Arroz carreteiro com sobra de churrasco: Receita com carne assada

Um arroz soltinho feito na hora é maravilhoso, mas você já comeu arroz de carreteiro com sobra de churrasco? Ou melhor, você sabe fazer esse arroz clássico?

Considerando que muita gente não sabe reproduzir o arroz tipo carreteiro, utilizar as sobras do churrasco então, é desafiador. No entanto, posso adiantar para você que se trata de um preparo simples e rápido, resultando num prato divino.

Então, convido você a conferir todas as ótimas dicas desse conteúdo feito para ajudar. Depois de hoje, suas refeições ficarão ainda mais completas, vamos lá?

Explore os sabores da receita de arroz carreteiro com sobra de churrasco

arroz de carreteiro com sobra de churrasco

No dia a dia, nada melhor do que ficar na aposta de segurança ao preparar o tradicional arroz branco. Claro, dá para colocar um bacon aqui, uns legumes cozidos ali, ou quem sabe, incorporar um frango desfiado.

Por outro lado, final de semana à porta pede uma receita mais caprichada, sem complicação ainda, tudo fica mais satisfatório. Contudo, e para sair da mesmice na hora de fazer o arroz, como você costuma fazer?

Depois que aprendi que dá para fazer mais do que picadinho com sobra de churrasco, aprimorei meu repertório de arroz. Nesse sentido, gostaria de compartilhar com você algo pessoal, feito com muito carinho e sabor de comida caseira!

Ingredientes

  • 1kg de sobras de churrasco picadas (alcatra ou contrafilé, maminha, fraldinha, cupim, costela, linguiça, frango, entre outras carnes)
  • 1 xícara (chá) de arroz
  • 2 cebolas médias cortadas
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 sachê de molho de tomate
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 + ½ xícaras (chá) de água quente
  • 1 batata cortada em cubos pequenos (deixe de molho)
  • Alho-poró picado (opcional)
  • Cheiro-verde picado a gosto
  • 1 lata de milho verde (sem a conserva)

Modo de preparo sem erros

  1. O preparo é muito parecido com o arroz tradicional.
  2. Sendo assim, refogue cebola e alho na manteiga até murchar.
  3. Em seguida, coloque as carnes e dê uma leve fritada até soltar gordura e aquecer novamente.
  4. Feito isso, junte o arroz, a batata e misture para que o arroz comece a fritar.
  5. Ah, adicione também o alho para trazer um sabor marcante.
  6. Alguns minutos depois, é hora do milho, do molho de tomate, da salsinha e do alho-poró.
  7. Quando esse recheio incrível apurar por alguns minutos é só adicionar água quente.
  8. Por fim, corrija o tempero, tampe a panela e cozinhe até secar a água.

O resultado é um arroz extremamente suculento, úmido, cheio de sabor e com uma pegada de carne assada. Você ainda pode dar a sua cara ao preparo. Para isso, coloque temperos naturais que mais gosta, outras carnes e pedacinhos de queijo.

Embora o preparo seja baseado na sobra das carnes, nada impede você de acrescentar carnes frescas. Diante disso, experimente colocar carne de sol desfiada e dessalgada, além de pequenos quadradinhos de queijo coalho.

Como consequência, você terá uma receita voltada às raízes nordestinas, ou seja, é uma comida de outro planeta. Se você precisa de um incentivo visual, fique com um vídeo de uma receita superinteressante:

DICA EXCLUSIVA: combine seu arroz carreteiro improvisado com uma deliciosa farofa tostada

Quer dizer que mesmo usando as sobras do churrasco, ainda sobrou carne? O que você acha de uma farofa para acompanhar e arrematar seu arroz carreteiro?

Na realidade, a farofa é um bom acompanhamento para carreteiro, mas as pessoas têm receio de criar uma harmonização seca. Por certo que se você não tomar os devidos cuidados na hora de preparar a farofa, isso pode acontecer.

Entretanto, eu estou aqui para garantir que isso não seja uma realidade em sua cozinha. Para tanto, separei uma farofinha sensacional, pegue os ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de farinha de mandioca torrada
  • 50g de manteiga
  • 1 pimenta dedo-de-moça picada
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 150g de sobra de carne de churrasco picada

A única carne que eu não recomendo tanto nessa farofa, é a sobra de pernil. Por favor, não que seja uma carne ruim, pelo contrário, é deliciosa. Mas acontece que o pernil é um tanto seco e colocar na farofa pode acarretar um prato ressecado.

Para fazer, comece derretendo a manteiga e vá refogando os ingredientes. Deixe a farinha por último e, caso note que ficou seco, junte mais manteiga derretida ou azeite. Não tem erro e você vai me agradecer depois!

Uma outra dica bacana que posso dar, é fazer um vinagrete. Sabe aquela receita de vinagrete para feijoada que todos amam? Então, dá para fazer simples com tomate picadinho, cebola roxa e salsinha.

O segredo está na emulsão, que é o molho do vinagrete. Com isso, use uma proporção de 2 medidas de azeite para 1 medida de suco de limão, fica uma explosão de sabor. Sem contar que dá uma harmonização com esse arroz que não é brincadeira!

CURIOSIDADE INTERESSANTE: entenda porque arroz de carreteiro leva esse nome

Antigamente os carreteiros cruzavam o sul do Brasil, utilizando para isso, carretas tracionadas por bois. A partir disso muitas receitas foram surgindo, em vista das dificuldades para armazenar e carregar os alimentos.

Para se ter ideia, foi mais ou menos nessa época que surgiu o macarrão de comitiva. Muito consumido na época e até hoje reproduzido bastante no Sul. Não demorou muito para que a receita de arroz carreteiro surgisse.

Afinal de contas, não tinham como preservar as carnes, logo, a carne de sol ou charque foi incorporada à receita. De lá para cá o prato mudou bastante, mas continua carregando a essência da carne assada.

Não à toa, o nosso arroz carreteiro com sobra de churrasco de hoje, é uma prova viva dessa tradição fantástica.

Gostou de conhecer o arroz carreteiro com sobra de churrasco?

Essa receita de arroz carreteiro com sobra de churrasco é um verdadeiro achado para quem organiza grandes churrascos. Está pensando em fazer um churrasco para 15 pessoas?

Então, saiba que se sobrar você terá arroz caprichado durante toda a semana. Deixando as brincadeiras de lado, fico na expectativa para que você aproveite mais essa sugestão, combinado?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a levar esse conhecimento para mais cantos do país. Para isso, compartilhe nas redes sociais, até a próxima!