Como assar linguiça no forno? Veja quantos minutos e como fazer

Saber como assar linguiça no forno é maravilhoso, porque permite você fazer churrasco de forno fácil, delicioso e barato.

A linguiça é o típico embutido que você pode fazer de qualquer jeito que vai dar certo. Por exemplo, se você apenas cozinhar e servir fatiada, serve como petisco rápido. Na pressão, é só colocar e aguardar o tempo certo, frita então, um espetáculo.

Entretanto, no forno tem a questão do tempo necessário, de modo que fique suculenta e não ressecada. Para isso, acompanhe as ótimas dicas e vamos lá!

Como assar linguiça no forno? Aprenda como fazer e veja quantos minutos em 3 passos rápidos!

Ingredientes do preparo

  • 1kg de linguiça toscana (ou outra da sua preferência)
  • 6 batatas médias cortadas em canoa
  • 2 colheres (sopa) de maionese
  • Sal, pimenta-do-reino, páprica picante, ervas finas e orégano a gosto
  • Suco de ½ limão
  • 2 cebolas pequenas raladas
  • 4 dentes de alho ralados
  • 200g de molho de tomate

É necessário ferver a linguiça antes de assar?

A resposta mais curta é não, você não precisa necessariamente ferver a linguiça. “Certo, mas se eu fizer, contribui para alguma coisa?”. Na realidade, ajuda muito, pois a linguiça fica mais macia, suculenta e, sobretudo, menos gordurosa.

Acontece que a fervura elimina grande parte da gordura entremeada na carne. Além do que, é uma maneira de garantir máxima suculência, visto que você dá uma pré-cozida na carne.

Como resultado, diminui as chances de a alta temperatura do forno ressecar sua linguiça. “Poxa, queria saber como cozinhar linguiça corretamente, sempre passo do ponto ou cozinho de menos”.

É bem simples na verdade, você só precisa fazer assim:

  1. Encha uma panela com água suficiente para cobrir todas as linguiças.
  2. Antes de ligar o fogo, você pode agregar temperos para carne de porco.
  3. Use alho com casca amassado, ramos de alecrim e tomilho, folhas de louro, vinho tinto seco e manjericão fresco.
  4. Em seguida, ligue em fogo alto até ferver.
  5. Assim que levantar fervura, coloque as linguiças com cuidado, tampe e cozinhe entre 15 e 20 minutos em fogo bem baixo.

Você pode cozinhar entre 10 a 15 minutos, pois na verdade queremos escaldar a gordura e não cozinhar completamente, combinado?

Como preparar o molho da receita?

Vale ressaltar que esse molho será usado para temperar exclusivamente as batatas. Daí o que sobrar você vai espalhar sobre as linguiças. Falo isso porque não precisamos temperar a linguiça, uma vez que a carne já vem temperada, né?

Sendo assim, misture maionese, temperos naturais e especiarias, suco de limão, cebola, alho, metade do molho de tomate e sal. O pulo do gato é misturar até incorporar tudo, deixando um molho cremoso e homogêneo.

Feito isso, junte as batatas em canoa e mexa para pegar molho em todas as partes. Tenha certeza de experimentar o sal e corrigir se for necessário. Por último, disponha as linguiças numa forma grande, deixando espaço entre elas.

Acomode as batatas entre as linguiças e espalhe o restante do molho sobre as batatas e as linguiças.

DICA EXTRA: você ainda pode agregar alguns dentes de alho com casca amassados para dar mais sabor. Pode colocar também alguns ramos de tomilho e salpicar açafrão para dar uma cor extra!

Como assar linguiça toscana no forno + dicas de tempo necessário

Tem pessoas que preferem levar aberto ao forno, pois acreditam que isso agiliza o processo. Contudo, não recomendo você fazer dessa forma, pois as chances de ressecar a linguiça são grandes. Pelo contrário, faça exatamente como mostrarei a seguir:

  1. Pré-aqueça o forno a 200° por 10 minutos.
  2. Cubra bem a forma com papel-alumínio, deixando o lado brilhante para dentro.
  3. Em seguida, coloque no forno e conte cerca de 30 minutos.
  4. Esse tempo é suficiente para cozinhar todas as linguiças por dentro, ou seja, preserva a suculência.
  5. Além disso, as batatas cozinham da mesma forma, isso é fundamental para ficarem macias.
  6. Depois dos 30 minutos iniciais, tire do forno, retire o alumínio e pincele o resto do molho de tomate.
  7. Salpique também um pouco de cheiro-verde e volte ao forno, mas sem o alumínio.
  8. Para finalizar, deixe aproximadamente 30 minutos para terminar de assar e dourar.
  9. Se notar que não está tão dourado, deixe mais alguns minutos e vá acompanhando.

O resultado de tanto cuidado e dedicação à receita, é uma linguiça assada perfeitamente, macia e com um sabor inigualável. Quanto à batata, fica parecendo aquela batata rústica que a gente só come em restaurante, pode fazer que é sucesso!

DICA EXCLUSIVA: experimente linguiça assada no forno recheada na mesma receita

Essa é uma dica realmente exclusiva, pois tirei direto do meu caderno de receitas. Não é sempre que faço, confesso, mas de vez em quando dá uma vontade e não resisto.

Ao retirar o alumínio da forma para finalizar, corte levemente as linguiças na parte superior e coloque muçarela. Ah, precisa ser queijo ralado para agilizar o derretimento, certo? “Nossa, adorei a ideia, tem como aprimorar ainda mais?”.

Sempre tem jeito de melhorar qualquer receita. Aqui, caso esteja se perguntando o que fazer com bacon, você acaba de encontrar uma finalidade. Dá uma olhada nessa sugestão:

  • 200g de bacon em cubos (já frito)
  • 150g de queijo prato ralado
  • 1 tomate picado
  • 1 pimentão vermelho picado
  • 2 cebolas médias picadas
  • Cheiro-verde a gosto

Aqui você vai fazer uma espécie de vinagrete completo, cortar a linguiça e acomodar o vinagrete. Em seguida, asse no forno a 220° por 25 minutos. Para finalizar, retire do forno, espalhe queijo e bacon em cubos já fritos.

O tempo médio aqui é de cerca de 10 minutos, mas a 230° até gratinar e terminar de assar a linguiça. Olha que receita maravilhosa e fácil, né?

Tem como assar linguiça no forno elétrico?

Sim, inclusive, a dica exclusiva acima foi feita originalmente em forno elétrico. O grande desafio é compensar a diferença entre as temperaturas do forno a gás e elétrico. O equipamento elétrico tende a ser “menos eficiente”.

Para comparação, na receita acima do recheado, a primeira etapa você assa a linguiça a 250° por 30 minutos. Depois mais 10 a 15 minutos também a 250° para gratinar o queijo.

Portanto, o tempo para assar linguiça no forno elétrico é diferente, somado a isso temos as diferenças entre equipamentos. Nesse sentido, compensa fazer, testar e ajustar de acordo com o seu forno elétrico, mas dá certo, não tenha receio!

Viu como assar linguiça no forno é simples e fica incrível?

como assar linguiça no forno

Está sem tempo para fazer preparos elaborados? Aposte na linguiça. Quer variar na carne feita na airfryer? Basta descobrir quanto tempo e temperatura para linguiça na airfryer.

Já enjoou de tanto preparar carne de panela tradicional? Que tal aprender como fritar linguiça na panela de pressão? Em outras palavras, a linguiça é um dos ingredientes mais versáteis, e no forno não é diferente.

Afinal, é muito rápida, fica fantástica e com um dourado difícil de conseguir até mesmo na churrasqueira. Não deixe de experimentar o quanto antes as sugestões de hoje, tenha mais um preparo “engatilhado” quando surgir convidados inesperados.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, de verdade. Que você consiga fazer receitas diferenciadas e saborosas a partir deste conteúdo. Peço que compartilhe nas redes sociais, pois todos merecem saber disso, né? Até a próxima!