Acompanhamento para contrafilé: 5 Opções para servir

O contrafilé é tão maravilhoso, que geralmente o servimos como prato principal, mas qual acompanhamento para contrafilé é melhor?

Quando a carne tem qualidade e sabor, invertemos os papéis e procuramos guarnições que complementem a experiência com o corte. Nesse contexto, existem inúmeras alternativas, mas saber identificar as melhores é o desafio de hoje.

Então, se você já estava perdendo as esperanças, esse conteúdo chega em boa hora. Afinal, separei muitas dicas sensacionais para refeições inesquecíveis. Confira!

5 opções para servir de acompanhamento para contrafilé que incrementam a refeição

Dependendo da receita escolhida com contrafilé, nem precisamos de acompanhamento. Em contrapartida, quando recebemos a família e os amigos, o cenário muda, nos obrigando a “reinventar a roda” na refeição.

Nesse momento, saiba que você tem um mundaréu de alternativas e escolher bem entre elas é primordial. Dessa forma, se você fez contrafilé no forno assado ao ponto, fritou na frigideira ou assou na churrasqueira, não importa.

Tudo que importa de verdade, é que as opções escolhidas agradem o paladar de todos.

1. Batata rústica e molho à base de manteiga é a perfeição das guarnições

Pessoalmente não há acompanhamento melhor para carne do que opções apetitosas, como molho e batata. O molho é incrível para espalhar sobre a carne, criando assim uma versão mais suculenta.

Enquanto a batata fica crocante por fora e macia por dentro. Isso sem contar os temperos que a acompanham, como páprica, tomilho e açafrão. Nesse caso, eu até prefiro passar uma versão completa de refeição, anote:

Ingredientes

  • 400g de contrafilé
  • 3 gemas
  • 200g de manteiga sem sal derretida e quente
  • Suco de ½ limão
  • 3 colheres (sopa) de água morna
  • 1kg de batatinhas
  • 10 dentes de alho inteiros com casca
  • Alecrim a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite e sal a gosto

Podemos dizer que são três preparos diferentes. Com isso, levamos as batatas ao forno, o molho no liquidificador e o contrafilé na frigideira. A carne você pode selar da sua preferência, mas prefira um ponto de carne mais rosado e molhadinho.

O molho será servido quente sobre a carne, e a batata assada com alho, como uma guarnição para comer rezando. Embora seja tudo prático, deixarei o vídeo dos preparos, afinal, o molho leva gema e precisa ser cuidadoso:

DICA EXTRA: se preferir, prepare um molho madeira com champignons

Assumindo que nem todo mundo gosta da versão de molho holandês mostrada acima, vamos diferenciar as coisas. Até hoje nunca encontrei alguém que não amasse molho madeira, especialmente com aquele champignon carnudo.

Em vista disso, a ideia é fritar a carne contrafilé em fogo alto, justamente para grudar na frigideira. Daí você utiliza a mesma frigideira para fazer a sua versão de molho madeira. Use um bom vinho madeira e muito cogumelo fresco!

2. Risoto de parmesão no capricho é um acompanhamento e tanto

Essa segunda sugestão de acompanhamento para contrafilé é uma recomendação pessoal, que tive há alguns atrás. Lá estava eu passeando por uma cidade que nunca tinha conhecido, e a fome estava apertando.

Sabe quando você acorda e deseja um bife alto espetacular? Depois de muita andança me deparei com esse restaurante especializado em corte de carne americano.

Acredite se quiser, o contrafilé é uma das carnes que mais oferecem cortes diferentes e é muito consumido lá fora. Dessa forma, fui logo no contrafilé da carne angus, mas ainda precisava escolher um acompanhamento.

Enfim me arrisquei no risoto de parmesão, que decisão boa eu tomei naquele dia. Até hoje me recordo perfeitamente da combinação de sabores e gostaria de compartilhar com você, veja:

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
  • Caldo de legumes caseiro suficiente para hidratar o preparo (use alho-poró, aipo, cenoura, couve-flor e brócolis)
  • 150ml de vinho branco seco
  • 1 maço de alho-poró (apenas a parte branca no risoto)
  • 500g de parmesão fresco ralado
  • 300g de manteiga aproximadamente
  • 1 maço de salsinha ou a gosto
  • Azeite suficiente para iniciar a refoga
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo prático

  1. Primeiro, coloque azeite numa panela e refogue levemente o alho-poró, juntando o vinho na sequência.
  2. Agora tudo se resume à paciência, pois você deverá incorporar o caldo de legumes aos poucos.
  3. Sempre que perceber que está secando, acrescente mais uma concha, faça isso até o risoto ficar cremoso.
  4. Em seguida, junte manteiga, queijo e temperos.
  5. O pulo do gato é cozinhar por mais alguns minutos até que tudo isso ganhe a estrutura necessária.
  6. Finalize com mais um pouquinho de manteiga para trazer brilho e salsinha a gosto.

Para fechar com chave de ouro, sirva uma porção de risoto e um belo bife de contrafilé ao ponto por cima. Como resultado, o caldo da carne vai escorrer sobre o risoto. Mas vamos parar de falar sobre isso, porque a boca está salivando aqui!

3. Contrafilé de frigideira com manteiga de alho e batata é a refeição completa

acompanhamento para contrafilé

Quer uma sugestão para acompanhar o almoço da semana? Que tal harmonizar batatinhas grelhadas na frigideira, com alho amassado e muito cheiro-verde? Ah, além do mais, recomendo também fritar alguns cogumelos Paris, é muito saboroso.

Nesse sentido, vamos dizer que você fez o seu famoso picadinho de carne, certo? Então, você comprou um bom contrafilé, cortou em tiras grossas e fritou no azeite com manteiga, alho e cebola.

Assim que finalizou, percebeu que na frigideira ficou todo o resquício do preparo. Com isso, você coloca mais manteiga e doura batatas com casca pré-cozidas ao ponto, incrementando com finas lâminas de cogumelo.

Por último, você pode servir separado ou juntar a carne à frigideira, o que garante um prato muito estético e tentador.

4. Homus de beterraba é diferente e traz cor à mesa

O homus é um prato árabe, mais especificamente um molho na consistência de purê praticamente. Geralmente ele é feito com grão-de-bico cozido e uma mistura de suco de limão com alho e molho tahine.

Além disso, usa-se bastante azeite, quase como se você fosse fazer a massa de uma salsicha vegana. Agora você deve estar pensando: “por que não ensinar o purê de beterraba de uma vez?”. Primeiro, porque o homus de beterraba é diferente e saboroso.

E outra, talvez seja uma porta de entrada para você conhecer a carne halal, que tal? Daí basta comprar aquele belo pedaço de contrafilé halal e comer dando risada. Quanto ao preparo, saiba que encontrei a receita perfeita, veja:

5. Salada Caesar é um clássico para carnes

E a vida não é feita apenas de carne e mais carne, né? Uma opção de salada para acompanhar carne assada, grelhada ou frita, é mais que bem-vinda. Para tanto, minha última sugestão é a famosa salada Caesar, consumida no mundo todo.

Todo mundo tem a sua versão própria, lhe apresento a minha versão predileta:

  • ½ xícara (chá) de maionese
  • ⅓ xícara (chá) de parmesão ralado (mais lascas para decorar)
  • Suco de 1 limão
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 filé de anchova em conserva (opcional, mas fica incrível)
  • 2 dentes de alho
  • 2 fatias de pão de forma (croutons)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 filés de peito de frango grelhados em iscas
  • 1 maço de alface americana rasgada

Modo de preparo

  1. No liquidificador, bata maionese, parmesão ralado, suco de limão, azeite, filé de anchova e 2 dentes de alho. Reserve refrigerado.
  2. Em seguida, corte o pão em cubinhos, regue com azeite e asse a 180 graus por 15 minutos.
  3. Por último, coloque as folhas de alface em uma saladeira.
  4. Acomode as iscas de frango, despeje o molho, misture e finalize com os croutons e com as lascas de parmesão.

Simples, prática e com um sabor especial, essa salada vai cair como uma luva para seu contrafilé macio, pode acreditar!

Transforme seu repertório com o acompanhamento para contrafilé ideal

Uma dica valiosa é não ficar preso ao que manda a tradição. Isso porque o acompanhamento para contrafilé pode ser o que tiver à disposição. Dê uma boa olhada na despensa, nos temperos e nos legumes e vegetais.

Afinal, se uma ideia de guarnição parece promissora, há grandes chances de realmente ser, basta se arriscar e se desafiar.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a atingir outras pessoas que estão em apuros nesse momento. Para isso, é só compartilhar nas redes sociais porque alguém em algum lugar, não conhece bons acompanhamentos. Até a próxima!