O que fazer com carne picadinha? 4 Receitas rápidas

Você ama picadinho, mas faz com frequência a ponto de enjoar do preparo? O que acha de descobrir o que fazer com carne picadinha para variar um pouco?

Existem grandes diferenças em falar sobre carne picadinha e picadinho de carne. Isso porque o picadinho é um prato bem específico e clássico, mas super temperado com molhos. Enquanto a carne picadinha pode se transformar em novas receitas, uma melhor que a outra.

Confira a partir de agora 4 receitas que se complementam com aquela carne bem picadinha, fresca e suculenta. Sério, as dicas de hoje estão imperdíveis, vamos lá!

O que fazer com carne picadinha: 4 receitas rápidas e apetitosa

O melhor é perguntar o que não dá para fazer com carne picadinha, pois como verá, podemos fazer de tudo. Com isso, anote cada sugestão e seus detalhes, de modo a ficar bem fácil de reproduzir em casa!

1. Picadão completo de forno suculento e cremoso

Olha, até poderia deixar essa por último, mas depois que fiz e vi o resultado, tenho a obrigação de compartilhar. Essa receita rápida é uma delícia, pois leva a carne picadinha, queijo, cebola, purê, cheiro-verde e um molho inacreditável:

  • 500g de carne picada;
  • 2 cebolas grandes picadas;
  • 1 xícara (chá) de molho de tomate;
  • 4 dentes de alho amassados;
  • 1 caixinha de creme de leite;
  • 1kg de batata cozida e amassada;
  • Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto;
  • 2 colheres (sopa) de molho inglês;
  • 2 xícaras (chá) de muçarela ralada;
  • Azeite a gosto.

Modo de preparo

  1. Numa frigideira, aqueça azeite e refogue cebola com alho até dourar.
  2. Junte a carne ainda sem temperos e deixe fritar.
  3. Quando começar a grudar no fundo, abaixe o fogo, tempere e volte a mexer.
  4. Em seguida, acrescente shoyu, extrato de tomate, misture e refogue alguns minutos até ferver.
  5. Depois disso, desligue e reserve a carne suculenta.
  6. Agora, coloque a batata num refratário, tempere com sal, noz-moscada e pimenta.
  7. Entre também com o creme de leite e misture até ficar um “purê” homogêneo.
  8. O pulo do gato é acomodar a batata no fundo da travessa, deixando bem lisa a superfície.
  9. O próximo passo é cobrir tudo com muçarela ralada, carne por cima e mais uma camada de queijo.
  10. Por último, leve ao forno preaquecido a 180° por aproximadamente 25 minutos até dourar e gratinar.

Receita prática, muito gostosa mesmo e que exige apenas um arroz para complementar a mesa. Para quem precisa de receitas que rendem bem, essa é sem dúvidas uma grande candidata!

2. Picadinho de carne turbinado assado no forno

Sempre que falamos em carne picadinha, automaticamente pensamos nas carnes vermelhas, é assim com você também? No entanto, algumas receitas ficam igualmente saborosas com carne de frango, por exemplo.

Essa nossa próxima sugestão é exatamente uma dessas referências. Mas não tenha receio, você pode fazer da forma como preferir, combinado? Bom, vamos lá, essa receita é sensacional para dizer o mínimo, pois conta com ingredientes, como:

  • Carne picadinha: temperada com sal, pimenta-do-reino, açafrão, curry, chimichurri e azeite. Se você sabe como fritar bife, basta fazer o mesmo com a carne picada.
  • Batata frita: isso mesmo, vamos adicionar batata frita bem sequinha, mas não precisa temperá-las.
  • Requeijão, catupiry ou cheddar: você escolhe qual mais gosta ou se adiciona os três tipos de queijo.
  • Cebola caramelizada: normalmente sugiro 2 cebolas médias caramelizadas na frigideira da fritura da carne.
  • Queijo: coloque o queijo mais macio que encontrar, pode ser muçarela, prato, Minas padrão e mesmo gourmet, como o Emmenthal.

Depois que providenciar tudo isso, você vai precisar de papel-alumínio e de uma forma grande. Cubra o fundo com alumínio e vá intercalando os ingredientes, ou seja, carne picada, batata frita, colheradas dos queijos cremosos e cebola caramelizada.

Por último, espalhe bastante queijo por cima e leve ao forno até gratinar. Os queijos derretem, a cebola incorpora na carne e a batata frita dá um charme especial. Porém, faça do seu jeito, pois essa é uma invenção bacana para fazer com carne picadinha!

DICA EXTRA: você também pode preparar essa receita com alcatra ou contrafilé e carne de frango. O mix de texturas diferentes, bem como os sabores, enriquece nosso paladar, tornando essa receita ideal como prato principal!

3. Petisco rápido com carne picadinha e queijo derretido

Já a terceira sugestão funciona bem como aperitivo ou receita de entrada fácil. Isso porque a ideia é combinar carne picadinha frita, bem macia com um molho feito com a própria sujeira da frigideira.

Nesse caso, você pode deglaçar o fundo da panela com um pouco de vinho tinto seco até reduzir bem. Em seguida, caramelize 1 cebola média e reserve. O grande destaque está no pão italiano servido com uma mistura de queijos.

Aqui você pode utilizar Gruyère, Emmental, Brie, Camembert, entre outros. Inclusive, aqui está uma ótima ideia de molho para fondue de carne. Você pode derreter os queijos dentro do pão no forno, facilitando a receita. Na hora de servir, faça assim:

  1. Coloque o pão recheado com o queijo fumegante no centro de uma forma apropriada.
  2. Disponha toda a carne picadinha nas laterais, espalhando um pouco de cheiro-verde e pimenta biquinho.

Simples assim, você pode se deliciar através dessa experiência maravilhosa com carne picadinha e queijo diferenciado!

4. Carne picadinha ao molho diferente que você vai amar

Para fechar com chave de ouro, trago até você uma sugestão rápida de carne para o dia a dia. Na correria, nada melhor do que uma preparação que seja adicionar tudo à frigideira, né?

  • 400g de patinho picadinho
  • Sal, pimenta-do-reino e alecrim na carne a gosto
  • ½ pimentão amarelo picado
  • ½ pimentão vermelho picado
  • Azeite a gosto
  • 3 a 4 colheres (sopa) de shoyu
  • ½ tablete de caldo de carne
  • Água suficiente para dissolver o tablete de carne

Comece dissolvendo o tablete de carne em água. Em seguida, aqueça um fio generoso de azeite na frigideira e adicione a carne. Agora, deixe fritar até soltar e reduzir o líquido da carne.

Nesse ponto, junte a cebola e tempere para murchar levemente. Depois disso, espalhe os pimentões e vá mexendo para apurar e cozinhar tudo. Por fim, incorpore o shoyu e o caldo de carne, tampando até chegar no ponto cremoso ideal.

Já decidiu o que fazer com carne picadinha para hoje? Deixe sua criatividade fluir!

No mundo da gastronomia brasileira, existem incontáveis variações do picadinho. Há quem utilize carnes nobres e outras pessoas optam por legumes e ingredientes que formam molhos para carne bem incomuns, concorda?

Contudo, pessoalmente gosto de uma receita clássica que é um espetáculo, onde você pode fazer literalmente em qualquer refeição. Estou falando do picadinho de carne acebolado.

É impressionante como esse prato preserva o sabor natural da carne e nos permite brincar com os ingredientes. Nesse momento você ganhou mais habilidades culinárias.

Afinal, entendeu bem como mesclar a carne picadinha em receitas que nunca pensaríamos que dá certo, né?

Então, espero muito que tenha gostado das minhas dicas, caso tenha te surpreendido hoje, não esqueça de aquecer as redes sociais ao compartilhar o conteúdo.

Aposto que tem alguém só esperando por essas dicas para surpreender a família no dia a dia ou até mesmo no final de semana. Até a próxima!