O que fazer com sobras de chester? 5 Ideias para aproveitar

Nas ceias de fim de ano, muita gente desconhece limites, e se pergunta o que fazer com sobras de chester. Afinal, jogar fora é que não pode, não é mesmo?

As sobras costumam surgir quando não há um bom planejamento, ou quando a pessoa simplesmente exagera nos preparos. Porém, onde alguns enxergam algo negativo, eu vejo novas possibilidades deliciosas para reaproveitar com sabedoria.

Para tanto, confira minhas dicas incríveis, aposto que você encontrará justamente a ideia perfeita para suas sobras. Quer sair da mesmice? Vamos logo então!

O que fazer com sobras de chester: 5 ideias maravilhosas e criativas para aproveitar

É normal sobrar chester da ceia, principalmente quando preparamos aquele chester assado com batatas suculento e apetitoso. Primeiro porque é uma ave grande e carnuda e, segundo, porque é uma carne que combina com muita coisa.

Por exemplo, harmonizar chester com receitas majestosas de arroz natalino, ou então, casar com outros assados de fim de ano. E aqui me refiro a pernil, lombo, cortes bovinos, como maminha e fraldinha, além do inconfundível tender.

Sendo assim, a ceia é o momento perfeito para caprichar nas carnes, nos acompanhamentos e, sobretudo, na comemoração em família. Com isso, não ligue para as sobras, mesmo porque depois de hoje você saberá exatamente o que fazer!

1. Sobras de chester podem virar uma lasanha bem recheada

Não é de hoje que encontramos opções de produtos congelados nos supermercados, como lasanha, escondidinho e por aí vai, né? Nesse sentido, dias atrás eu realmente me surpreendi, pois encontrei lasanha de chester, você acredita?

Desse modo, no ímpeto do momento, decidi reproduzir em casa para confirmar todo o sabor que aquilo prometia. E não é que a lasanha com sobra de chester é algo fantástico? Quem inventou deveria ser premiado, porque vou te contar viu, favorável.

Entretanto, não vá pensando que é uma receita qualquer, só porque eu mencionei o produto congelado. Afinal, dá uma olhada nessa lista de ingredientes:

  • 800g de chester assado desfiado
  • Folhas de massa de lasanha suficientes
  • 2 litros de leite integral
  • 1kg farinha de trigo
  • 200g de manteiga
  • 2 latas de tomate pelado ou extrato de tomate
  • Sálvia e manjericão fresco a gosto
  • 2 cebolas picadas
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 alho-poró picado (apenas a parte branca)
  • 1 talo de salsão picado
  • 300g de abóbora cabotiá em cubos
  • Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 150ml de vinho branco seco
  • Catupiry, parmesão e muçarela a gosto

É até difícil descrever o resultado dessa lasanha, você precisa conferir o vídeo da receita. Não tem segredo, mas o passo a passo certinho vai garantir um preparo super cremoso e saboroso, confira:

2. Prepare uma “entradinha” mil folhas com sobras de chester e maionese

Quantas e quantas pessoas arregalam os olhos quando sugiro essa receita. E não é para menos, uma vez que a massa folhada mil-folhas é trabalhosa de fazer. Porém, costumo sempre reforçar: “galera, estamos no século 21, a facilidade está aí”.

Isso porque hoje você encontra a massa pronta para comprar, faltando apenas assar no forno. Essa receita de entrada fácil pode ser servida quando preferir, seja no jantar com amigos ou no fim de semana.

Sendo assim, você fará um tipo de lanche ao pegar duas fatias de massa folhada e rechear. O recheio, por sua vez, é peito de chester picado grosseiro, bem como cenouras e batatas do assado.

Em seguida, misture com maionese e mostarda, uma pitada de sal, pimenta-do-reino, suco de ½ limão siciliano e pimenta vermelha. A ideia é fazer um recheio cremoso.

Para finalizar, coloque massa folhada por baixo, uma porção generosa de recheio no meio e cubra com outra massa folhada. Decore com tomate cereja cortado, azeite e uma folha fresca de manjericão, fica sofisticado e simples ao mesmo tempo.

DICA EXTRA: antes de mais nada, evite assar demais a massa folhada, pois precisamos de “crocância”. Prepare uma maionese caseira para deixar tudo ainda mais saboroso!

3. Aproveite um sabor todo especial com o delicioso salpicão de chester

o que fazer com sobras de chester

Tenho certeza de que vira e mexe você faz um bom salpicão de frango, não é mesmo? Acho que não tem sequer um lar brasileiro que não ame essa receita e tem sua própria versão.

Se por um lado o salpicão dá um baita acompanhamento para chester, por outro, fica muito bom feito com chester. Costumo dizer que o resultado é até mais favorável do que com frango, pois chester tem sabor diferenciado, né?

  • 250g de chester desfiado
  • 1 cenoura ralada
  • 1 lata de milho (sem a conserva)
  • 50g de uva passas
  • Azeitonas a gosto
  • Cheiro-verde picado a gosto
  • 3 colheres (sopa) de maionese
  • 3 colheres (sopa) de creme de leite
  • 1 colher (sobremesa) de mostarda
  • 150g de batata palha

Assim que desfiar o chester, misture os ingredientes, deixando o creme de leite por último. Além disso, é recomendado deixar o sal para corrigir depois, visto que você provavelmente fez uma marinada para chester.

Por fim, decore com bastante batata palha e leve à geladeira até esfriar bem. Não se preocupe se não souber fazer, pois encontrei o vídeo certeiro para te ajudar:

4. Receita de fricassé de chester saboroso, rápido e que estica muito

Todo mundo sabe que sobras de frango proporcionam um fricassé daqueles de esticar o queijo e instigar a fome, né? Porém, nem todos associam a sobra de chester no preparo, mas saiba que fica surpreendente da mesma maneira.

Modo de preparo rápido

  1. Numa frigideira, aqueça um fio de azeite e refogue 1 cebola cortada em rodelas.
  2. Assim que dourar levemente, junte 2 dentes de alho picados e refogue.
  3. Em seguida, acrescente 2 xícaras (chá) de chester assado desfiado grosseiro e misture.
  4. Para trazer uma cor especial, coloque 3 colheres (sopa) de extrato de tomate e misture.
  5. Feito isso, despeje 2 xícaras (chá) de creme de leite para trazer a consistência perfeita.
  6. Quanto aos temperos, invista em temperos naturais, como salsinha picada e um toque de manjericão.
  7. Ah, não se esqueça do sal e da pimenta-do-reino na medida, lembrando que a carne já tem tempero.
  8. Por último, use uma travessa de vidro, colocando metade do recheio no fundo e uma camada de muçarela.
  9. Agora, despeje o restante do recheio, mais muçarela e cubra com batata palha a gosto.
  10. Leve ao forno a 180° por 10 minutos.

Quando você colocar uma porção no prato e der uma garfada, prepare-se para fortes emoções, vale muito a pena.

DICA EXTRA: não sei quanto a você, mas para mim esse preparo tem que ficar ultra cremoso. Então, se você concorda, experimente trocar creme de leite em caixinha pela versão fresca. Ou melhor, use a nata que traz uma cremosidade maravilhosa!

5. Ideia exclusiva de chester desfiado completo no forno + ingredientes especiais

E para fechar com chave de ouro, trago uma sugestão pessoal, algo que você não encontrará em nenhum outro lugar. Chame de petisco simples, aperitivo, entrada ou acompanhamento, essa combinação vai ganhar seu coração.

Você precisará de 500g de chester em tiras, 2 cebolas em rodelas, catupiry, azeitonas, muçarela, bacon, alho e azeite. Primeiramente, coloque azeite numa panela e dê uma fritada de leve no chester, sem deixar ressecar.

Quando grudar na panela, retire o chester e acrescente a cebola, refogando para desgrudar o fundo da panela. Depois disso, entre com alho, bacon e frite mais um pouco. Em seguida, coloque o chester, as azeitonas e refogue mais 3 minutos.

Caso perceba que está seco, acrescente um pouquinho de água ou manteiga derretida. Por último, transfira o recheio para uma forma pequena, intercalando com catupiry e cobrindo tudo com muçarela. Leve ao forno até gratinar.

Você ainda pode salpicar orégano, cheiro-verde e manjericão, tenho que confessar, fica diferente de tudo que já comeu, experimente agora!

Aprender o que fazer com sobras de chester proporciona muita comida saborosa!

Você queria apenas uma alternativa sobre o que fazer com sobras de chester, mas felizmente aprendeu 5 ideias inovadoras, né? Aliás, as dicas de hoje se aplicam praticamente a todas as aves de Natal, combinado?

É válido ressaltar isso, uma vez que as pessoas são curiosas e estão sempre em busca de coisas novas.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, caso conheça alguém que acaba desperdiçando comida, compartilhe o conteúdo. Às vezes aquela pessoa simplesmente não sabe o que fazer com as sobras, até a próxima!