Como assar cupim rápido na churrasqueira?

Se você quer aprender como assar cupim rápido na churrasqueira, saiba que você precisa de carne de qualidade, o corte certo e controle total da brasa. Há alguns anos o cupim nem passava perto da grelha, porque o pessoal o considerava carne dura.

Contudo, hoje você encontra carnes de qualidade, além de técnicas para churrasquear um corte que até então levava horas na grelha. Então, se você ama carne com gordura e sabor único, veja como preparar um cupim para churrasco na brasa!

Como assar cupim rápido na churrasqueira? Veja 3 maneiras incríveis

como assar cupim rápido na churrasqueira

Para assar cupim rápido você precisa necessariamente saber como cortar cupim. Isso porque é impossível ter rapidez no preparo quando você assa a peça inteira, que geralmente leva horas.

Mas não se preocupe, porque em cada uma das sugestões de cupim rápido na churrasqueira, eu darei dicas imperdíveis de como cortar.

1. Cupim de boi no espeto casqueirado na churrasqueira

Aposto que você já foi em boas churrascarias, certo? Então, provavelmente você já degustou uma boa picanha “casqueirada”, daquelas que o garçom tira finas fatias suculentas, né? Pois então, a proposta do cupim no espeto segue na mesma linha.

E o melhor, em pouco tempo você terá uma verdadeira iguaria para servir os convidados ou agraciar a família. Veja um passo a passo incrível:

  1. Selecione uma peça de cupim com alto marmoreio.
  2. Retire o excesso de gordura externa e o matambre do cupim.
  3. Em seguida, corte a peça ao meio para fracionar os pedaços de cupim.
  4. Você precisará cortar generosos bifes de 3 dedos de espessura.
  5. Agora, deite os bifes e corte novamente em pedaços retangulares com 2 dedos de espessura.
  6. Na sequência, espete os pedaços bem no centro, siga pela gordura central da carne.
  7. Tempere com sal de parrilla, pimenta-do-reino e leve à churrasqueira.
  8. A distância ideal da brasa intensa é de 40cm, o tempo em torno de 30 minutos.

Você não leu errado, em apenas 30 minutinhos você já vai poder casqueirar o cupim em “lâminas” finas que derretem na boca. Vale dizer que, conforme você atinge pontos malpassados da carne, basta voltar à churrasqueira por mais alguns minutos.

Dessa maneira, seus convidados terão sempre uma carne quentinha, suculenta e deliciosa. Olha, preparar um cupim desses em apenas 30 ou 40 minutos é de fazer inveja em qualquer churrasqueiro experiente por aí, fique com o vídeo:

2. Steak de cupim é um assado diferente e suculento

Muitos confundem a carne steak, que na verdade diz respeito ao tipo de corte de várias carnes distintas. Por exemplo, você pode fazer steak de picanha, alcatra, contrafilé, patinho, coxão mole e, por que não, de cupim?

Você precisará cortar a peça ao meio, depois tirar bifes entre 1 e 1 dedo e meio de espessura. Você sabe que a carne é de qualidade quando enxerga as fibras que se misturam à gordura entremeada, este é o melhor sinal.

Aqui você não precisa temperar antes, isto é, pode levar diretamente à grelha quente e com uma brasa intensa e constante.

O preparo fica bem melhor em churrasqueira de parrilla, mas dá certo em qualquer uma. O único cuidado, porém, é colocar a carne próxima do braseiro, para que a selagem aconteça rapidamente em 2 a 3 minutos.

Após virar os bifes, tempere com sal triturado de ervas e repita o processo de selagem por mais 2 minutos. O segredo, no entanto, é subir o cupim para o segundo andar após selar, em caloria média de 8 segundos.

Quando eu fiz o preparo em casa, levou cerca de 45 minutos para chegar no ponto ideal. É evidente que você sabe grelhar carne, logo, você terá um cupim ao ponto em apenas 50 minutos. O que é rápido, quando comparamos ao cupim no alumínio.

3. Como assar cupim rápido na churrasqueira em 10 minutos?

Certa vez eu propus num churrasco com os amigos fazer cupim rápido na churrasqueira em 10 minutos. Não preciso dizer que falaram que era loucura minha, né? Afinal, cupim em 10 minutos realmente parece coisa de outro mundo.

  1. Pegue uma peça de cupim rica em gordura intramuscular.
  2. Eu recomendo não usar cupim magro nesse preparo.
  3. Agora, corte a peça ao meio e tire bifes bem finos.
  4. Depois de cortar, tempere os dois lados com sal de parrilla, pimenta-do-reino e chimichurri.
  5. É fundamental a brasa estar quente para selar a carne rapidamente.
  6. O pulo do gato, porém, é dar pequenos piques nas laterais do bife, para que ele não envergue no assamento.
  7. Após colocar na grelha, acompanhe a cocção que deve levar 5 minutos de cada lado.
  8. Quando dourar bem a gordurinha, pode retirar, cortar em tiras finas e apreciar porque está fantástico.

Vale dizer que esse preparo não visa especificamente suculência e maciez. Muito porque você quer um assado rápido e ultra saboroso, correto? Pois bem, é isso que o cupim de 10 minutos entrega, vale muito a pena experimentar:

BÔNUS: para fazer um cupim macio rápido você precisa de carne de qualidade

Não adianta, a carne cupim é uma das poucas que não dá para assar com sabor e maciez se não tiver qualidade. Acontece que o corte possui fibras firmes e, quando não tem tanta gordura, pode ressecar.

É por isso que o cupim é um dos cortes com maior concentração de gordura. Então, você precisa focar em aspectos como:

  • Animais de procedência
  • Corte com bom equilíbrio entre carne e gordura
  • Marmoreio aparente que indica qualidade

Se você ficar na dúvida quanto à qualidade da carne, eu aconselho você temperar para assar no papel-alumínio. Dessa maneira, a qualidade faz pouca diferença, ou seja, você terá uma carne saborosa e que desmancha na boca.

Depois que você descobre como assar cupim rápido na churrasqueira, dificilmente o troca por outra carne. Afinal de contas, falamos de uma carne com ótimo custo-benefício, alta versatilidade e, como você viu, praticidade de preparo.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe-as nas redes sociais e até a próxima!