Carnes para o dia dos pais: 5 melhores sugestões

Chegou o momento de surpreender seu pai e também a família, com uma refeição diferenciada e marcante, certo? Mas já escolheu as carnes para o Dia dos Pais?

Embora seja a companhia que marca a memória, é a refeição bem-feita que aproxima e satisfaz a todos. Porém, o desafio é encontrar carnes que entregam sabor, praticidade e causam admiração naquela pessoa especial.

Então, se você está nesse dilema, trago até você inúmeras sugestões dignas de um Dia dos Pais memorável. Você não vai deixar de conferir, né?

5 melhores sugestões de carnes para o Dia dos Pais

Se nas comemorações das mães, como aquele churrasco de Dia das Mães, é crucial atenção aos detalhes, aqui “nem tanto”. Claro, você vai caprichar, não é isso, mas tudo pode ser feito com toques rústicos, a exemplo da picanha enterrada.

Esse é um excelente ponto de partida para planejar detalhes das possíveis entradas estratégicas, aos acompanhamentos bem selecionados. Sendo assim, vamos abrir nossa lista de maravilhas com uma paixão nacional, acompanhe!

1. Carne assada com cerveja não pode faltar de jeito nenhum

Carne e cerveja são a paixão da maioria dos pais. Contudo, quando você coloca os dois na mesma receita, não há dinheiro que pague a felicidade estampada no rosto.

Minha sugestão, portanto, é uma saborosa carne assada na cerveja. E por que essa ideia é tão valiosa assim? Bom, primeiro porque você pode utilizar alcatra ou contrafilé e mesmo a fraldinha. Segundo, porque utilizamos a potência da cerveja preta.

Nesse sentido, vamos ficar com a opção mais em conta e partir para a fraldinha assada na cerveja, que tal? Vai anotando tudo aí!

Ingredientes

  • 1kg de fraldinha
  • 350ml de cerveja preta
  • 3 cebolas cortada em pétalas
  • 2 pimentões vermelhos cortados em tiras
  • 4 dentes de alho amassados
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • 6 ramos de tomilho
  • Sal, pimenta-do-reino, açafrão, páprica e chimichurri a gosto
  • Azeite a gosto

Modo de preparo detalhado

  1. Num recipiente, coloque vinagre, extrato de tomate, alho, tomilho e o restante do tempero natural para carne.
  2. Em seguida, misture até dissolver o extrato e junte a cerveja, mexa novamente.
  3. Agora, faça um quadriculado na gordura da fraldinha e coloque na marinada. Reserve por 2 horas.
  4. Na sequência, faça uma cama de cebola e pimentão numa forma e tempere com pimenta e sal.
  5. Posicione a carne sobre essa “cama” e besunte azeite.
  6. O truque é despejar o líquido da marinada nas laterais da forma.
  7. Por último, leve ao forno preaquecido a 200° por 35 a 40 minutos.

SUGESTÃO ACOMPANHAMENTO: nesse preparo você acaba com um molho para carne natural, além dos vegetais e legumes assados. Portanto, como adicional você pode servir um arroz carreteiro simples, feijão gordo com bacon e calabresa e salada leve de folhas verdes e palmito!

2. Sugestão de churrasco completo com muitas carnes para o Dia dos Pais

Vamos falar a verdade, quem não ama um churrasco de Dia dos Pais completo, né? Entretanto, o planejamento dessa festividade precisa ser pensado nos detalhes para que não falte nada.

E como falamos de churrasco, é vital determinar a quantidade de pessoas. Depois disso fica mais simples sair para comprar os ingredientes e carnes. Então, antes de falarmos sobre os ingredientes em si, veja um comparativo:

  • Churrasco para 10 pessoas: para uma festa nestas proporções, calcule cerca de 3,5kg de carne. Divida o total em carnes brancas e vermelhas.
  • Churrasco para 30 pessoas: sim, tem famílias que reúnem facilmente 30 pessoas. Nesse contexto, o total é de aproximadamente 15kg de carnes variadas.

Sugestão de cardápio completo para seu churrasco

  1. Costela bovina janela temperada com sal triturado e pimenta-do-reino. Deve ser assada lentamente na parte mais alta da churrasqueira.
  2. Coraçãozinho de frango temperado com sal, ervas finas, manjericão, chimichurri, tomilho e orégano. Ótima receita de petisco rápido.
  3. Coxinha de frango com tempero especial de ervas e toque cítrico, asse longe da brasa para cozinhar completamente.
  4. Mix de linguiça com erva doce, linguiça toscana, pimentão amarelo e vermelho. Coloque na grelha para peixe e leve ao braseiro.

DICA EXTRA: para uma combinação especial, quebre um ovo dentro de cada pimentão e asse junto. Tempere com pimenta-do-reino e orégano, fica maravilhoso!

3. Costelinha de porco é uma escolha sábia

Outra carne que não pode faltar é a costela com molho barbecue, mas você ainda pode assar batatas no forno. Nesse caso em especial, me refiro à costelinha suína, que é rápida e prática de fazer.

  • 2kg de costelinha de porco
  • 300ml de vinho branco seco
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite ou óleo a gosto
  • 2 cebolas picadas
  • ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
  • ½ xícara de vinagre branco
  • 2 colheres (sopa) de molho inglês
  • 2 xícaras (chá) de ketchup
  • 1 folha de louro
  • Pimenta em pó a gosto
  • ½ xícara (chá) de água

A ideia é marinar a costelinha no vinho branco por duas horas na geladeira. Em seguida, tempere com sal, pimenta-do-reino e ferva a carne por 10 minutos em 2lts de água. Para finalizar a primeira etapa da carne, leve ao forno preaquecido a 180° por 40 minutos com papel-alumínio.

Enquanto a carne chega assa, vamos ao molho. Numa frigideira, coloque azeite e refogue a cebola. Agora, junte açúcar mascavo e refogue até escurecer. Adicione ½ xícara de vinagre de vinho, molho inglês, ketchup, louro, pimenta em pó, água, sal e pimenta-do-reino.

O segredo é cozinhar o molho em fogo baixo por 30 minutos. Por último, coe para eliminar os sólidos, retire a carne do forno e espalhe o molho por cima. Volte ao forno por mais 10 minutos a 200°. Pincele mais uma camada e volte por mais 5 minutos!

4. Escolha peixe assado suculento para quem não come carne vermelha

Não sei porque, mas normalmente peixe é associado a receitas complexas. Em contrapartida, se você quer uma carne rápida e de sabor mais delicado, existem incontáveis opções de peixes nobres.

Não à toa, temos o filé de peixe grelhado que é magnífico. Além disso, nem todo pai come carne vermelha, bem como os convidados. Então, preparar um peixe saboroso é mais do que recomendado.

Com isso, encontrei uma receita bem interessante, que leva poucos ingredientes e é feita em 25 minutos. Vale ressaltar, que os ingredientes abaixo são referentes a duas porções. Por conseguinte, dobre as quantidades se necessário:

  • 2 filés de pescada branca
  • 2 cebolas cortadas em meia lua
  • ½ talo de alho-poró cortado fino
  • Cogumelos a gosto (Shimeji e Porto Belo)
  • 2 dentes de alho amassados com casca
  • Cebolinha e tomilho a gosto
  • 2 colheres (sopa) de shoyu
  • 3 pedaços médios de manteiga
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite para besuntar a gosto
  • Pedaço grande de papel-alumínio

Para começar, abra a folha de papel-alumínio e vá formando uma “cama” com os ingredientes. Sendo assim, coloque cebola, alho-poró, cogumelos, alho, cebolinha e tomilho, todos no centro do alumínio.

Em seguida, tempere com shoyu, sal, pimenta-do-reino e azeite. Por último, tempere os filés com sal e pimenta-do-reino e coloque sobre a cama de vegetais. Não esqueça da manteiga antes de fechar.

Agora sim, feche formando uma embalagem e deixe um bolsão de ar na parte de cima para formar o vapor. Leve ao forno preaquecido a 200° por 15 minutos. Fica parecendo um peixe no vapor, mas com um caldo espetacular para regar a carne!

5. Que tal apostar no galeto assado para ter facilidade e sabor à mesa?

Caso não saiba o que é galeto, é uma ave similar ao frango, mas com um ciclo de vida diferente. De muito sabor, rápido de assar e com uma carne que pega bem os temperos, o preparo tradicional é assado. Veja algumas sugestões:

  1. Galeto assado na brasa com legumes cozidos na manteiga e finalizados na churrasqueira.
  2. Galeto de forno com cebola caramelizada e vagem cozida no vapor com especiarias e ervas.
  3. Sugestão de galeto assado com laranja e mel, com tomate mascote confitado.
  4. Sugestão de galeto na brasa com crosta de parmesão e azeite de ervas.
  5. Opção de galeto marinado no vinho branco com especiarias frescas e naturais, assado no forno com cenoura e brócolis ramoso.

Para não se perder nos preparativos, dá uma olhada nesse vídeo, tenho certeza que vai ajudar a se decidir!

Sugestão de carnes para o Dia dos Pais é o que não falta

Ufa, agora sim você tem tudo que precisa para preparar as melhores carnes especialmente para o Dia dos Pais, não é mesmo? Eu gosto de pensar que a coisa mais gostosa nesse tipo de celebração, é diversificar na escolha de carnes diversificadas.

Por exemplo, prepare cortes assados para os amantes da carne vermelha, mas traga a delicadeza e suavidade do peixe bem cozido. Ou quem sabe, invista na carne de pato que, embora tenha ficado de fora da lista, é maravilhosa também.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, foram úteis para você? Então, o que acha de compartilhar nas redes sociais para que mais pessoas possam surpreender seus pais? Até a próxima!