Como usar páprica defumada na carne?

Se você não sabe tudo sobre como usar páprica defumada na carne, não se sinta mal. Afinal, tem gente que nunca ouviu falar desse tempero fantástico.

Podemos considerar a páprica defumada um tempero universal. Porém, em determinadas carnes o resultado dessa combinação é algo inesquecível no paladar. É precisamente isso que quero compartilhar com você no conteúdo de hoje.

Sem mais delongas, acompanhe as dicas mais sensacionais que você pode encontrar na internet. Não é exagero eu falar que o conteúdo está imperdível, confira!

Como usar páprica defumada na carne: 4 maneiras criativas para sabores especiais + dicas exclusivas

Infelizmente, o brasileiro tem o costume de levar tudo no automático. Vai fazer carne de porco no churrasco? Sal e pimenta e pronto. Está pensando em fritar alguns bifes bacanas e suculentos? Então, sal e pimenta resolvem tudo.

Isso quando a pessoa não usa apenas o sal mesmo. Em determinadas ocasiões eu sou muito a favor dessa simplicidade. Por exemplo, você não pega uma picanha Wagyu e a cobre com especiarias e condimentos, isso não se faz.

Por conta de manter a mente fechada para novos sabores, a pessoa perde muita coisa boa que poderia fazer. Com isso, chegamos ao momento da verdade: em que carne usar páprica defumada?

Bem, vamos entender primeiro o que é páprica defumada, pode ser?

Qual a composição da páprica defumada?

A páprica defumada não é um tempero brasileiro, mas no Brasil é muito utilizada no se temperar carnes. Na realidade, é um mix de temperos originário da Hungria, cozinha conhecida por sabores fortes e inusitados. Conheça a composição:

  • Pimentões vermelhos
  • Capsaicina
  • Sal
  • Açúcar
  • Alho em pó
  • Cebola em pó
  • Curry

A base clássica leva apenas os pimentões que são moídos, secos e defumados. Já o elemento Capsaicina é o componente ativo das pimentas, é responsável pela picância do tempero. O restante dos temperos naturais adicionados fica por conta da marca e do local de origem. A seguir, aprenda como usar a páprica nas principais carnes!

1. Como usar páprica defumada no frango + sugestão de receita infalível

Você quer saber se um tempero é bom, versátil e dá sabor, basta usá-lo primeiramente no frango. Eu sempre faço essa pequena experiência e confesso a você que nunca errei a mão no tempero.

Entretanto, páprica defumada e frango são bons amigos e vão proporcionar sabores inesquecíveis à sua refeição. Não é para menos, pois a carne suave puxa a potência da páprica e fica uma explosão de sabor.

Método diferenciado para temperar frango com páprica

  1. Nessa sugestão você pode usar filé de frango simples, peito de frango e até coxa e sobrecoxa.
  2. Em seguida, misture páprica defumada, toque de mel e suco de limão siciliano.
  3. Misture os ingredientes até formar um tempero viscoso e passe no frango.
  4. Claro, dá para combinar com sal, pimenta-do-reino, mostarda em pó e até coentro em pó.
  5. Por fim, frite, grelhe ou asse o frango.

Além de agregar à carne um gostinho de quero mais, esse mix cria um visual irresistível. É de comer com os olhos [risos].

2. Como usar páprica defumada na carne de porco + mix especial só para você

A carne de porco poderia ficar em primeiro lugar fácil, mas deixei o frango porque é mais democrático. Vamos supor que você é amante dos cortes suínos, mas acha que o tempero nem sempre pega na carne.

Eu recomendaria primeiramente que você aprendesse a marinar carne de porco, porque aí sim não teria mais problemas. Todavia, a páprica defumada é tão assertiva no tempero do porco que você nem precisa marinar por muito tempo.

Então, fiz questão de escolher uma receita completa de tempero com páprica para você arrasar no preparo:

Ingredientes do tempero

  • 500g de carne de porco (dê preferência à copa lombo suíno)
  • 2 colheres (sopa) de páprica defumada
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • Suco de 1 limão siciliano ou Taiti
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 4 dentes de alho picados ou amassados
  • Sal, pimenta-do-reino e açafrão a gosto

Para fazer esse tempero, basta colocar os ingredientes num recipiente e mexer até obter um tempero homogêneo. Depois, coloque a carne num tupperware e despeje o tempero. Certifique-se que esteja em contato e reserve na geladeira por 1 hora.

DICA EXCLUSIVA: olhe na geladeira, tem um pouco de vinho branco seco “dando bote” por aí? Então, experimente misturar na marinada, não vou comentar sobre o resultado, apenas faça isso!

3. Páprica defumada vai bem nas carnes vermelhas? Qual a recomendação?

como usar páprica defumada na carne

Eu não diria que vai bem não, eu diria que fica espetacular, essa você tem que experimentar. Existe uma receita de carne cupim em que a páprica defumada é uma das estrelas da preparação.

Por consequente, a carne é envolvida por uma espessa camada de especiarias e levada ao defumador por horas. Dá certo também com peito bovino, nem vai parecer que foi você que fez [risos].

Ainda que a carne bovina tenha uma identidade marcante, a páprica ainda é capaz de realçar o sabor. Confira sugestões de excelência para seu novo cardápio:

  • Bife com páprica e chimichurri frito na manteiga clarificada com alho laminado.
  • Carne assada com crosta de páprica e parmesão fresco, batatas e cebola em pétalas também com páprica.
  • Receita campeã de carne de panela com molho feito à base de páprica defumada, curry, açafrão e mostarda em pó.
  • Receita de espetinho de carne com mix de páprica defumada, páprica picante e manjericão.

Para comprovar as maravilhas da páprica defumada na carne, encontrei um vídeo bacana de capa do filé assado na churrasqueira:

4. Posso usar páprica defumada em peixes?

Poder você até pode e tem gente que se acostumou com o sabor. Agora, dizer que é a melhor combinação, eu não me atrevo a fazer isso. Para ter completa honestidade, eu acredito que existem temperos muito melhores para peixe.

O próprio lemon pepper na carne branca do peixe é muito mais favorável, deixando-a apetitosa até no aroma. Acontece que a páprica pode sobressair o sabor natural do peixe, em especial às carnes mais brancas.

Se porventura você quiser experimentar para tirar suas próprias conclusões, escolha um peixe de carne escura. Afinal, essa carne tem mais gordura, sabor acentuado e talvez absorva a páprica na medida, combinado?

Quando você aprende como usar páprica defumada na carne não consegue mais ficar sem

Aprendeu os macetes de como usar páprica defumada na carne? Qual das sugestões você achou que é a perfeita para aquele almoço de domingo em família? Na dúvida, combine com outras especiarias para diminuir sua potência e bom apetite.

Eu sou uma pessoa suspeita para falar de tempero, já que eu amo basicamente todo condimento. Quando você expandir a mente para novos ingredientes, é o dia que você verá tudo que deixou de degustar anteriormente.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, mas compartilhe nas redes sociais para me ajudar e aproveite para desafiar os amigos. Até a próxima!