Como cortar cupim? Aprenda o jeito mais rápido e fácil

O cupim é um dos cortes mais brasileiros na churrasqueada clássica, e saber como cortar cupim é o segredo para bons assados. No Brasil, consome-se cupim casqueirado, lascado, inteiro na manteiga, enfim, dá para cortar de muitas maneiras.

Contudo, essa carne é misteriosa para muita gente, alguns acham que é dura, outros dizem ser gordurosa demais. Então, resolvi montar um manual completinho com os principais cortes, dicas incríveis e, claro, churrasco de qualidade, confira!

Como cortar cupim da forma mais rápida e fácil

como cortar cupim

Dentre as carnes vermelhas, o cupim é uma das mais fáceis de assar, sem exagero. Sua combinação de carne firme e uma vantajosa quantidade de colágeno fazem do cupim um dos cortes mais saborosos.

Apesar disso, não é todos que exploram a carne cupim, principalmente porque há pequenos macetes nos cortes. Sendo assim, considerei o seguinte cenário:

  • Preparo na churrasqueira por ser mais tradicional.
  • Corte padrão de cupim para assar no espeto.
  • Tempero simples para valorizar o sabor natural do cupim.

Comece pela limpeza da peça de cupim

Dificilmente você vai comprar uma peça de cupim totalmente limpa, ou seja, você precisa inicialmente limpar a carne. Quando eu digo limpar, me refiro a tirar excesso de gordura, matambre e demais “impurezas”.

Isso porque como falamos em assar na churrasqueira, o excesso de gordura realmente atrapalha e prejudica o sabor. Você precisa visualizar a camada de carne logo acima, isto é, retire a capa de gordura até chegar na carne, é suficiente.

Como deve ser o corte de cupim para assar na churrasqueira

Seja por inexperiência ou impaciência de estudar o corte, as pessoas tendem a assar a peça de cupim inteira. Porém, diferentemente de outros cortes grandes, como a maminha, o cupim não é uniforme.

Então, ele tem partes finas que vão ressecar e queimar antes de o interior chegar na cocção perfeita. É aqui que entra a técnica, veja:

  1. O cupim tem um formato arredondado e visivelmente grande.
  2. O primeiro passo é cortar a peça ao meio.
  3. Em seguida, tombe uma das metades, pois você cortará contra as fibras.
  4. Então, meça de 2 a 3 dedos e corte a partir da parte mais alta.
  5. Agora, coloque os “bifões” cortados sobre a bancada e retire as pontas.
  6. A ideia é cortar pedaços retangulares iguais com 2 dedos de espessura.
  7. Por fim, espete os pedaços bem no centro, tome a gordura central como referência, monte espetos com 5 pedaços caprichados.
  8. O tempero pode ser simples, apenas sal triturado e pimenta-do-reino.

Quer um churrasco com alto padrão? Então, melhore a estética do espeto ao cortar as laterais irregulares, você pode usar tais partes em cozidos. O assamento, por sua vez, acontece a 30cm da brasa intensa e caloria de 5 segundos.

O tempo médio é de 30 minutos para um assamento perfeito, afinal, a intenção é “casqueirar” o cupim e voltar ao fogo, igual nas churrascarias. Como resultado, você faz cortes finos, com suculência única e sabor inigualável.

Portanto, aqui você aprendeu um corte padrão, porém, diferenciado e que leva muita qualidade à grelha. Com isso em mente, acompanhe o vídeo completo que traz todas as dicas na prática:

Qual o segredo do cupim suculento que desfia na colher?

Não tem como negar, a sugestão de corte de cupim anterior exige um pouco mais de experiência do churrasqueiro. É por isso que eu tenho uma carta na manga, ou melhor, uma sugestão de carne para cortar de colher.

Nesse contexto, o procedimento de limpeza é o mesmo, ou seja, você deve tirar o excesso de gordura externa. No entanto, o aspecto de corte muda, onde você apenas corta a peça ao meio. A partir daí, você fará o seguinte:

  1. Se a carne estiver grande, corte-a novamente pela metade, seguindo a linha central da gordura.
  2. Além do que, retire também a ponta mais fina para não ressecar.
  3. E rápido assim, você já cortou o cupim de um jeito padrão para assar inteiro.
  4. Para temperar cupim, use sal triturado e pimenta-do-reino, espalhe por toda a peça e besunte com azeite.
  5. Na sequência, coloque para assar diretamente na grelha em braseiro forte.
  6. Assim que dourar de todos os lados, retire do fogo e besunte com manteiga ou mostarda.
  7. Em seguida, enrole em 5 voltas de papel-alumínio.
  8. Leve o embrulho ao segundo andar da churrasqueira e mantenha uma brasa média e constante.
  9. Asse no embrulho entre 4 e 5 horas até notar que a carne está desmanchando.

Este é o segredo para você comer a carne mais macia e suculenta da sua vida. Todavia, lembre-se que o cupim perde sua estrutura natural, isto é, ele vai desfiar completamente.

Justamente por isso que eu recomendo o corte anterior, caso você queira mais textura de carne assada.

Conheça outras 3 maneiras de como cortar cupim

como cortar cupim para churrasqueira

Se versatilidade e praticidade definem o cupim, nada melhor do que aprender outras formas de cortá-lo para receitas mais ousadas. Peço apenas que você abra a mente para trocar a tradicionalidade das receitas, pelas qualidades do cupim.

1. Como cortar cupim para espetinho

Se você ainda não degustou um espetinho de cupim, sinto dizer, mas você ainda não conhece seu sabor verdadeiro. Isso porque a carne fica maravilhosa no espetinho, já que traz toda a suculência da gordura intramuscular e a maciez das fibras.

Para cortar é simples, basta fazer tiras grossas de cupim e cortar em quadradinhos com 1 a 2 dedos de espessura. É importante não cortar pequeno demais, isso evita o ressecamento da carne.

2. Como cortar cupim para receitas cozidas com molho

Já nas receitas cozidas, o cupim é campeão e substitui muito bem carnes como peito bovino, músculo e ponta de peito. Aliás, me arrisco a dizer que o molho do preparo é um dos mais saborosos.

Olha que bacana, corte o cupim em pedaços maiores, assim ele não derrete a ponto de sumir no molho. Inclusive, aposte nos legumes, vegetais e experimente molhos com vinho tinto, cerveja escura e caldos caseiros de carne. Só não deixe de provar, okay?

3. Como cortar cupim “vapt-vupt” para grelhar

A última sugestão não visa tanto a maciez e a suculência, mas sim o sabor natural do corte. Ao invés de cortes grandes e cubos generosos, você cortará finas fatias que pegam toda a “parede” do cupim.

Por conseguinte, você tempera com sal de parrilla, chimichurri e pimenta-do-reino, e leva para grelhar rapidamente. O ponto certo é quando dourar bem.

Olha só, o “bifinho” de cupim fica extremamente macio, mas o sabor realça no paladar, visto que a gordura entremeada encharca a fibra.

Gosto de pensar que saber como cortar cupim é o segredo para carnes profissionais. No seu caso, você aprendeu basicamente tudo sobre o corte, logo, suas churrasqueadas nunca mais serão as mesmas, aproveite.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com os amigos e até a próxima!