Espetinho de cupim

Se você está querendo preparar aquele espetinho de cupim para vender ou para servir aos seus amigos, então veja as dicas que eu preparei para lhe ajudar!

O cupim é uma das carnes mais utilizadas em churrascos, mas também pode ser utilizada na produção de espetinhos. Lógico que ela não está entre as mais utilizadas para este fim, mas mesmo assim pode ser uma opção interessante para quem deseja consumir uma carne mais macia e suculenta.

Então logo a seguir eu irei compartilhar algumas dicas de como fazer espetinho de cupim e você terá a oportunidade de aprender as principais técnicas de preparo desse petisco com uma carne bastante popular em todos os cantos do Brasil.

Cupim é bom para fazer espetinhos?


Naturalmente o cupim é tradicional por conter uma boa quantidade de gordura impregnada exatamente dentro da carne. Diferente de outros tipos de carne que a gordura é superficial e é possível remover facilmente. Portanto o cupim é uma carne um pouco mais gordurosa, por isso é muito utilizada no churrasco.

Uma das recomendações para quem quer evitar que a carne fique ressecada ao assar, é justamente utilizar um pedaço com um pouco de gordura. Basicamente essa é uma das vantagens de utilizar o cupim no churrasco ou mesmo no espetinho, pois por conter um pouco de gordura, o seu petisco irá ficar mais macio e saboroso.

Então no geral, o cupim é uma carne boa para espetinho sim, porém raramente você irá ver alguém utilizando esse tipo de carne, porque ela é bastante difícil de encontrar em muitos açougues e também o preço acaba sendo um pouco mais caro que as carnes mais tradicionais para espetinho. Portanto, ela tende a ser mais utilizada em churrascos!

espetinho de cupim

Como fazer espetinho de cupim?


Não existem mistérios para preparar o espetinho de cupim, pois é praticamente da mesma forma que fazer qualquer outro espetinho de carne. A única diferença pode ser a questão do tempero que você queira utilizar, mas no geral é sempre igual:

  • Corte a carne em cubos pequenos.
  • Coloque tudo em uma tigela.
  • Acrescente sal, alho e colorau.
  • Misture tudo e deixe reservado por cerca de 1 hora.
  • Em seguida é só espetar os cubos de carne nos palitos de churrasco.
  • Leve para assar na churrasqueira.
  • Assim que começar ficar dourado, os espetinhos estarão prontos.

Agora é só preparar bons acompanhamentos para servir com seu espetinho. Pode ser uma farofa de manteiga, mandioca cozida, vinagrete ou qualquer outro alimento que combine com esse tipo de churrasquinho.

Fazer espetinho de cupim para vender


Não é muito comum que os vendedores de espetinho utilizem o cupim para produzir seus petiscos que serão vendidos, mas pode ser uma opção interessante de carne para quem deseja oferecer espetinhos de alta qualidade e diferenciados. Em um rodízio de espetinhos, por exemplo, você poderá servi-los, já que estamos falando de um modelo de negócio mais sofisticado no mercado.

No geral, os espetinhos de cupim costumam ser preparados apenas em casa para consumo com os amigos e familiares. Então se você está organizando um churrasco em casa, esse tipo de espetinho pode ser uma ótima opção para preparar.

Por fim, se você quiser aprender como fazer diversos outros tipos de espetinho de forma prática e passo a passo, eu recomendo que se inscreva no Curso Mestre do Espetinho, que é hoje a grande referência nessa área e tem ajudado muita gente a começar um negócio próprio no ramo dos espetinhos!