Qual parte do boi é a rabada? Descubra para que serve

Depois de muito relutar você experimentou rabada, mas gostou tanto que quer saber qual parte do boi é a rabada?

Eu não consigo pensar num corte bovino tão polêmico quanto o rabo, é um divisor de águas na cozinha. Costumo dizer que é aquela carne que você ama ou simplesmente odeia, não tem meio termo. Mas para decidir, é preciso saber tudo.

Embora a conclusão seja inteiramente sua responsabilidade, farei de tudo para que você domine as informações e tome a melhor decisão. Vamos conferir então?

Qual parte do boi é a rabada?

qual parte do boi é a rabada

Vou contar para você, há muito tempo que já desisti de tentar adivinhar sobre os cortes apenas pelo nome. Principalmente depois que vi que entranha bovina, nada tem de entranha, mas sim um corte delicioso próximo da costela.

Nesse contexto eu ainda poderia mencionar inúmeras carnes, como carne raquete, lagarto, chã de fora, e por aí vai. Por outro lado, a rabada vai na contramão disso, pois falamos justamente do rabo do boi, acredita?

Para você que sempre quis saber de onde vem a rabada, saiba que é um corte muito apreciado e consumido. Antigamente o rabo bovino era praticamente descartado ou vendido como resto de carne, o que barateava seu preço.

Em contrapartida, hoje em dia você não paga menos do que R$38,00 no quilo. Isso sem falar da carne angus, onde o preço vai lá nas alturas e pega os desavisados de “calças curtas”.

Contudo, antes de sair comprando qualquer carne para fazer rabada, é fundamental conhecer melhor suas características. Afinal de contas, os preparos devem ser feitos a partir das suas qualidades, do contrário, mais atrapalham do que ajudam.

Quais as características que buscamos na rabada bovina?

Algumas carnes vermelhas são destinadas a determinados preparos, como é o caso da carne ossobuco. Você até pode fazer assada, mas é a receita cozida na pressão que realmente entrega todo o potencial do corte.

O mesmo acontece com a rabada, dá para fazer na churrasqueira com alguns cuidados, mas suas características dizem outra coisa. Separei as principais qualidades que um bom corte precisa oferecer:

  • O rabo bovino é composto por um osso central que lembra bastante o ossobuco.
  • Ao redor do osso encontramos boas porções de carne, em especial na parte mais alta do corte.
  • Toda a carne é envolvida por uma gordura densa, mas de sabor incomparável.
  • Além disso, temos um alto nível de colágeno entremeado, o que proporciona uma sensação dos deuses no paladar.
  • Tudo isso culmina numa explosão de sabores, texturas magníficas e muita suculência.

Existe tanta versatilidade na rabada, que dá para aproveitar um tutano de boi excepcional em sabor e valor nutricional.

Consigo relacionar essa carne com a maravilhosa carne cupim. Digo isso porque até pouco tempo era uma carne facilmente esquecida, considerada gordurosa à beça. Porém, nos melhores mercados você encontra peças ultra marmorizadas que custam mais de R$45,00 o quilo.

SEGREDO REVELADO: qual o principal cuidado ao preparar rabo de boi?

Dentre as características acima, gostaria de destacar a quantidade elevada de gordura, isso é algo inevitável. Não à toa, infelizmente não é uma carne para crianças tão recomendada assim, talvez depois dessa dica fique apropriada.

Portanto, o segredo da rabada saudável, menos pesada e que você não fique lembrando horas depois, é reduzir a gordura. Com isso em mente, você tem que aprender como tirar a gordura da rabada com técnicas assertivas.

A principal delas é preparar uma escalda rápida, além de cortar partes de gordura em excesso. Dessa maneira, pode apostar que seus preparos vão agradar ainda mais paladares exigentes!

Para que serve a rabada de boi? Dicas importantes + receita completa para você experimentar

Obviamente que se você pegar o rabo bovino e fritar na frigideira, você acabará com uma carne rígida e intragável. Assim como na costela de ripa, precisamos derreter o colágeno lentamente, de modo que ele se incorpore à carne.

De certa forma, isso acaba reduzindo a diversidade de receitas possíveis. Por exemplo, dá para fazer na churrasqueira ou forno, mas são preparos que requerem muitos cuidados.

Em contrapartida, o rabo de boi fica muito melhor cozido, seja na pressão ou em longos cozidos, conhecidos como guisados. Com isso o cozimento lento derrete todo o colágeno, garantindo extrema maciez, suculência e um sabor inédito.

Provavelmente você já fez carne de panela que desmancha, certo? Então, o resultado é muito parecido, mas parece que o sabor fica mais marcante.

Como fazer rabada na churrasqueira de forma fácil?

Para assar na churrasqueira, primeiramente é fundamental escaldar o rabo de boi para eliminar o excesso de gordura. Em seguida, tempere com bons temperos naturais, manteiga, azeite, sal e pimenta-do-reino, reserve por algumas horas.

O pulo do gato é cortar pedaços menores, embrulhar no alumínio e assar em braseiro fraco por algumas horas até amolecer. A finalização consiste em tirar do alumínio e deixar dourar, mas regando com o líquido da marinada, fica de desmanchar!

DICA EXCLUSIVA: aprenda uma imperdível receita de rabada de boi

Assumindo que nem todo mundo “tem as manhas” de preparar churrasco, ainda mais com rabada, vamos nos manter na tradição. Para isso, vou te mostrar uma receita feita na pressão, um cozido na verdade, repleto de sabor e autenticidade.

Ingredientes

  • 2kg de rabada (cortada, limpa e escaldada)
  • Sal, pimenta-do-reino, açafrão, colorau, curry e páprica a gosto
  • 4 dentes de alho amassados
  • 1 colher (sopa) de banha de porco
  • 3 tomates picados
  • 2 cenouras picadas
  • ½ pimentão vermelho picado
  • ½ pimentão verde picado
  • 2 cebolas pequenas picadas
  • Manjericão fresco a gosto

Nesse preparo você tem dois caminhos: fazer uma escalda bacana na rabada ou selar a carne na panela. Já que estamos usando a panela de pressão, que tal selar a carne para dar uma cara ainda mais apetitosa?

Sendo assim, refogue cebola na banha de porco e entre com a carne, virando aos poucos para dourar tudo. Feito isso, acrescente o restante dos ingredientes e coloque água até quase cobrir.

Por último, tampe e conte entre 35 e 40 minutos ou até perceber que a carne está desmanchando. Como um espetacular acompanhamento para rabada, eu recomendo a você um angu cremoso, combina demais. Pegue mais detalhes no vídeo abaixo:

De nada adianta saber qual parte do boi é a rabada, você tem que apreciar diferentes preparos!

Não importa muito de qual parte do boi é a rabada. Afinal, as receitas nos agraciam com uma das carnes cozidas mais saborosas. E olha que tem gente que diz ser uma carne de terceira, eu acho esse tipo de classificação desnecessária.

Nesse momento acredito que você tenha tudo que precisa para criar receitas autênticas e criativas, então, aproveite. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe o conteúdo com os amigos e apresente essa carne incrível. Até a próxima!