Chester assado com batatas: Receita simples para o natal

Fazia tempo que você procurava um guia para fazer aquele chester assado com batatas para turbinar a ceia de Natal? Saiba que seus problemas acabaram.

Não é para me gabar não, mas quando o assunto é chester, tenho inúmeras receitinhas guardadas a sete chaves. E outra, quando adicionamos batatas suculentas ao preparo, não tem para ninguém. Nem aquele peru assado chega aos pés.

Então, acompanhe o conteúdo e desfrute de dicas incríveis elaboradas para facilitar a sua vida. Depois de hoje, o chester fará parte da sua tradição!

Chester assado com batatas: aproveite uma receita simples para o Natal

chester assado com batatas

Aos poucos as pessoas têm descoberto o que é chester, pois até pouco tempo tudo era mito e informação desencontrada. Na realidade, o termo chester pertence a uma empresa, assim como o Fiesta e o Supreme representam a mesma ave.

É fundamental aprender os principais preparos das aves de Natal, pois querendo ou não, elas fazem parte da tradição natalina. Por outro lado, ainda tem muita gente que não sabe como assar chester com batatas, e olha que é muito simples.

Portanto, garanto a você que encontrei a receita ideal para seu fim de ano ser o mais saboroso possível, vamos aos trabalhos?

Ingredientes

  • 1 chester de 3kg (aproximadamente)
  • 8 dentes de alho picados
  • 1 cebola grande picada
  • 1/3 maço de salsinha fresca picada
  • Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto
  • Páprica picante, açafrão, manjericão, orégano, ervas finas e pimenta branca a gosto
  • 3 a 4 colheres (sopa) de manteiga derretida
  • 1 cebola inteira para rechear o chester
  • 300g de batata bolinha descascada
  • Suco de 4 limões

Modo de preparo passo a passo

  1. Seque bem a ave com papel-toalha.
  2. Em seguida, coloque os temperos numa tigela.
  3. Agora, adicione a manteiga aos poucos até ganhar uma consistência meio pastosa.
  4. Depois disso, espalhe por todo o chester, inclusive sob a pele do peito.
  5. Adicione também o suco de limão para trazer uma acidez fantástica.
  6. Feito isso, coloque a cebola e um pedaço de manteiga dentro do chester, garantindo máxima suculência, reserve.
  7. Enquanto isso, passe as batatas pelo tempero que sobrou do frango até umedecer.
  8. Caso sinta que é pouco tempero, adicione mais temperos naturais.
  9. Nesse momento, coloque o frango numa assadeira, espalhando as batatas nas laterais.
  10. Por último, feche com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 180° por 45 minutos.
  11. O truque é retirar o alumínio, aumentar para 230° e assar até dourar. Isso deve levar cerca de 90 a 100 minutos.
  12. Aliás, na metade do tempo é fundamental abrir e regar o chester com o caldo da assadeira.

O resultado é uma carne que desmancha, ultra suculenta e saborosa. Já as batatas ficam derretendo de tão macias. Depois que você entende quanto tempo para assar um chester é necessário, você nunca mais erra na receita.

Vou deixar um vídeo abaixo, que não é bem de um chester, mas sim de um frango natalino igualmente maravilhoso. Por conseguinte, o preparo é praticamente o mesmo, assim como o tempo, então, basta acompanhar:

Dá para melhorar essa receita que já é sensacional?

Sim, é possível dar uma mudada aqui, uma mexida ali e fazer um ajuste acolá. Quando o assunto é investir no preparo das carnes de Natal, está valendo tudo.

Nesse contexto, tenho duas boas sugestões para incrementar esse assado. A primeira é adicionar bastante batata, mas também cenoura e cebola em pétalas. Tudo isso chega a caramelizar no forno, uma delícia irresistível.

Já a segunda, é caprichar na marinada para chester, pois traz mais sabor e corpo à receita. Com isso, utilize vinho branco seco, especiarias de monte, um pouco de suco de laranja, alho e bastante cebola picada!

DICA EXCLUSIVA: combine o chester assado com um molho de laranja excepcional

Eu não consigo acreditar que algumas pessoas não consideram um bom molho como acompanhamento para chester. Quando na verdade, é uma das melhores guarnições para colocar na mesa juntamente com a ave perfeitamente assada.

“Ah, então, eu só não preparo porque não conheço uma boa receita para harmonizar”. Nesse caso, saiba que é possível se basear no molho para acompanhar frango assado que dá super certo. Afinal, no fundo são todas aves muito parecidas.

Em contrapartida, se não quiser “apostar”, uma alternativa segura é esse molho de laranja aqui:

  • 2 xícaras (chá) de suco de laranja
  • ½ cebola ralada
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo

Coloque a manteiga numa panela e ligue em fogo médio até derreter. Em seguida, acrescente cebola, sal, pimenta-do-reino a gosto e dê uma leve refogada. Na sequência, junte a farinha e misture para dissolver por 2 minutos.

Para finalizar, coloque o suco de laranja e comece a mexer sem parar com um fuê. O tempo médio é de 10 minutos até ganhar consistência. A partir daqui é com você, ou seja, passe por uma peneira ou sirva rústico assim mesmo, espalhando no chester.

Embora seja um preparo bem rápido e sem segredos, deixarei o vídeo do preparo abaixo. Inclusive, além do molho para carne, o vídeo traz outro preparo com chester e batatas, aproveite tudo:

5 coisas que ajudam você a aperfeiçoar o chester assado

Costumo dizer que o verdadeiro chester assado com batatas não é aquele que a pessoa sabe apenas a receita. Pelo contrário, tudo começa na hora de descongelar o chester, etapa crucial para preservar sua integridade e características.

Além do mais, a própria marinada é recomendada e favorece sabores que você não encontra nas prateleiras dos supermercados. Pensando nisso, separei algumas dicas rápidas, mas que contribuem de forma valorosa para um chester incrível.

  1. Descongele corretamente: transfira do congelador ao refrigerador com pelo menos 48 horas de antecedência. Isso evita os cristais de gelo na carne, permitindo um cozimento uniforme.
  2. Capriche nos temperos adicionais: mesmo que venha temperado, acrescente bons temperos, especiarias e condimentos. Combine tudo com bastante manteiga para reforçar a umidade do chester.
  3. Regue a carne durante a cocção: a cada 30 ou 40 minutos é crucial regar a carne. Do contrário, pode acabar ressecando mais do que deveria.
  4. Asse na posição certa: o chester deve ser assado pelo menos 50 minutos com o peito para baixo. Dessa maneira, a gordura “irriga” praticamente toda a carne.
  5. O chester precisa descansar depois de assado: quando terminar de assar, retire a ave do forno e deixe descansar. O ideal é reservar entre 5 e 7 minutos, apenas para que os líquidos sejam reabsorvidos.

Se assim como eu, você não dispensa um bom frango recheado para Natal, que tal rechear o chester para valer? Você pode rechear com farofa, com laranja caramelada, recheio de batatas e legumes, enfim, o que você quiser!

Sua ceia de Natal nunca mais será igual com o chester assado com batatas

Se você queria boas ideias de assados para fim de ano, encontrará no chester assado com batatas uma surpresa grandiosa. Afinal, é o tipo de ave que não decepciona nunca. Mesmo que você não coloque mais nenhum tempero, fica bom do mesmo jeito.

Contudo, você adquiriu o conhecimento necessário para pegar algo que já é saboroso, e elevar sua qualidade ao máximo, né? Portanto, capricho, criatividade e ousadia, essa é a combinação que deixa sua ceia inesquecível.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se te ajudaram a desvendar o prato da ceia de Natal, compartilhe. Jogue as dicas nas redes sociais e veja quantas pessoas você consegue ajudar, combinado? Até a próxima!