O que combina com coração de galinha? 5 acompanhamentos para servir

Provavelmente você sabe que as pessoas não comem coração apenas como aperitivo, já que serve como mistura. Mas o que combina com coração de galinha?

Será que assim como filé de frango, podemos combinar coraçãozinho com um arroz saboroso e aquele feijão bem-feito? Bom, isso quem decide é você, mas saiba que dá para servir com qualquer acompanhamento, do simples ao requintado.

E para ajudar você nessa saga, separei algumas boas ideias que sempre preparo quando tenho um tempinho sobrando. Confira cada uma e veja se agrada seu paladar!

O que combina com coração de galinha: 5 acompanhamentos bacanas para servir

o que combina com coração de galinha

Dentre as receitas possíveis com coração, a mais fácil para harmonizar é o coração de frango na panela de pressão. Isso porque temos aquele caldo maravilhoso para “regar” um arroz ou quem sabe purê, já imaginou?

Hoje eu decidi seguir na linha de refeições mais completas, com acompanhamentos que rendem combinações únicas!

1. Coração de galinha ao molho com arroz cremoso e salada completa

Vamos assumir que você fez coração de galinha simples, como aquela receita frita na frigideira. Porém, mesmo simples você complementou com cebola, tomate e cenoura ralada, certo?

Já que colocou tanto empenho no preparo, o acompanhamento poderia ser igualmente básico, mas por que não turbinar a refeição? Sendo assim, minha sugestão de acompanhamento é arroz cremoso e uma salada saborosíssima?

Ingredientes do arroz

  • Banha de porco ou azeite para refogar
  • 3 dentes de alho amassados
  • Sal a gosto
  • 2 xícaras (chá) de arroz
  • Água para o cozimento
  • 2 caixas de creme de leite
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 100g de parmesão
  • 200g de requeijão cremoso
  • Pimenta calabresa e salsinha a gosto

O preparo do arroz é muito simples, basta refogar e cozinhar o arroz. Depois que a água secar, adicione queijo, requeijão e manteiga, misturando até ficar homogêneo. O segredo é deixar bem cremoso, mas não a ponto de ficar todo grudado!

SUGESTÃO DE SALADA: a salada vem para suavizar a combinação de coração de galinha frito com arroz cremoso. Dessa forma, inclua alface, pedaços de palmito, tomate cereja, sal, pimenta-do-reino e suco de limão a gosto!

2. Coração de galinha acebolado na airfryer com arroz de couve-flor e purê

Já que coração de galinha acebolado é diferenciado e delicioso, o acompanhamento também pode ser único da mesma forma. Todo dia comemos arroz, pelo menos em uma das refeições, não é verdade?

Embora dê para mudar a cara do arroz “nosso de cada dia”, chega num momento que o paladar quer mudança. Ainda mais quando temos coraçãozinho envolvido. Com isso, a segunda sugestão é um arroz fácil e saboroso de couve-flor.

Os ingredientes são bem básicos, como cebola, alho, sal, azeite, pimenta e a couve-flor. O segredo desse preparo é processar o vegetal corretamente. Para isso, você pode levar uma cabeça de couve-flor ao processador ou liquidificador.

Porém, não bata tanto, apenas para quebrar em pedaços menores. Eu ainda aconselho a usar um ralador, pois assim sobram pedacinhos maiores do vegetal. Depois é só refogar alho e cebola como se fosse fazer arroz mesmo.

Junte a couve-flor triturada e refogue até o ponto desejado. Além do mais, é um arroz bacana e saudável, que aceita bem outros ingredientes, como:

  • Azeitona
  • Cenoura ralada
  • Repolho roxo ralado fino
  • Batata em cubinhos
  • Pedacinhos de pimentão vermelho ou amarelo
  • Temperos naturais para realçar o sabor

Agora, quanto ao purê, recomendo fazer um purê com algum ingrediente que tenha uma cor viva. Então, pode ser de ervilha, abóbora ou mandioquinha salsa. Olha, a experiência com coração de galinha acebolado, arroz de couve-flor e purê, é uma das melhores coisas que você vai provar hoje!

3. Espaguete combina bastante com coração de galinha

Preparar macarrão como acompanhamento para almoço de domingo é sempre uma escolha de segurança que agiliza a refeição. Inclusive, sabia que existe uma receita de macarrão que é feita com coraçãozinho grelhado, deve ficar um espetáculo, né?

Só que a minha sugestão, na verdade, é servir o coração de galinha acompanhado do espaguete, que está bem especial. Afinal, para seguir a onda desse miúdo delicioso, vamos fazer um espaguete com linguiça e tomate, anote aí:

  • ½ pacote de espaguete
  • 1 ramo de manjericão fresco
  • 150g de linguiça fresca (apenas a carne da linguiça)
  • 200g de tomate sem pele
  • Queijo parmesão ralado
  • Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto

Modo de preparo

  1. Cozinhe o macarrão de acordo com a embalagem e reserve.
  2. Numa frigideira, aqueça um fio de azeite e frite a carne da linguiça até dourar.
  3. Em seguida, junte tomate e misture para murchar.
  4. Na sequência, incorpore as folhas de manjericão e tempere a gosto.
  5. Depois disso, coloque a massa cozida por cima do “recheio”, misture e aguarde aquecer bem.
  6. Por fim, transfira para o prato, espalhe parmesão ralado e algumas folhas de manjericão.

Não sei dizer a razão, mas coração combina muito com macarrão, tenho certeza de que você vai amar.

DICA EXTRA: caso seu preparo de coração seja simples, você pode pensar em colocar tudo no macarrão e servir. Dessa forma, você tem uma refeição completa com macarrão, muito barata porque não vai carne moída, e saborosa além da conta!

4. Entrada ou petisco delicioso com pão de alho e queijo

Essa quarta sugestão de acompanhamento foi pensada justamente naquele happy hour com os amigos. Isso porque falamos de uma entrada fácil que pode ser acompanhada de arroz, feijão, salada, batata recheada, entre outras coisas.

Contudo, a ideia é fazer um prato rápido, ideal para quem está pensando em assar coração de frango na churrasqueira. “Nossa, mas aí você apertou, pois não tenho churrasqueira”. Sem problemas, dá para fazer assado no forno.

Afinal, você precisará de pão baguete, 100g de manteiga amolecida, ½ xícara de azeite e 3 dentes de alho picados. Misture manteiga, azeite e o alho. Em seguida, corte os pães e passe a pasta de alho até cobrir.

Leve os pães à churrasqueira ou forno até dar uma leve dourada na manteiga com alho. Agora, em cada pão deve caber em torno de 12 a 14 coraçõezinhos, então, coloque e arrume bem bonito.

Para finalizar, derreta 500g de queijo prato e espalhe por cima dos corações. Feche os pães e deguste sem moderação. Essa combinação fica ainda melhor se você preparar algum tipo de salada para acompanhar frango.

Vale ressaltar, que não é bem um acompanhamento para coração de frango, mas sim um preparo criativo para experimentar! Essa sugestão é tão fantástica que merece um vídeo completinho:

5. Coração de galinha com mandioca cremosa e arroz carreteiro

Já prepara o fogão à lenha, pois arroz carreteiro, mandioca cremosa e coração de galinha, merece dedicação total na execução. O carreteiro é um arroz tradicional da região sul do Brasil, e os principais ingredientes são:

  • Arroz branco
  • Alguma carne bovina refogada e picada (alcatra ou contrafilé)
  • Carne seca ou carne de sol desfiada
  • Normalmente também leva linguiça ou paio
  • Alho de monte
  • Cebola à vontade
  • Tomate picadinho e cheiro-verde

Claro, as quantidades são inteiramente a gosto, mas essa é a base. Já para a mandioca, você vai cozinhar até amolecer e amassar como se fosse purê. Tempere com sal e pimenta-do-reino, transfira para uma travessa de vidro e resfrie por 1 hora.

Depois você deve desenformar, cortar em palitos e fritar em óleo quente, não precisa empanar nem nada. Minha sugestão de receita de coração, é fazer coração de frango na airfryer, pode ser com cebola, batata ou simples, fica sensacional.

Agora que você sabe o que combina com coração de galinha, especialmente com estas 5 opções de acompanhamento, só depende de você surpreender a família e os amigos. Vai fazer churrasco? Então, escolha uma sugestão dessas e vá fundo!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Saiba que cada uma foi escolhida pensando em facilitar e tornar suas refeições mais saborosas. Ah, compartilhe nas redes sociais, vamos ver quantas pessoas se surpreendem com as receitas. Até a próxima!