O que é galeto? Entenda qual a diferença de frango!

Você estava no supermercado procurando uma ave para assar e se deparou com a opção de galeto. Certamente ficou na dúvida sobre o que é galeto, acertei?

Embora diferentes aves surjam apenas em épocas festivas, como peru, tender e chester, galeto é vendido o ano todo. Para falar a verdade, o consumo dessa ave aumentou nos últimos anos, mas não se engane, é muito diferente do frango.

Sendo assim, se você nunca ouviu falar do galeto, sugiro acompanhar o conteúdo. Afinal, separei muitas informações valiosas, além de receitas incríveis!

O que é galeto? Qual a diferença entre galeto e frango?

o que é galeto

Boa parte das pessoas só ouve falar do galeto quando chega o momento de escolher as carnes de Natal. É nessa época que os frigoríficos têm boa lucratividade na comercialização desse tipo de ave.

E o galeto é certamente um desses produtos que movimenta e aquece o mercado. Porém, diferentemente do chester, que encontramos exclusivamente no fim de ano, o galeto ocupa espaço nas gôndolas o ano todo.

Isso mesmo, essa ave pequena é comercializada assim como o frango tradicional, ou seja, você encontra em todo lugar. “Certo, mas o que seria um galeto?”.

O galeto nada mais é do que um frango, só que mais jovem e produzido exclusivamente como uma carne tenra. Via de regra, tem no máximo 28 dias de vida. Contudo, há produtores que abatem com 21 dias de vida.

“Nossa, mas não é um abate precoce?”. Não necessariamente, porque os avanços genéticos permitem que a ave se desenvolva bem nesse período. Em termos de comparação, um frango é abatido entre 40 e 45 dias atualmente.

A grosso modo, podemos comparar o galeto à carne de vitela, mas sem o controverso método de criação e abate.

Portanto, quando você optar pelo galeto ao invés do chester frito, saiba que está levando para casa um frango. Só que menor, mais macio e um tanto mais caro, digamos assim.

Quais as características do galeto e como é sua criação?

Bom, agora que você sabe a diferença entre galeto e frango, vamos às principais características? A principal delas é o tamanho consideravelmente menor.

Enquanto o frango é robusto, carnudo e com coxa e sobrecoxa apetitosa, o galeto é miúdo. Contudo, isso não quer dizer que é menos saboroso que o frango, pelo contrário. É uma ave criada para entregar sabor e suculência.

Características e atributos do galeto

  • Frango jovem, abatido entre 21 e 28 dias de vida.
  • A ave pode pesar entre 600g e 1kg, mas alguns frigoríficos comercializam galetos mais pesados.
  • Carne muito macia, fresca e de sabor inigualável.
  • É considerado uma iguaria, justamente pelos cuidados na criação e abate precoce.
  • Versátil e prático de fazer, você deve sempre escolher a marinada para frango.

Essa última característica é ainda mais relevante. Falo isso porque quando você utiliza temperos prontos e artificiais, acaba perdendo o brilho natural do galeto. Por isso, tenha boas opções frescas e naturais!

4 passos da criação do galeto para você entender as qualidades

  1. Até 7 dias de vida: nos primeiros dias, os galetos recebem uma alimentação específica. Entra em cena uma ração que vai alavancar seu crescimento.
  2. Alimentação até os 14 dias: a partir do oitavo dia, os produtores substituem por uma ração ainda mais direcionada, para encorpar a ave o máximo possível.
  3. Reta final a partir dos 21 dias: na semana que antecede o abate, os animais recebem uma alimentação rica. Ela é responsável pelo processo de engorda. É aqui que o galeto adquire o peso ideal.
  4. Diferença entre os ciclos do frango: galeto e frango são o mesmo animal, com a mesma genética e cuidados. Ainda assim, seus ciclos são distintos, entregando carnes brancas únicas.

“Nossa, mas olhando assim parece que o galeto é uma carne processada”. Muitos chegam a essa conclusão quando olham apenas para a alimentação.

Em contrapartida, os produtores comprometidos com qualidade, utilizam ração de primeira. Além disso, dispensam o uso de hormônios e medicações que influenciam no crescimento.

Na verdade, é uma criação muito parecida com a carne orgânica, de modo a preservar a plena qualidade da carne.

DICA EXTRA: uma coisa que faz muita diferença no consumo do galeto, é o armazenamento da ave. Por exemplo, se você tiver acesso ao galeto resfriado ao invés do congelado, compre. Dessa maneira, todas as propriedades são preservadas e você pode provar o melhor do galeto!

Se prepare para comprar e veja quanto custa 1 galeto

Se você tem a tradição de fazer almoço de domingo com frango, é essencial saber o preço da ave. Primeiro porque a quantidade para suprir e saciar a fome do pessoal vai dobrar.

E outra, em vista do preço camarada do frango, o galeto pode ser considerado caro. Inclusive, existe grande variação nos preços, onde você encontra valores que partem de R$18,00 a R$40,00 o quilo.

Tudo depende da qualidade da carne, frigorífico, criação das aves e presença de osso ou não. No fim de contas, os produtores têm focado no mercado gourmet, com cuidados que vão além dos tradicionais. E isso se reflete no custo final!

Conheça 3 ideias de receitas de galeto assado para turbinar o cardápio

O preparo mais comum é temperar com um mix de especiarias e assar no forno. Entretanto, essa é uma ave que vale a pena “dar uma atenção” especial, já que o sabor está nos detalhes.

Diante disso, separei três sugestões de receitas, uma mais fantástica que a outra. Assim, você escolhe a que for mais adequada para suas refeições. Seja no dia a dia ou no fim de semana entre família e amigos, galeto vai bem a qualquer hora!

Sugestão 1 – Galeto assado no forno tradicional

Para quem não dispensa uma boa receita de frango para assar no forno, o galeto é ideal. Nessa sugestão, faremos uma marinada seca com sal triturado, raspas de laranja, gengibre e cravo em pó e açafrão.

O tempo médio na geladeira é de 30 minutos ou até pré-aquecer o forno. Em seguida, adicione 1 ramo de alecrim e meia laranja em cubos dentro do galeto. Amarre bem as coxas com barbante e asse em forno preaquecido a 200° por 40 minutos.

O truque desta receita é pincelar azeite depois de 20 minutos assando, e mais uma pincelada após 10 minutos. Só que a última pincelada será feita com azeite e mel. Se você não tem experiência assando galeto, acompanhe o vídeo:

Sugestão 2 – Galeto selado na frigideira e finalizado no forno bem dourado

Já essa segunda sugestão é um pouco mais trabalhosa, mas o resultado é igualmente diferenciado. Sendo assim, abra o galeto pelas costas até ficar espalmado.

O objetivo é selar a carne marinada na frigideira com manteiga e finalizar assando no forno, anote os ingredientes básicos:

  • 800g de galeto inteiro descongelado e com osso
  • 2 colheres (chá) de sal
  • Chimichurri, orégano, manjericão, páprica picante, açafrão e curry a gosto
  • 2 colheres (sopa) de molho inglês (bem cheias)
  • 70ml de vinagre de maçã ou a gosto
  • Pimenta-do-reino e pimenta síria a gosto
  • 1 cebola grande fatiada
  • 4 dentes de alho amassados
  • Água suficiente para complementar o recipiente com a carne.

Basta adicionar os temperos, completar com água, tampar e reservar na geladeira por 12 horas. Depois disso, derreta manteiga numa frigideira e sele os dois lados da ave por 5 minutos cada.

Refogue cebola na frigideira, transfira para uma travessa de vidro, posicione a carne por cima e leve ao forno. Ajuste a temperatura máxima do forno e deixe até dourar bem. Você sabe que está no ponto ao furar a lateral e sair um líquido incolor!

Sugestão 3 – Galeto na airfryer é tudo de bom!

“Ah, porque eu tenho uma airfryer e queria aproveitar mais suas vantagens, tem como fazer galeto na airfryer?”. Sim, e o resultado é um assado de respeito, macio e com um sabor divino, veja um mix de tempero:

  • 800g de galeto inteiro
  • 1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 ramos de alecrim
  • 1 colher (chá) de sal triturado
  • ½ colher (chá) de páprica doce
  • Pimenta-do-reino e açafrão a gosto

Misture estes ingredientes, passe a ave e reserve por 30 minutos. Em seguida, pré-aqueça a airfryer a 200° por 10 minutos. Por fim, configure a 200° mesmo e por 30 minutos. Na metade do tempo, vire o galeto e espere finalizar.

Duas sugestões rápidas: amarre as coxas para preservar maciez e cozinhe o lado do peito virado para baixo nos primeiros 15 minutos. Simples assim, prove uma refeição diferente e saborosa!

Conseguiu pegar bem o que é galeto e como fazer uma receita diferenciada? Seja no forno ou simplesmente na airfryer, galeto é uma carne rápida para almoço, jantar e churrasco, aproveite cada preparo!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com mais pessoas nas redes sociais e até a próxima!