Carne orgânica: O que é e como é produzida?

Até alguns anos atrás, sempre que falávamos sobre comida orgânica, os legumes e vegetais se destacavam. Porém, recentemente a carne orgânica tem ganhado destaque, com a promessa de revolucionar o sabor do churrasco.

No entanto, esse é um tema que levanta muitas dúvidas e que a maioria ainda não tira vantagem. Em grande parte, pelo receio de ter sabores diferentes demais, mas estou aqui para tirar todas as suas dúvidas e mostrar uma receita única!

O que é carne orgânica?

A carne orgânica é aquela resultante de um processo de criação livre de hormônios, esteroides e antibióticos. Por conta desse conjunto benéfico ao animal, temos uma carne mais natural, saudável e, sobretudo, sustentável.

Normalmente, a primeira confusão acontece entre os termos orgânico e vegetal. A carne vegetal é, na verdade, uma proteína extraída de maneira industrial através da fabricação do óleo de soja.

Nesse caso, é fundamental aprender como temperar carne de soja para obter um sabor que se diferencie da soja em si. Por outro lado, a carne que chamamos de orgânica em nada se parece com a sua “prima” vegetal.

Isso porque se trata de carne de verdade, vinda do boi, frango, peixe, porco e ovinos. “Nossa, e eu aqui achando que era apenas carne vermelha”. Pelo contrário, os produtores têm apostado e investido muito nesse tipo de criação.

Nos Estados Unidos, por exemplo, existe um termo que define bem esse tipo de produto: “farm-to-table”. Aportuguesando, temos algo como “do campo à mesa”, ou seja, é a procura pelos alimentos mais naturais possíveis.

Dessa forma, é normal se perguntar como é a carne orgânica, visto que o processo de criação é muito específico. E por falar nisso, que tal entender os detalhes da criação desses animais?

Como a carne orgânica é produzida?

carne orgânica

Uma coisa comum é achar que basta preparar espetinho de carne com legumes para fazer parte do movimento orgânico. Mas não, para uma refeição ser considerada orgânica, todos os ingredientes devem ser frutos de processos naturais e sustentáveis.

Peguemos a carne como exemplo e um produtor que cria seus animais da forma tradicional. Logo, ele injeta toda sorte de remédios e oferece uma alimentação à base de ração, a carne nunca será orgânica.

Independentemente do tipo de carne, ela deve passar por processo de avaliação, de modo a receber o selo de orgânica. Inclusive, precisa ser reconhecido pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg).

Para isso, o animal precisa ser criado seguindo alguns parâmetros bem definidos:

  • Gestão otimizada dos recursos naturais.
  • Potencial para recuperação da terra utilizada na produção.
  • Aprimoramento na utilização da energia, água e posteriores resíduos (uso eficiente e sustentável).

Dito isso, já podemos compreender alguns elementos que caracterizam a criação, o principal deles diz respeito à alimentação. Porém, prefiro elencar cada característica, a fim de simplificar esse processo vital para uma alimentação consciente.

7 características da criação de carne orgânica

  1. Criação totalmente livre de compostos como praguicidas, pesticidas, fertilizantes, herbicidas e demais componentes agroquímicos.
  2. Isso favorece a alimentação natural do animal, ou seja, o gado, por exemplo, se alimenta livremente em pastos controlados e cultivados.
  3. Seguindo a criação de bovinos, os animais têm uma vida que geralmente fica entre 3 a 4 anos.
  4. Além disso, ganham a liberdade para viverem a seu modo, isto é, desenvolvendo hábitos e comportamentos inerentes ao gado.
  5. Não existe nenhuma ação que caracterize violência ou cenários de estresse e pressão psicológica ou física.
  6. Estímulo à preservação das vegetações e biomas próprios do local de criação, tudo a partir de pastos igualmente orgânicos.
  7. Inclusive, quando algum animal se machuca ou adoece, ele é retirado do seu meio, de modo a receber um tratamento exclusivo.

Como é a alimentação do gado orgânico?

Na criação dos animais, em especial os bovinos, o sal é um composto imprescindível para sua saúde. Porém, no método tradicional, o sal é misturado com o composto chamado ureia.

Todavia, apesar da importância da ureia para evitar perda peso em tempo de seca, sua administração deve ser milimétrica. Isso porque é um refinado do petróleo e, por isso, traz alguns riscos.

Os principais deles dizem respeito à própria saúde do animal, bem como à preservação da contaminação do solo. Com isso, os gados não consomem ureia na mistura do sal.

Essa suplementação é equilibrada justamente com a pastagem orgânica e tratamentos veterinários limitados aos fitoterápicos e homeopáticos.

Podemos concluir, que o gado recebe menos intervenção humana. Como resultado, oferece uma carne livre de potenciais riscos.

Os cortes de carne considerados orgânicos são tradicionais?

Sim, existe um mito de que os cortes orgânicos são completamente diferentes, isso e aquilo. Mas como pôde notar acima, estamos falando do mesmo tipo de consumo, mas com a diferença de um produto naturalmente mais saudável.

Logo, as carnes vermelhas se destacam, seguindo os melhores cortes, como picanha, alcatra, contrafilé, maminha, cupim, coxão mole e demais. Contudo, verdade seja dita, você encontra esse produto com mais facilidade em grandes supermercados.

Cidades menores e com cadeias de suprimentos mais restritas, ainda enfrentam dificuldades na oferta de produtos orgânicos, especialmente carnes. Isso é o que nos impede de usufruir como opções de carnes para o dia a dia.

Mas não se preocupe, essa “tendência” com grande potencial para expansão, deverá estar em mais prateleiras em pouco tempo. Afinal, quem consome produtos orgânicos, dificilmente retrocede ao consumo de carnes de criação tradicional.

Sugestão de churrasco completo com carnes e ingredientes orgânicos

Não é só porque falamos desse tema que afirmo que a carne orgânica está entre as melhores carnes para churrasco. E você não precisa usar somente os cortes bovinos, uma vez que encontra todo tipo de carne nos melhores mercados.

Além disso, a ideia dessa sugestão é justamente manter o padrão de ingredientes orgânicos. Dessa maneira, utilizamos apenas ingredientes orgânicos nessa combinação que está prestes a conhecer.

“Nossa, mas se o produto tradicional já é uma carne cara, quem dirá a orgânica”. Isso não tem como negar, e é esse fator que distancia as pessoas de um consumo mais saudável. Infelizmente, esse é o preço por consumir produtos saudáveis.

Churrasco orgânico + vinagrete completo + legumes grelhados

  • Milho verde
  • Pimentão amarelo
  • Pimentão vermelho
  • Abobrinha
  • Tomate
  • Cebola e alho
  • Cheiro-verde, vinagre e azeite
  • 1 peça de fraldinha orgânica
  • 1 peça de picanha orgânica

O grande objetivo aqui é aprender como fazer vinagrete com tomate, pimentão amarelo, cebola, vinagre, azeite, cheiro-verde, sal e pimenta-do-reino. O segredo é levar à geladeira para resfriar bem.

Agora, faremos abobrinha, milho e pimentão vermelho grelhados na churrasqueira. Para isso, corte a abobrinha em fatias médias, o pimentão em tiras grossas e divida o milho em três partes.

Quanto às carnes, você pode preparar de diferentes maneiras, mas o tempero mesmo é apenas sal e pimenta-do-reino. Para a picanha na churrasqueira, você pode cortar para grelha, dois dedos de espessura. Ou no espeto com três dedos de espessura.

Por último, temos a fraldinha que fica divina assada na grelha em espeto duplo. Por conseguinte, espete de um lado ao outro e leve as carnes para assar até o ponto desejado. O mesmo pode ser feito com os legumes, ou seja, grelhe até ficar suculento.

Não se preocupe com os detalhes, pois deixarei o vídeo da receita a seguir:

Oportunidade ideal para surpreender em datas especiais

De verdade, o que achou da carne orgânica? Viu alguma vantagem ou acha que é tudo a mesma coisa? Minha última sugestão é planejar aquele churrasco de Dia dos Pais, que tal? Afinal, ocasião especial merece uma carne de qualidade superior!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe-as com os amigos e familiares para que conheçam o universo orgânico dos alimentos. Tenho certeza de que todos vão adorar. Até a próxima!