Peixe no vapor: Como fazer para ficar perfeito?

Quem quer melhorar a alimentação e busca receitas suaves e saudáveis, o peixe no vapor certamente cumpre todos os requisitos, sem exagero algum.

Esse preparo consegue manter praticamente todas as características, nutrientes e integridade da carne branca. E isso só é possível porque a cocção a vapor garante que o peixe não fique em contato com a água do cozimento, o que preserva melhor.

Além disso, é a preparação que valoriza e entrega o verdadeiro sabor de qualquer peixe, o que acha de ficar mestre em peixe cozido a vapor? Vamos lá!

Como fazer peixe no vapor para ficar perfeito: 3 técnicas infalíveis

“Ah, mas estou acompanhando por curiosidade, mesmo porque não tenho uma panela a vapor e não conseguirei fazer”. E quem disse que precisa especificamente desse tipo de panela? Se fosse assim quase ninguém comeria peixe saudável.

Dessa maneira, saiba que é possível preparar receitas maravilhosas no vapor mesmo sem a panela. Afinal, como costumo dizer, o brasileiro é campeão em dar um jeito nas coisas e, claro, “emprestar” conhecimento de outros lugares.

A seguir você conhecerá 3 técnicas que são praticamente receitas. Porém, feitas de formas diferentes. Com isso criei 3 receitas, uma para cada técnica.

1. Como usar a panela de cozimento a vapor para fazer peixe?

O modo mais prático e fácil de fazer peixe diretamente no vapor é utilizar a panela própria a vapor. E aqui vale qualquer peixe para cozinhar. A panela acompanha 2 partes, um recipiente inferior para a água e outra parte parecida com um escorredor.

Com isso, você coloca água respeitando o limite, encaixa a parte superior, adiciona os ingredientes, tampa e liga o fogo até ferver a água. Como resultado, o vapor resultante sobe em direção ao alimento e cozinha de maneira uniforme, simples assim.

Dá uma olhada nos ingredientes que utilizaremos como exemplo dessa técnica sensacional!

Ingredientes do preparo

  • 2 cenouras cortadas em palitos grossos;
  • ½ cabeça de brócolis ninja cortado em pedaços menores;
  • 2 filés de tilápia (ou outro de sua preferência);
  • Sal, pimenta-do-reino e ervas para peixe a gosto.

Modo de preparo

  1. Preencha a parte inferior destinada para a água.
  2. Adicione ervas frescas escolhidas, como cheiro-verde, ramo de alecrim e tomilho, manjericão e pimentas em grãos.
  3. Tempere os filés com sal, pimenta-do-reino e algumas gotas de limão.
  4. Em seguida, acople a parte superior e ligue a água.
  5. Assim que ferver, adicione a cenoura, tampe e deixe 3 minutos.
  6. Depois disso, abra, adicione os filés e o brócolis.
  7. O tempo médio é de 5 minutos para um peixe macio.
  8. Porém, tudo vai depender da panela, do fogão e da altura dos filés.
  9. Acompanhe sempre até encontrar o ponto ideal para você.

Uma outra maneira de executar a mesma receita, é cozinhar um filé ainda mais alto por 3 minutos no vapor. Uma dica de ouro, se você se perguntava como fazer peixe grelhado, é finalizar o peixe cozido na frigideira com manteiga ou azeite até dourar.

Como é um preparo novo para você, deixarei o vídeo da receita, anote os detalhes:

2. Como fazer peixe sem a panela a vapor?

Esse é o caso mais comum, principalmente para quem não tem costume de fazer peixe cozido a vapor. Afinal, ninguém sai por aí comprando essa panela se não usar, não é verdade?

Saiba que eu também não tenho, mas mesmo assim aprendi como fazer peixe cozido sem a bendita panela recomendada. Sabe como? Veja 2 formas de improvisar.

Sugestão de improviso com grade

Na primeira vez que fiz assim, juro que o resultado me surpreendeu. Tudo que eu precisei foi de uma grade de forno. Pode ser a grade do forno elétrico ou uma grade pequena do fogão. Você fará assim:

  1. Encha uma panela grande com água acima da metade.
  2. Posicione a grade do forno sobre a panela.
  3. Calcule o centro da panela e adicione os legumes e o peixe.
  4. Cubra os alimentos com uma tigela de batedeira redonda.
  5. Pode ser de vidro ou inox que dá certo.
  6. Ligue o fogo até a água ferver e prepare todas as receitas que quiser.

A tigela (ou bowl) superior retém grande parte do vapor criado. Como resultado, o peixe fica bem cozido e suculento. O que muda é o tempo de preparo, já que uma pequena fração do vapor é perdida.

Sugestão de improviso com peneira

A segunda sugestão consiste basicamente na mesma “gambiarra” que a anterior. Porém, você utilizará uma peneira, de preferência de ferro ou inox. Coloque menos água, encaixe a peneira na panela, coloque os alimentos e feche com a tampa.

Simples assim, você acaba de fazer uma panela a vapor improvisada!

3. Como fazer peixe na panela elétrica no vapor?

peixe no vapor

Agora, se você não tem a panela e não gosta de gambiarras na cozinha, use a panela elétrica como alternativa. Entretanto, aqui é preciso cuidar de um ponto imprescindível, que é adicionar água na medida certa.

Isso porque se você exagerar a receita deixa de ser cozido a vapor e vira apenas um cozimento normal. Anote as sugestões de ingredientes:

  • 2 postas pequenas de salmão (ou outro peixe de preferência)
  • Legumes e vegetais que mais gosta, como cenoura, abóbora, chuchu, ervilha e brócolis.
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Ramos de tomilho e alecrim
  • Manjericão e louro fresco a gosto
  • 1/3 xícara (chá) de água

O preparo é simples, basta picar todos os ingredientes, colocar no fundo da panela, temperar e acomodar as postas com delicadeza sobre os legumes.

Por fim, adicione gentilmente a água pelas laterais, posicione os ramos de ervas frescas entre as postas, besunte com azeite e temperos e feche.

A programação varia de panela para panela, mas programe qualquer função de cozimento e ajuste o tempo para 5 minutos. Quando apitar o término, basta abrir e retirar com cuidado, pois tudo estará devidamente cozido, veja detalhes na receita:

Qual o melhor peixe para fazer no vapor?

Se em outras receitas cozidas o peixe influencia diretamente no resultado, no preparo de peixe a vapor isso não acontece. Por conta disso não existe um peixe melhor que o outro, tudo vai do seu gosto.

“Como saber qual fazer então?”. Pense no tipo de peixe que você mais gosta, desde tilápia, pescada, corvina e merluza, até os peixes nobres, como salmão, bacalhau, robalo, badejo, entre outros.

O que você deve considerar é que o sabor do peixe se mantém, ou seja, se ele tiver sabores delicados e suaves, é assim que ficará. Por outro lado, se escolher o atum, certamente terá um peixe marcante, pois são as características do peixe.

Escolha o que mais agrada seu paladar e faça sem medo. Inclusive, essa é a oportunidade que você precisava para fazer bacalhau usando essa técnica. Além de prática para a correria do dia a dia, entrega seu verdadeiro sabor.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, sugestões e truques, não esqueça de compartilhar com pessoas que não saibam fazer peixe no vapor. Até a próxima!