feito isso, adicione azeite na farinha Panko, empane todos os pedaços e reserve por 20 minutos.

Em seguida, coloque o sassami no cesto até cobrir o fundo e programe 8 minutos a 180°. Por último, abra, vire a carne e deixe mais 8 minutos, repita até assar perfeitamente.

DICA EXTRA: experimente a receita com sambiquira de frango, fica surpreendente, mais econômica e igualmente saborosa. Mas cuidado apenas com o tempo, pode ser menor!

3. Como assar frango na airfryer usando coxa e sobrecoxa

De todos os cortes de frango, a coxa e sobrecoxa é meu predileto. Dificilmente outro corte proporciona tanta suculência, maciez e sabor num único preparo. Contudo, nem tudo são rosas, pois o preparo deve ser mais cuidadoso para não ficar crua.

Os ingredientes são básicos, como: 4 coxas e sobrecoxas, 2 a 3 colheres (sopa) de maionese e temperos a gosto. Eu sugiro usar temperos naturais para carne que realçam as qualidades da carne.

Estou falando de chimichurri, pimenta-do-reino, açafrão e flor de sal. Além disso, deixe a carne descansar alguns minutos numa mistura de limão e vinagre. Em seguida, adicione os temperos na maionese, misture e passe na carne.

Sugestão de tempo para assar na airfryer

  1. Pré-aqueça a 200° por 5 minutos.
  2. Coloque a carne com a pele para baixo.
  3. Programe 30 minutos a 200°.
  4. Em seguida, abra, vire a carne e coloque mais 15 minutos a 200°.
  5. Para finalizar, vire a carne novamente e asse por mais 10 minutos.

O tempo total, portanto, é de 55 minutos, mas isso não é uma regra. Sendo assim, faça e vá testando em sua airfryer até encontrar o tempo ideal!

DICA EXTRA: para ter um resultado indiscutível, aprenda como desossar coxa e sobrecoxa de frango. dessa forma, a carne fica mais suculenta, além de descomplicar na hora de deixar a pele crocante e irresistível”

4. Peito de frango assado inteiro na airfryer com tempero de manteiga com especiarias

O tempero desta receita se assemelha muito à marinada para frango, não apenas no sabor, mas na maciez da carne. Nesse sentido, você vai preparar uma manteiga aromatizada, com especiarias e condimentos únicos.

Em seguida, basta perfurar o peito e espalhar a pasta de manteiga, pode massagear a carne sem dó. Faça questão de passar em tudo, na cavidade e debaixo da pele, combinado? Veja quais ingredientes utilizar:

  • 1 peito de frango de 600g em média
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 colher (sopa) de alho triturado ou amassado
  • Açafrão, colorau e ervas finas a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite para unir os temperos

Com a manteiga em temperatura ambiente, acrescente os temperos e misture até virar uma pasta aromática e cremosa. Na sequência, passe no frango, corrigindo o sal e pimenta-do-reino.

Agora, na airfryer preaquecida a 180°, disponha o frango no cesto e programe 20 minutos inicialmente. Em seguida, suba para 200° e deixe até dourar do seu gosto. Vá abrindo e verificando a cor da pele e maciez da carne.

2 DICAS EXTRAS: faça um furo na lateral do frango para saber se a carne está bem cozida. O líquido não pode sair rosado. Além do mais, é possível adicionar brócolis, cenoura e batata. Experimente com farofa de ovo, fica maravilhoso!

Gostou de aprender como assar frango na airfryer?

Além de ser mais barata do que cortes, como a fraldinha na airfryer, há uma unanimidade na carne de frango. O resultado na airfryer é mais saboroso do que qualquer outra carne.

Claro, desde que você siga os conselhos de hoje, principalmente quanto ao tempo. No fim de contas, frango ressecado fica até difícil de mastigar, não é mesmo?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Mas se foram úteis para você, não esqueça de compartilhar com aquela pessoa que sempre deixa o frango parecendo uma borracha seca, tudo bem? Até a próxima!