Acompanhamento para rabada: 5 Ideias que combinam muito bem

Se fosse ver bem nem precisaria escolher um acompanhamento para rabada, pois esse é um prato bem completo e de muito sabor.

Porém, o brasileiro é mestre em trazer novos ingredientes à mesa, e com a rabada é a mesma coisa. Diferentemente do que muitos pensam, combinar outros preparos com rabada é fácil. Afinal, é um prato democrático, barato e de sabor suave.

Quer aprender como harmonizar aquele cozido bovino com os melhores acompanhamentos? Então, confira só!

5 ideias de acompanhamento para rabada que combinam

acompanhamento para rabada

1. Experimente rabada com polenta cremosa e salada fresca

Os melhores restaurantes e chefs especializados nesse prato, apostam na combinação de polenta e agrião. E tenho que dizer, funciona como poucas combinações.

No entanto, vale dizer que há também muitos preparos diferenciados nessa mesma sugestão. Por exemplo, há quem se arrisque a colocar o agrião no caldo da rabada e servir tudo sobre a polenta.

Em outros cenários, a salada é servida fresca e a carne vai sobre a polenta, junto daquele caldo magnífico da rabada. Enfim, estou falando sobre isso para você ter a liberdade de preparar do seu jeito.

Se você não sabe fazer uma deliciosa polenta cremosa na medida, vou deixar um vídeo abaixo. Nele você encontra muitas dicas fenomenais de preparo, temperos diferenciados e um resultado inigualável:

2. Sirva purê de inhame com agrião

E por falar em acompanhamentos dignos das melhores técnicas culinárias, temos o maravilhoso purê. Mas aqui não vou ensinar qualquer purê não, já que faremos uma receita com inhame.

Para o equilíbrio de sabores chegar no ponto certo, é indispensável aprender como tirar a gordura da rabada. E olha que não é frescura, pois essa carne solta bastante gordura, podendo deixar o purê encharcado.

  • 400g de inhame
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 200ml de creme de leite
  • Sal, pimenta-do-reino, cominho e curry a gosto

Descasque e limpe os inhames, corte em cubos médios e leve para cozinhar em água quente por 15 minutos. Em seguida, transfira para um processador, acrescente manteiga, creme de leite, os temperos e bata até virar uma pasta cremosa.

Por último, passe para uma panela em fogo baixo, adicione ½ colher (sopa) de manteiga e vá mexendo para encorpar. A consistência desse purê é muito delicada e cai como uma luva ao acompanhar a rabada.

No prato, coloque uma base de purê, abrindo um espaço para receber uma quantidade generosa de rabada. Finalize com um toque de agrião fresco por cima e um bom fio de azeite!

3. Rabada combina bem com canjiquinha cremosa

Essa é uma opção pouco explorada na cozinha brasileira, principalmente por quem não tem o hábito de comer rabada. Mas olha, a canjiquinha enriquece a experiência com rabada, que deveria ser uma carne para o dia a dia.

Assim como o purê de inhame ou a polenta cremosa, a canjiquinha traz consistência à refeição. No entanto, é importante conhecer os macetes do preparo, de modo a encontrar a suavidade perfeita. Os ingredientes são:

  • Caldo de legumes
  • Manteiga a gosto
  • Queijo parmesão a gosto
  • Agrião a gosto

Gostaria de frisar a importância de utilizar um caldo de legumes frescos. Sabe quando você usa o talo do alho-poró, coloca pedaços de cenouras, mandioquinha e muitos temperos naturais para carne?

“Ah, mas estou sem tempo de fazer, tem como contornar isso?”. Sempre tem jeito, e aqui você pode usar até mesmo água. Entretanto, é óbvio que o sabor ficará menos destacado.

Além disso, em último caso você pode experimentar o caldo de legumes em tablete. Hoje em dia você encontra boas opções com baixa quantidade de sódio. Só que aí será necessário ter atenção às correções nos temperos.

Dessa forma, para fazer a canjiquinha, refogue cebola e alho com azeite numa panela até ficar transparente. Depois você vai colocar e hidratar a canjiquinha aos poucos com o caldo de legumes.

Para finalizar, entre com manteiga e queijo, misture até encorpar e está pronto. Sirva a rabada sobre a canjiquinha e salpique folhas de agrião fresco para terminar essa obra de arte. Quer acompanhar uma receita completa? Dá uma conferida no vídeo:

4. Rabada servida com o tradicional pirão não tem para ninguém!

Você percebeu como a rabada combina com preparos mais densos e de sabor um tanto acentuado? Já falamos sobre a polenta, purê, canjiquinha e agora, é a vez do pirão.

Pirão é aquele prato que você faz em cima da hora, que você tempera, mistura e sai um acompanhamento divino da panela. Mas servir com rabada é coisa de outro mundo, pois é como se um sabor completasse o outro.

Além do que, o pirão pode ser incrementado com caldos deliciosos, como o caldo do cozimento da carne, já imaginou? “Ah, mas eu só sei como fazer pirão de peixe, fica ruim?”.

Não tem problema, ou você faz o pirão de costume ou simplesmente troca o caldo de peixe, por um caldo de legumes ou mesmo de carne. Faça da seguinte maneira:

  1. Leve a rabada para cozinhar e capriche nos temperos.
  2. Adicione bastante pimenta-do-reino, açafrão, colorau, legumes e cheiro-verde.
  3. Assim que a carne estiver derretendo, separe um tanto do caldo do cozimento.
  4. Leve este caldo a uma outra panela para fazer o pirão.
  5. Agora, misture 1 xícara (chá) de água e ½ xícara (chá) de farinha de mandioca, mexa até dissolver.
  6. Por último, junte a mistura ao caldo, ligue em fogo médio e vá mexendo até engrossar, formando assim o pirão cremoso.

SUGESTÃO NA HORA DE SERVIR: claro que você não vai servir apenas o pirão com a carne. Sendo assim, faça arroz branco, couve refogada com bastante manteiga, a rabada cheia de tempero e o pirão. Experimente e me conta o que achou depois!

5. Faça uma harmonização de rabada com batatas ao murro

Deixei essa sugestão por último porque não é todo mundo que curte acompanhamentos mais “pastosos”. As batatas ao murro são cozidas ao ponto e recebem pequenos murros depois do cozimento.

Esse processo achata a batata e permite a você ressaltar temperos e sabores sensacionais. Aliás, é possível finalizá-las assadas ao forno com alecrim ou fritas na manteiga até dourar, aqui cabe um raminho de tomilho.

Outra coisa, prepare também um risoto simples de alho-poró e transforme a refeição. Afinal de contas, teremos:

  • Rabada divina e cozida à perfeição.
  • Batatas suculentas e crocantes ao mesmo tempo, com aquele tempero fantástico.
  • Risoto ultra cremoso de alho-poró, que é para contrabalancear a pancada da rabada.

E então, o que achou dessa sugestão dos deuses? Não sabe fazer batatas ao murro? Isso não é problema, pois selecionei uma receita em vídeo que você vai gostar:

Deixe a criatividade ir longe no preparo da rabada

Uma coisa é conhecer o melhor acompanhamento para rabada. Porém, gostaria de deixar mais uma sugestão válida. Por mais que você aposte no acompanhamento, não deixe de caprichar e diferenciar na hora de fazer rabada.

Experimente novos temperos para carne de panela, combine ingredientes que dão volume ao molho, como tomate pelado. Não há nada mais gostoso do que uma carne de panela bem-feita que, com o acompanhamento certo, é a alegria da família.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Não esqueça de compartilhar cada uma para auxiliar mais pessoas com essa mesma dúvida. Até a próxima!