Carne para acompanhar lasanha: Qual combina?

Nem todo mundo segue a refeição tradicional, com lasanha, arroz e outra guarnição, e acabam procurando uma carne para acompanhar lasanha.

Isso mesmo, combinar alguma carne com aquela lasanha caprichada é uma ótima maneira de testar texturas e sabores. Só que como tudo na cozinha, é imprescindível saber quais as melhores opções para que agrade todo mundo.

Foi pensando nisso que reuni algumas sugestões interessantes, onde dividi as dicas por categoria para facilitar ainda mais para você. Confira e anote cada uma delas!

2 ideias de carne para acompanhar lasanha à bolonhesa

carne para acompanhar lasanha

1. Fraldinha assada na mostarda

A fraldinha é uma dessas carnes que não tem erro, pois é só levar ao forno para uma carne suculenta. E como combinação da lasanha fica ainda melhor, pois suas qualidades não vão disputar espaço com a estrela do almoço.

Diante disso, minha sugestão é fraldinha assada no forno com tempero feito com:

  • 2 colheres (sopa) de manteiga amolecida
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de mostarda
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Tempere a carne com pimenta e sal e um toque de azeite. Em seguida, misture manteiga, alho e mostarda até ficar homogêneo.

Passe essa pasta em todos os lados da carne, leve para assar ao forno preaquecido a 220° por 1 hora. Não precisa de papel-alumínio.

O truque é espalhar o tempero que derrete na forma a cada 20 minutos. Por último, retire e reserve por 10 minutos para preservar suculência. “Não consigo conciliar dois assados no forno, o que fazer?”.

Simples, você pode fazer a mesma receita de fraldinha na airfryer que fica igualmente maravilhosa. Acompanhe tudo pelo vídeo a seguir:

2. Cupim assado na manteiga com especiarias

Outra carne que faz jus ao almoço de domingo é a carne cupim. Assim como a fraldinha, é um corte muito saboroso, mas ao mesmo tempo não atrapalha outros preparos.

Com isso, é uma alternativa barata, pois o quilo gira em torno de R$35,00, e proporciona sabores inigualáveis. Veja os ingredientes do preparo:

  • 1,5kg de cupim
  • 150g de manteiga em temperatura ambiente (sem sal)
  • 5 batatas cortadas em canoa
  • Sal triturado com pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite a gosto

Comece fazendo furos na carne, depois espalhe manteiga por toda a peça. Em seguida, tempere com sal e pimenta, espalhando para pegar em tudo. Agora, espete com um espeto curto e enrole no papel celofane, 5 voltas bem apertadas.

Agora, leve ao forno preaquecido a 220° por 90 minutos. Passado esse tempo, retire do forno e rasgue a embalagem, deixando o líquido do cozimento na forma. Por último, tempere as batatas, arrume na forma e asse por mais 30 minutos a 220°.

DICA EXTRA: não esqueça de amarrar as pontas do espeto para não perder os líquidos. Além disso, pode incrementar com outros temperos para carne assada no forno e servir tudo em fatias finas juntamente com a deliciosa lasanha!

2 ideias de carne que acompanha lasanha de frango

A maioria das receitas de lasanha de frango são feitas com molho branco. Claro, é possível fazer com molho vermelho e também fica divino. Nesse contexto, a melhor opção é combinar carnes mais suaves, como o próprio frango, bem como peixes.

1. Receitas de coxa e sobrecoxa desossada e assada

Você sabia que tem gente que sabe como desossar coxa e sobrecoxa de frango para usar como recheio da lasanha? Isso mesmo, a pessoa cozinha na pressão até ficar macia e desfia, depois incorpora no molho da lasanha, demais né?

Porém, minha intenção é servir esse corte de frango assado, o que é bem simples na verdade. Depois da desossa você terá pedaços de frango suculentos. Aí é só temperar com os melhores temperos para frango e assar.

Sendo assim, fiz questão de deixar muitas sugestões de receitas de coxa e sobrecoxa assada. Afinal, já que é um preparo fácil, é muito mais vantajoso você saber diversificar os preparos, concorda?

  1. Coxa e sobrecoxa assada com erva-doce, alho-poró e legumes.
  2. Coxa e sobrecoxa assada com especiarias e molho cremoso simples.
  3. Sugestão de coxa e sobrecoxa recheada com bacon, cenoura e vagem.
  4. Sugestão ousada de coxa e sobrecoxa assada com molho barbecue.
  5. Opção de coxa e sobrecoxa assada no molho de laranja cremoso.
  6. Sobrecoxa assada com molho de tomate rústico (ideal para lasanha de frango com molho vermelho).

Se você se pergunta se para assar frango precisa de papel-alumínio, nessas receitas sim. Afinal, é uma maneira de preservar a suculência, além da garantia do cozimento perfeito. Para ajudar você a desbloquear a criatividade, veja esse vídeo:

2. Escolha peixe para grelhar e sirva com molho de acompanhamento

Deixei essa por último porque é um arraso de combinação. Imagine só uma lasanha indescritível de frango, servida com um pedaço suculento de salmão grelhado na frigideira, parece sonho? Pois saiba que não é, e você aprende os detalhes agora.

Escolhi o salmão por ser um dos mais fáceis na hora de aprender como temperar salmão. De maneira simples, passe os seguintes temperos no salmão:

  • 4 dentes de alho em pasta
  • Cebola bem picada para realçar o sabor
  • Suco de ½ limão aviva o sabor do peixe
  • Pimenta-do-reino moída na hora
  • Um toque de pimenta rosa moída na hora (pouco e opcional)
  • Ervas finas e uma pitada de lemon pepper
  • Sal a gosto (tenha cuidado porque o lemon pepper já tem sal)
  • Azeite suficiente para besuntar o peixe

O tempero tem que ser posto um pouco antes de grelhar, pois o limão começa a cozinhar a carne. Depois que temperar, basta adicionar manteiga na frigideira e selar o peixe de todos os lados por alguns minutos. É coisa rápida, do contrário resseca.

SUGESTÃO DE COMBINAÇÃO DE LASANHA: você pode fazer uma lasanha simples de frango, com molho branco e queijo. Ou então, preparar uma lasanha espetacular de coxa e sobrecoxa desfiada, cenoura, abobrinha, palmito, batata laminada, ervas e molho branco.

DICA EXTRA: 8 carnes para usar no molho e recheio da lasanha

Agora, se você gostaria de conhecer boas opções de carne moída ou desfiada para colocar no molho, vai se surpreender. Frequentemente, as pessoas tendem a preferir carnes magras para usar no molho.

Diante disso, um dos cortes mais indicados é o patinho bovino. Isso porque é um corte que tem pouquíssima gordura, mas ao mesmo tempo, um sabor incrível. Essa carne moída é fenomenal e enriquece muito o molho.

Em contrapartida, outro corte que tem chamado a atenção é a carne peixinho, já conhecia? Assim como o patinho, o peixinho é incrivelmente magro e super saboroso. A vantagem é que o peixinho é mais barato.

Com isso em mente, veja outras carnes que oferecem receitas únicas:

  1. Paleta bovina (miolo da paleta, raquete ou peixinho)
  2. Acém
  3. Coxão duro
  4. Coxão mole
  5. Músculo bovino dianteiro
  6. Lagarto
  7. Ponta de alcatra
  8. Ponta de peito

Além destes, como já mencionado, você pode usar carne de frango, embutidos como linguiça, calabresa, salame, entre outros. Tudo vai do gosto do freguês, como diz o outro, não é verdade?

Viu como dá para fazer muita coisa com carne e lasanha?

Dentre as receitas de lasanha, a de bolonhesa é certamente uma das mais consumidas pelos brasileiros. Além do fácil preparo, é uma verdadeira refeição completa e você pode escolher diferentes carnes, como as carnes de terceira.

Agora, ao escolher a carne para acompanhar lasanha que transformará a refeição, você tem opções variadas para os melhores almoços. Aliás, arrisco a dizer que até o churrasco entre os amigos pode entrar na conversa, por que não?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se te ajudaram de alguma forma, não deixe de compartilhar nas redes sociais para que outras pessoas possam experimentar também. Até a próxima!