6 Petiscos para lanche da tarde: Lista de ideias simples

Nada como matar a fome e continuar as atividades do dia com bons petiscos para lanche da tarde, que tal montar o seu cardápio?

Entre opções fritas, naturais e assadas, certamente você conseguirá fazer um lanchinho no meio do dia. O interessante aqui, é que precisamos considerar coisas leves para não pesar, mas também certeiras para dar sustança.

E então, consegue imaginar quais petiscos encaixam nesse cenário? Que tal parar de adivinhar e deixar comigo? Afinal, selecionei 6 ideias que são ideais para uma rotina diária corrida!

Lista completíssima com 6 petiscos para lanche da tarde para você aproveitar muito!

petiscos para lanche da tarde

Não compreendo como as pessoas têm dificuldades para escolher petiscos simples, quando na verdade é fácil e há inúmeras possibilidades. Além do mais, é possível categorizar e dividir os preparos, o que ajuda na organização do cardápio.

E é justamente pensando nisso que eu separei todas as sugestões de hoje. Dessa maneira, você verá as melhores ideias, me acompanha?

Quais os melhores petiscos fritos para lanche da tarde?

Quando o assunto é petisco frito, muita gente fica com o pé atrás, principalmente por causa do óleo da fritura. Obviamente que você não vai comer aquele bolinho de queijo num dia de calorão, pois as opções frescas são melhores.

Por outro lado, naqueles dias de preguiça e frio, são os petiscos fritos que fazem a nossa alegria. Desse modo, a intenção é combinar os petiscos fritos com dias mais amenos, tendo assim incontáveis alternativas criativas.

1. Bolinho mata fome

O bolinho frito mata fome é aquele típico petisco onde você junta tudo da dispensa e acaba com uma receita incrível. Fácil de fazer e rico em sabor, leva apenas:

  • 2 + ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 300ml de água
  • Cheiro-verde picado a gosto
  • 1 ovo
  • ½ cebola picada
  • 1 colher (sopa) de fermento

De forma rápida, basta misturar os ingredientes, adicionando a água aos poucos e o fermento por último. Depois de deixar o fermento agir alguns minutos, é só pegar pequenas porções numa colher e fritar em óleo quente. Só isso e bom apetite!

2. Cigarrete de presunto e queijo

Já o Cigarrete por sua vez, é um salgadinho mais elaborado, mas igualmente fácil de fazer. Para quem costumava comer salgadinho na padaria quando criança, é uma recordação e tanto.

Nesse sentido, acompanha desde o café da tarde até mesmo o lanchinho da criançada. Para não ter erro no preparo, separei um vídeo que vai ajudar demais:

3. Petisco simples e barato

Já esse terceiro petisco frito, consiste numa massa bem leve. Os ingredientes são básicos e a massa é feita a partir de:

  • 300g de farinha de trigo
  • 3 alhos amassados
  • Sal a gosto
  • 1 colher (sopa) de vinagre
  • Água suficiente para dar o ponto

Essa sugestão é o petisco simples para receber os amigos e impressionar pela praticidade e sabor. Quando a massa estiver pronta, basta abri-la bem fina e tirar pequenos discos para fritar rapidamente. É crocante, tem sabor agradável e não gasta nada!

4. Coxinha saudável prática

Por acaso você tem frango desfiado em casa? Então, refogue um pouco de cebola, alho e muito tempero. Em seguida, junte cerca de 2 colheres (sopa) de requeijão e misture até dar um ponto bem “liguento”.

Em seguida, enrole uma porção em formato de coxinha, passando no ovo batido com pimenta e na farinha Panko. O negócio é tão bom e versátil que você consegue fritar na airfryer por 10 minutos a 200°.

Como resultado, uma coxinha sem massa, super crocante e suculenta por dentro. “Nossa, mas não tenho airfryer, e agora?”. Não se preocupe porque encontrei uma versão frita em óleo, pega a receita:

Quais os petiscos assados ideais para aquele lanche reforçado da tarde?

O bom de escolher opções de petiscos assados rápidos, é que dá para imaginar diferentes coisas, usando ingredientes mais “complexos”. De cabeça eu tenho uma ideia que sempre faço aqui em casa, os palitinhos de queijo com massa de batata.

Para isso eu cozinho batata com sal e pimenta e separo algumas opções de queijos macios ralados. Em seguida, amasso a batata e faço uma boa mistura até ficar num ponto cremoso.

Além disso, coloco alguns temperos naturais, como açafrão e páprica. Por fim, levo para assar no forno ou mesmo na airfryer, fica um espetáculo. Conheça mais sugestões!

5. Conheça toda a crocância e simplicidade do Grissini

Também chamado de Gressino, estamos falando de um petisco italiano muito apreciado na cidade de Turim. Esse aperitivo pode ser considerado um tira gosto de pobre por muitos, já que leva pouquíssimos ingredientes.

Todavia, como o nosso foco é partir de ideias simples, por que não descobrir coisas novas, concorda? Veja o que vai e como fazer de maneira descomplicada:

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de água morna
  • ½ colher (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de fermento biológico seco
  • Gergelim torrado e preto a gosto
  • Orégano a gosto
  • Pimenta calabresa a gosto

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande, coloque farinha de trigo, açúcar e fermento, misture.
  2. Em seguida, adicione o azeite e a água morna e comece a misturar com uma colher.
  3. Quando você não conseguir mais mexer com a colher, use as mãos para facilitar.
  4. Na sequência, transfira para uma bancada, junte o sal e sove levemente por no máximo 6 a 7 minutos.
  5. Feito isso, unte a tigela com azeite, coloque a massa no formato de bolinha e reserve por 50 minutos.
  6. Separe a massa em três partes e tempere com as especiarias como preferir.
  7. Por fim, abra a massa em pequenos pedaços e depois em tiras.
  8. Leve ao forno preaquecido a 200° por 25 minutos em média.

Não espere um petisco que derrete na boca, mas sim algo crocante que combina demais com aquele cafezinho da tarde. Perdeu algum detalhe ou não entendeu alguma parte? Então, confira o vídeo abaixo:

6. Palitinho de queijo com apenas 5 ingredientes que derrete na boca

Para fechar nossos petiscos assados, trago até você uma versão que derrete na boca. Feito com apenas 5 ingredientes, é econômico e pode agilizar aquela tão esperada pausa no meio da tarde.

  • 1 + ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 5 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 8 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • Sal a gosto
  • Orégano a gosto

Numa tigela, coloque metade do parmesão ralado e o restante dos ingredientes, simples assim. O ponto de atenção, no entanto, é que você precisa da manteiga maleável para chegar numa massa homogênea, só isso.

Continuando, misture tudo com as mãos, sem sovar, apenas com a ponta dos dedos. Por fim, faça palitos finos, salpique o restante do parmesão ralado e reserve por 15 minutos na geladeira. Agora sim, leve ao forno preaquecido a 200° por 25 minutos.

Esse petisco é tão versátil, que você pode servir com um bom café, um refrigerante gelado ou com suco natural.

Planejar o cardápio de petiscos para lanche da tarde é algo valioso

Quer remediar almoços corridos, renovar as energias para mais algumas horinhas de trabalho ou apenas beliscar algo? Então, os petiscos para lanche da tarde são aliados inestimáveis na batalha nossa de cada dia.

Aproveite que você descobriu as melhores opções e crie uma verdadeira festa no meio da sua tarde, combinado? Só não vale fazer petisco sacanagem para os amigos, hein?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se você acredita que o conteúdo pode ajudar alguém, compartilhe-o. Até a próxima!